Seu Mateus Aleluia não é um ser humano, é uma entidade. E como não poderia deixar de ser, transcende o tempo-espaço. Vem do passado, se comunica com o presente e seguirá pelo futuro. Privilégio é ser seu conterrâneo e compartilhar o seu axé. Esperteza é ouvir o que ele tem a dizer.
Paolo Sorrentino nunca decepciona. Apesar desse não ser seu melhor filme, é bom de ver o cuidado que o diretor tem com cada cena, cada sequencia, cada movimento de câmera, o som na hora certa. Sorrentino é um arquiteto e de pecinha em pecinha sempre constrói ótimos filmes.
Dos mesmos diretores de Mamadeira de Piroca, Kit Gay, Escola Sem Partido, Deus e Família, O Brasil Vai Se Tornar uma Venezuela, Os Comunistas Estão Chegando, Primeiro A Gente Tira a Dilma, Nem Esquerda Nem Direita, Cidadão de Bem, e Com o Supremo Com Tudo.
As manifestações de junho de 2013 nos mostraram o quanto não dá pra romantizar esse tal "povo na rua", do "gigante que acordou". Vimos o estrago que isso fez. Por isso me incomodou essa linha romântica, enaltecendo a juventude nas ruas que reivindicava pautas legítimas, desprezando as peculiaridades e complexidades que existem nesses atos - nessas pessoas que estão nos atos.
Outro ponto de incômodo foi a forma de se filmar e interagir com a personagem. Uma das coisas que mais gosto do Eduardo Coutinho é o compromisso ético/estético de dizer: olhar, eu estou aqui, tenho uma câmera na mão e uma equipe, estou diante da entrevistada e ela está se apresentando a partir de toda essa interação. No caso desse filme do Karim, ele opta por "esconder" essa produção e deixa Nardjes fingir que não tem uma pessoa diante dela com um celular na mão, lhe gravando. O resultado disso são algumas sequencias um pouco fakes, forçadas.
De ponto positivo, acho que vale destacar o resultado de imagens obtidas a partir de um celular e de uma produção de filmagens que durou 24 horas. Essa experiência técnica deu certo e é inspiradora.
Mas o doc parece ter sido feito por um iniciante, sem ousadia, padrão.
Bom demais ir descobrindo a filmografia de Bong Joon-ho. O primeiro filme do diretor que eu vi, Memórias de um Assassino, já foi uma grata surpresa. Até que ele estourou com Parasita! E aí não tem jeito, tem que passear por ele...
Vendo esse filme em Lençóis, depois de ouvir algumas histórias contadas por garimpeiros, e com amigos de figurante, até é bonito de ver. Mas, sim, é bem mal feito.
No Inferno do Chaco
4.0 2a narrativa do filme é péssima, mas vale pelos raros registros
Egungun
4.6 3Uma pérola!
Coração Errante
3.0 22 Assista Agoraum filme tão bom... como pode ser tão mal avaliado pelos usuários do filmow? vai entender...
Samba Riachão
4.2 3Personagem indispensável do samba baiano. Riachão, presente!
Mueda, Memória e Massacre
3.8 2Filmão!
Aleluia, o canto infinito do Tincoã
3.9 9Seu Mateus Aleluia não é um ser humano, é uma entidade. E como não poderia deixar de ser, transcende o tempo-espaço. Vem do passado, se comunica com o presente e seguirá pelo futuro. Privilégio é ser seu conterrâneo e compartilhar o seu axé. Esperteza é ouvir o que ele tem a dizer.
A Mão de Deus
3.6 190Paolo Sorrentino nunca decepciona. Apesar desse não ser seu melhor filme, é bom de ver o cuidado que o diretor tem com cada cena, cada sequencia, cada movimento de câmera, o som na hora certa. Sorrentino é um arquiteto e de pecinha em pecinha sempre constrói ótimos filmes.
Valsa com Bashir
4.2 305 Assista AgoraAté onde pode chegar a crueldade humana
Não Olhe para Cima
3.7 1,9K Assista AgoraDos mesmos diretores de Mamadeira de Piroca, Kit Gay, Escola Sem Partido, Deus e Família, O Brasil Vai Se Tornar uma Venezuela, Os Comunistas Estão Chegando, Primeiro A Gente Tira a Dilma, Nem Esquerda Nem Direita, Cidadão de Bem, e Com o Supremo Com Tudo.
A Vida Sobre a Terra
4.0 7Singelo, leve, bonito, o filme passeia que você nem sente, roubando um sorriso aqui e acolá...
Nardjes A
2.9 8As manifestações de junho de 2013 nos mostraram o quanto não dá pra romantizar esse tal "povo na rua", do "gigante que acordou". Vimos o estrago que isso fez. Por isso me incomodou essa linha romântica, enaltecendo a juventude nas ruas que reivindicava pautas legítimas, desprezando as peculiaridades e complexidades que existem nesses atos - nessas pessoas que estão nos atos.
Outro ponto de incômodo foi a forma de se filmar e interagir com a personagem. Uma das coisas que mais gosto do Eduardo Coutinho é o compromisso ético/estético de dizer: olhar, eu estou aqui, tenho uma câmera na mão e uma equipe, estou diante da entrevistada e ela está se apresentando a partir de toda essa interação. No caso desse filme do Karim, ele opta por "esconder" essa produção e deixa Nardjes fingir que não tem uma pessoa diante dela com um celular na mão, lhe gravando. O resultado disso são algumas sequencias um pouco fakes, forçadas.
De ponto positivo, acho que vale destacar o resultado de imagens obtidas a partir de um celular e de uma produção de filmagens que durou 24 horas. Essa experiência técnica deu certo e é inspiradora.
Mas o doc parece ter sido feito por um iniciante, sem ousadia, padrão.
Cobra Verde
3.8 20A sequencia inicial e a última emocionam qualquer coração baiano! Filmaço!!
Ecos de um Reino Sombrio
4.2 5Herzog, um diretor necessário!
Arizona Dream: Um Sonho Americano
3.5 78 Assista AgoraFilmaço!
Sede de Sangue
3.7 338Pra quem gosta de filme de vampiro, eis um filme de vampiro.
Pra quem não gosta, eis um filme do Park Chan-Wook!
Um Filme Para Nick
4.1 10Que experiência! Cinema e vida real se misturando. Vida e morte se encontrando.
Duro!
Rugas
4.3 58Simples e toca lá no fundo do peito.
As Armas e o Povo
4.0 1Interessante observar a Revolução dos Cravos a partir do olhar de Glauber. Mais um filme do diretor baiano pra conta!
Mother - A Busca Pela Verdade
4.1 279Bom demais ir descobrindo a filmografia de Bong Joon-ho. O primeiro filme do diretor que eu vi, Memórias de um Assassino, já foi uma grata surpresa. Até que ele estourou com Parasita! E aí não tem jeito, tem que passear por ele...
Marighella
3.9 1,1K Assista Agoratio Humberto era um brasileiro foda!
Badou Boy
3.8 4dizer o que depois desses comentários abaixo. Mambéty é um presente para a história do cinema.
O Estrangeiro
4.0 7Todo mundo deveria ter um tio desses na família.
Fahrenheit 451
4.2 419O Brasil dos Bolsonaros e Malafaias.
Cascalho
2.5 2Vendo esse filme em Lençóis, depois de ouvir algumas histórias contadas por garimpeiros, e com amigos de figurante, até é bonito de ver. Mas, sim, é bem mal feito.