O filme discute os aspectos arte/ mercado do cinema, que aqui ganha status de escapismo definitivo, químico, produzido em laboratório e distribuído em ampolas.
P.S.: Mais alguém percebeu os peixes safadinhos no aquário de O Congresso Futurista? http://pic.twitter.com/IkiWOL2IaJ
Mais do que um filme sobre sobrevivência é uma história sobre a transcendência da personagem, contada com fantástico apuro técnico por Cuarón, cuja competente direção faz o público percorrer as mesmas sensações de deslumbramento, tensão, falta de oxigênio e gravidade vividas pela protagonista. Gravidade é ainda o primeiro filme em que o formato 3D é indispensável.
Não sabia se ria ou ficava preocupado pelo fato de algumas situações do filme já estarem acontecendo. Infelizmente os trocadilhos, gírias e palavrões perdem parte da graça na tradução das legendas (ou mesmo na dublagem) para o português.
Achei muito perturbador ver as mortes através do ponto de vista do assassino. Se a intenção da obra era causar esse incômodo no espectador, creio que ela foi bem sucedida.
Irônico ler comentários criticando o pré-julgamento dos moradores da cidade em relação à acusação contra Lucas e condenando a personagem Klara pelo o que ela fez. Uma criança negligenciada que só consegue receber atenção dos pais depois da falsa acusação de abuso. Mesmo ao desmentir a história, a criança é levada pela mãe a crer que o que aconteceu foi real. Então a mãe está errada? Quantos de nós na mesma situação dos pais da Klara não teriam a mesma reação no ímpeto de proteger um filho contra um tipo de violência que descobre-se ser cada vez mais frequente na sociedade. Quem não gostaria que o supermercado pusesse aquele conhecido acusado de pedofilia da cidade para fora, de preferência com o uso de alguma agressão? Talvez o grande mérito do filme é fazer percebermos que somos atiradores sem rostos no meio da floresta.
O filme consegue colocar o espectador na gangorra emocional que é a vida pessoal e profissional dos policiais, fazendo uso de uma acertada abordagem documental, da ótima construção dos personagens e de suas inter-relações, e do ótimo trabalho do elenco. Com a incapacidade de evitar se envolver com os casos em que trabalham e ao levarem suas frustações do trabalho para sua vida pessoal, os policiais acabam tornando-se vítimas indiretas da violência infantil, com consequências que chegam ao extremo no caso da personagem Iris.
Quem assistir esperando uma história logicamente estruturada vai quebrar a cara. Aqui o negócio é se divertir com o gore, as nojeiras, olhos arrancados das órbitas e a atmosfera sinistra. Filme para um público bem específico.
Muito marketing para vender um filme que não vem com grandes novidades. Traz alguns bons momentos de suspense e gore, mas em histórias previsíveis (exceto a do apartamento), que devem ser tomadas mais como homenagens aos subgêneros do terror do que como exemplos dos seus novos rumos.
Uma história simples, mas que nem por isso deixa de ser uma ótima experiência cinematográfica. Uma mistura sensível de drama (sem ser apelativo) e comédia, inclusive com uso de humor negro que em momento algum aproxima-se do mau gosto.
Um road movie com roteiro capenga, com arcos dramáticos tolos, e que retrata os fãs de Star Wars como retardados, mas que, mesmo assim, provoca certa diversão por conta da enxurrada de referências a Star Wars e da rivalidade entre os fãs deste universo e os de Star Trek.
O filme cria uma atmosfera bem pesada com o calvário perturbador vivido pelo personagem central. O elenco realiza um bom trabalho ao encarnar os doentios personagens.
Uma crítica divertida sobre o cinema de terror americano e as "regras" (leia-se: clichês) que garantem a satisfação do grande público diante das produções do gênero. Os Deuses Antigos, ao manifestarem rejeição à quebra das "regras" do ritual, retratam o comportamento da maior parte do público de cinema, que tende a rejeitar o que é novo, diferente ou fora das convenções, como é o caso do próprio "O Segredo da Cabana".
Kike Maíllo surpreende positivamente em seu trabalho de estreia e entrega uma obra muito interessante, e mesmo que sua temática não seja novidade, o seu desenrolar cativa pela construção das emoções e relações dos personagens, robôs e humanos. Uma ficção científica onde os efeitos de CG são usados de maneira a contribuir com a história e não sobrepujá-la. Destacam-se ainda a atmosfera bela e bucólica, ajudada pela paisagem predominantemente branca e cinza, a direção de arte que cria um futuro naturalmente assimilável pelo expectador, e um elenco que consegue passar a dramaticidade e veracidade que o enredo exige (destaque para a talentosa Claudia Vega). O desfecho emociona, mas peca por ser um pouco previsível, já que o diretor optou (equivocadamente, na minha opinião) por mostrar parte do que iria acontecer já na abertura do filme. Mesmo assim, "Eva" é um ótimo filme e uma grande contribuição para o cinema espanhol e para a ficção científica.
