Ocorre um vácuo tão grande frente à tentativa infrutífera do filme em explicar a si mesmo, que o que resta é a ação em estado bruto, ainda que muito provavelmente essa não tenha sido a ideia do Nolan ao conceber a obra. O fato é que eu comprei a proposta e me diverti bastante, foi como assistir a uma espécie de True Lies que tenta se levar a sério vitaminado com física quântica, com direito a um vilão caricato típico de filme de ação da década de 90 munido de uma motivação extremamente tosca para seu plano de aniquilação do mundo.
(Ou: Nolan mirou no que viu e acertou no que não viu).
analisando em perspectiva parece ser uma espécie de ensaio para o Terra em Transe, porém realizado sob um viés mais cru e realista, abdicando de qualquer recorte metafórico ou alegórico. estão presentes aqui a poesia, o inconformismo e a desilusão enraizados no cotidiano brasileiro do então recente golpe de 1964, retratados na imagem do jovem de esquerda amante da esposa de um burguês que formam uma espécie de A Princesa e o Plebeu à brasileira.
filmaço obrigatório para quem quiser sentir um pouco do gosto de ressaca presente na boca daqueles homens e mulheres perdidos em meio à nefasta letargia pós-golpe militar.
uma das tramas mais envolventes que assisti nos últimos tempos; essa atmosfera de espiral de desgraças que vai sendo esculpida vagarosamente é utilizada sob medida para nos conduzir a um filme em que a crueza da violência nos é estampada sem qualquer resquício de moralismo barato ou otimismo.
eis aqui a gênese do que viria a ser o Cinema Novo: ao beber sem medo da fonte do neorrealismo italiano Nelson Pereira dos Santos nos convida a adentrar em um filme-mosaico no qual as entranhas do subdesenvolvimento brasileiro servem de alicerce a um caótico cenário inserido num típico dia quente do verão carioca, onde teremos contato com os mais variados dramas humanos intrínsecos ao cotidiano de qualquer grande cidade do capitalismo periférico.
direção de arte primorosa, trilha sonora arrebatadora, possivelmente o primeiro plot twist da história do cinema: eis aqui um clássico absoluto e obrigatório, digno de ser reverenciado como uma obra-prima atemporal.
Dramas urbanos, angústias familiares e desejos utópicos de melhorias de vida soam universais quando contemplamos uma realidade que, ainda que geograficamente afastada, é igualmente afetada pelo mal classista que nos assola impiedosamente.
No fim das contas, nos resta a dolorosa sensação de que a Coreia do Sul não é um lugar assim tão distante.
bem no momento em que lê-se "ela está morta" no verso da foto, pra encerrar da forma mais cru possível]
mas isso tá longe de ter tirado o brilho da obra, que pauta seus ápices de tensão em pequenas nuances que nos fazem temer por alguma tragédia que possa estar prestes a ocorrer.
No céu de sua boca meus lábios decolam E a nuvem de beijo encobre os espaços E essa massa cósmica que envolve os planetas Constituem os elos dos nossos abraços
O senhor fez oito filmes com Martin Scorsese, começando por Caminhos Perigosos em 1973, mas não trabalharam juntos desde Cassino, em 1995. Há probabilidade de um reencontro? RDN: Ah, sim, estamos trabalhando em algo neste momento. Chama-se I Heard You Paint Houses [Me contaram que você é pintor de paredes]. Tentamos tocar isso há alguns anos, e agora estamos tentando reservar um tempo. É sobre um sujeito chamado Frank Sheeran, que estava nos Teamsters [um sindicato dos EUA] e afirmou que havia matado Jimmy Hoffa [o polêmico líder sindical que desapareceu em 1975]. É baseado em um livro de Charles Brandt, que foi advogado de Sheeran. Eu faria Sheeran e Pacino interpretaria Joffa. Joe Pesci também estaria no filme.
Bicho, isso aí deve ser horrível demais, mas eu vi o teaser no Canal Brasil e já dei umas boas risadas, certo que o assistirei, parece ser uma baita pérola trash.
Tenet
3.4 1,3K Assista AgoraOcorre um vácuo tão grande frente à tentativa infrutífera do filme em explicar a si mesmo, que o que resta é a ação em estado bruto, ainda que muito provavelmente essa não tenha sido a ideia do Nolan ao conceber a obra. O fato é que eu comprei a proposta e me diverti bastante, foi como assistir a uma espécie de True Lies que tenta se levar a sério vitaminado com física quântica, com direito a um vilão caricato típico de filme de ação da década de 90 munido de uma motivação extremamente tosca para seu plano de aniquilação do mundo.
(Ou: Nolan mirou no que viu e acertou no que não viu).
Noite Vazia
4.1 88o encontro de Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman no terceiro mundo.