Sci-fi muito divertida e que soube utilizar de forma competente os recursos disponíveis. O contexto no qual Serenity foi produzido (praticamente feito em homenagem aos fãs órfãos da série Firefly) também ajuda a simpatizar com o filme. Agora bateu uma curiosidade de conhecer o universo de Firefly.
Muito bom. Pascal Laugier traz boas reviravoltas à trama, a exemplo do que fez em Martyrs. O filme foge completamente da fórmula mãe-procura-filho-sequestrado-por-vilão. O longa acaba pecando pelo excesso de explicações nos minutos finais, quando a verdade sobre os desaparecimentos é revelada. Em relação ao gênero, terror não é a mais adequada classificação, creio que seja mais uma espécie de suspense dramático social :)
O Congresso Futurista
3.9 295 Assista AgoraO filme discute os aspectos arte/ mercado do cinema, que aqui ganha status de escapismo definitivo, químico, produzido em laboratório e distribuído em ampolas.
P.S.: Mais alguém percebeu os peixes safadinhos no aquário de O Congresso Futurista? http://pic.twitter.com/IkiWOL2IaJ
Stalker
4.3 500 Assista AgoraTarkovsky atravessou a Zona, entrou no Quarto e saiu de lá com Stalker.
Gravidade
3.9 5,1K Assista AgoraMais do que um filme sobre sobrevivência é uma história sobre a transcendência da personagem, contada com fantástico apuro técnico por Cuarón, cuja competente direção faz o público percorrer as mesmas sensações de deslumbramento, tensão, falta de oxigênio e gravidade vividas pela protagonista.
Gravidade é ainda o primeiro filme em que o formato 3D é indispensável.
Idiocracia
3.1 588Não sabia se ria ou ficava preocupado pelo fato de algumas situações do filme já estarem acontecendo. Infelizmente os trocadilhos, gírias e palavrões perdem parte da graça na tradução das legendas (ou mesmo na dublagem) para o português.
Maníaco
3.0 579 Assista AgoraAchei muito perturbador ver as mortes através do ponto de vista do assassino. Se a intenção da obra era causar esse incômodo no espectador, creio que ela foi bem sucedida.
A Caça
4.2 2,0K Assista AgoraIrônico ler comentários criticando o pré-julgamento dos moradores da cidade em relação à acusação contra Lucas e condenando a personagem Klara pelo o que ela fez. Uma criança negligenciada que só consegue receber atenção dos pais depois da falsa acusação de abuso. Mesmo ao desmentir a história, a criança é levada pela mãe a crer que o que aconteceu foi real. Então a mãe está errada?
Quantos de nós na mesma situação dos pais da Klara não teriam a mesma reação no ímpeto de proteger um filho contra um tipo de violência que descobre-se ser cada vez mais frequente na sociedade.
Quem não gostaria que o supermercado pusesse aquele conhecido acusado de pedofilia da cidade para fora, de preferência com o uso de alguma agressão?
Talvez o grande mérito do filme é fazer percebermos que somos atiradores sem rostos no meio da floresta.
Loucamente Apaixonados
3.5 1,2K Assista AgoraApenas o amor (ou sua idealização) não basta para manter uma relação. Final muito adequado.
Políssia
4.0 273O filme consegue colocar o espectador na gangorra emocional que é a vida pessoal e profissional dos policiais, fazendo uso de uma acertada abordagem documental, da ótima construção dos personagens e de suas inter-relações, e do ótimo trabalho do elenco.
Com a incapacidade de evitar se envolver com os casos em que trabalham e ao levarem suas frustações do trabalho para sua vida pessoal, os policiais acabam tornando-se vítimas indiretas da violência infantil, com consequências que chegam ao extremo no caso da personagem Iris.
Desejo de Matar
3.6 237 Assista AgoraGosto muito do desenvolvimento do personagem e suas fases: arquiteto pacifista, cidadão amedrontado, justiceiro impiedoso e homicida compulsivo.
[REC]³ Gênesis
2.2 1,5K Assista AgoraApesar de não gostar do rumo religioso que a história tomou desde o 2º filme, continuo assistindo por causa das cenas tensas e dos banhos de sangue.
Terror nas Trevas
3.6 132Quem assistir esperando uma história logicamente estruturada vai quebrar a cara. Aqui o negócio é se divertir com o gore, as nojeiras, olhos arrancados das órbitas e a atmosfera sinistra. Filme para um público bem específico.
V/H/S
3.0 747 Assista AgoraMuito marketing para vender um filme que não vem com grandes novidades. Traz alguns bons momentos de suspense e gore, mas em histórias previsíveis (exceto a do apartamento), que devem ser tomadas mais como homenagens aos subgêneros do terror do que como exemplos dos seus novos rumos.
Intocáveis
4.4 4,1K Assista AgoraUma história simples, mas que nem por isso deixa de ser uma ótima experiência cinematográfica. Uma mistura sensível de drama (sem ser apelativo) e comédia, inclusive com uso de humor negro que em momento algum aproxima-se do mau gosto.
Fanboys
3.7 307Um road movie com roteiro capenga, com arcos dramáticos tolos, e que retrata os fãs de Star Wars como retardados, mas que, mesmo assim, provoca certa diversão por conta da enxurrada de referências a Star Wars e da rivalidade entre os fãs deste universo e os de Star Trek.
Calvaire
3.1 95O filme cria uma atmosfera bem pesada com o calvário perturbador vivido pelo personagem central. O elenco realiza um bom trabalho ao encarnar os doentios personagens.
O Segredo da Cabana
3.0 3,2KUma crítica divertida sobre o cinema de terror americano e as "regras" (leia-se: clichês) que garantem a satisfação do grande público diante das produções do gênero. Os Deuses Antigos, ao manifestarem rejeição à quebra das "regras" do ritual, retratam o comportamento da maior parte do público de cinema, que tende a rejeitar o que é novo, diferente ou fora das convenções, como é o caso do próprio "O Segredo da Cabana".
Eva - Um Novo Começo
3.6 151Kike Maíllo surpreende positivamente em seu trabalho de estreia e entrega uma obra muito interessante, e mesmo que sua temática não seja novidade, o seu desenrolar cativa pela construção das emoções e relações dos personagens, robôs e humanos. Uma ficção científica onde os efeitos de CG são usados de maneira a contribuir com a história e não sobrepujá-la. Destacam-se ainda a atmosfera bela e bucólica, ajudada pela paisagem predominantemente branca e cinza, a direção de arte que cria um futuro naturalmente assimilável pelo expectador, e um elenco que consegue passar a dramaticidade e veracidade que o enredo exige (destaque para a talentosa Claudia Vega). O desfecho emociona, mas peca por ser um pouco previsível, já que o diretor optou (equivocadamente, na minha opinião) por mostrar parte do que iria acontecer já na abertura do filme. Mesmo assim, "Eva" é um ótimo filme e uma grande contribuição para o cinema espanhol e para a ficção científica.
Serenity: A Luta pelo Amanhã
3.4 200 Assista AgoraSci-fi muito divertida e que soube utilizar de forma competente os recursos disponíveis. O contexto no qual Serenity foi produzido (praticamente feito em homenagem aos fãs órfãos da série Firefly) também ajuda a simpatizar com o filme. Agora bateu uma curiosidade de conhecer o universo de Firefly.
Pânico na Escola
2.6 434Não funciona como comédia e fracassa miseravelmente na tentativa de fazer terror.
Habemus Papam
3.6 194 Assista AgoraUma premissa com incrível potencial para originar situações engraçadas, mas que acabou desperdiçada.
O Garoto de Liverpool
3.8 1,0K Assista grátisUm bom filme que acerta em cheio ao contar a história da adolescência de John Lennon, uma fase pouco conhecida do grande público.
Battleship: A Batalha dos Mares
3.0 1,8K Assista AgoraPior pretendente a blockbuster do ano, fácil.
O Ditador
3.2 1,8K Assista AgoraValeu pelas cenas da tortura, do helicóptero e do discurso. Pena que os momentos com piadas bobas predominem.
O Homem das Sombras
3.2 657 Assista AgoraMuito bom. Pascal Laugier traz boas reviravoltas à trama, a exemplo do que fez em Martyrs. O filme foge completamente da fórmula mãe-procura-filho-sequestrado-por-vilão. O longa acaba pecando pelo excesso de explicações nos minutos finais, quando a verdade sobre os desaparecimentos é revelada. Em relação ao gênero, terror não é a mais adequada classificação, creio que seja mais uma espécie de suspense dramático social :)