O Desafio
3.9 19 Assista Agoraanalisando em perspectiva parece ser uma espécie de ensaio para o Terra em Transe, porém realizado sob um viés mais cru e realista, abdicando de qualquer recorte metafórico ou alegórico. estão presentes aqui a poesia, o inconformismo e a desilusão enraizados no cotidiano brasileiro do então recente golpe de 1964, retratados na imagem do jovem de esquerda amante da esposa de um burguês que formam uma espécie de A Princesa e o Plebeu à brasileira.
filmaço obrigatório para quem quiser sentir um pouco do gosto de ressaca presente na boca daqueles homens e mulheres perdidos em meio à nefasta letargia pós-golpe militar.
Justiça Brutal
3.7 153 Assista Agorauma das tramas mais envolventes que assisti nos últimos tempos; essa atmosfera de espiral de desgraças que vai sendo esculpida vagarosamente é utilizada sob medida para nos conduzir a um filme em que a crueza da violência nos é estampada sem qualquer resquício de moralismo barato ou otimismo.
Rio, 40 Graus
3.9 86 Assista Agoraeis aqui a gênese do que viria a ser o Cinema Novo: ao beber sem medo da fonte do neorrealismo italiano Nelson Pereira dos Santos nos convida a adentrar em um filme-mosaico no qual as entranhas do subdesenvolvimento brasileiro servem de alicerce a um caótico cenário inserido num típico dia quente do verão carioca, onde teremos contato com os mais variados dramas humanos intrínsecos ao cotidiano de qualquer grande cidade do capitalismo periférico.
O Gabinete do Dr. Caligari
4.3 524 Assista Agoradireção de arte primorosa, trilha sonora arrebatadora, possivelmente o primeiro plot twist da história do cinema: eis aqui um clássico absoluto e obrigatório, digno de ser reverenciado como uma obra-prima atemporal.
Vidas Secas
3.9 277a melhor performance do filme pertence à Baleia, e digo isso sem nenhum tipo de escárnio, ironia ou tentativa de diminuir a grandiosidade dessa obra.
Dersu Uzala
4.4 153 Assista Agora"Por que paga pela água? Tem muita água no rio".
Um Homem com uma Câmera
4.4 196 Assista AgoraO cinema da vida.
Sangue Negro
4.3 1,2K Assista Agoramelhor filme norte-americano do século XXI até então.
Rio, Zona Norte
4.2 50o melhor filme de neorrealismo italiano não feito na Itália.
Joias Brutas
3.7 1,1K Assista Agoraà medida que o filme avançava, eu só conseguia pensar:
"o que vai dar errado agora"?
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraA Hora do Lobo + Persona = O Farol
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraDramas urbanos, angústias familiares e desejos utópicos de melhorias de vida soam universais quando contemplamos uma realidade que, ainda que geograficamente afastada, é igualmente afetada pelo mal classista que nos assola impiedosamente.
No fim das contas, nos resta a dolorosa sensação de que a Coreia do Sul não é um lugar assim tão distante.
Desculpe Te Incomodar
3.8 275o improvável encontro de Karl Marx com BoJack Horseman
Para Minha Amada Morta
3.5 96 Assista AgoraSó acho que deveria ter terminado
bem no momento em que lê-se "ela está morta" no verso da foto, pra encerrar da forma mais cru possível]
em suma, baita filme.
Boi Neon
3.6 461No céu de sua boca meus lábios decolam
E a nuvem de beijo encobre os espaços
E essa massa cósmica que envolve os planetas
Constituem os elos dos nossos abraços
Frances Ha
4.1 1,5K Assista AgoraTô perdidamente apaixonado por esse filme.
O Irlandês
4.0 1,5K Assista AgoraO senhor fez oito filmes com Martin Scorsese, começando por Caminhos Perigosos em 1973, mas não trabalharam juntos desde Cassino, em 1995. Há probabilidade de um reencontro?
RDN: Ah, sim, estamos trabalhando em algo neste momento. Chama-se I Heard You Paint Houses [Me contaram que você é pintor de paredes]. Tentamos tocar isso há alguns anos, e agora estamos tentando reservar um tempo. É sobre um sujeito chamado Frank Sheeran, que estava nos Teamsters [um sindicato dos EUA] e afirmou que havia matado Jimmy Hoffa [o polêmico líder sindical que desapareceu em 1975]. É baseado em um livro de Charles Brandt, que foi advogado de Sheeran. Eu faria Sheeran e Pacino interpretaria Joffa. Joe Pesci também estaria no filme.
Aguirre, a Cólera dos Deuses
4.1 159ICH BIN DER ZON GOTTES!
Fome
4.0 310O diálogo com o padre, por si só, já valeria o filme.
Faça a Coisa Certa
4.2 398FIGHT THE POWER!
Área Q
2.6 269 Assista AgoraBicho, isso aí deve ser horrível demais, mas eu vi o teaser no Canal Brasil e já dei umas boas risadas, certo que o assistirei, parece ser uma baita pérola trash.
Sangue Negro
4.3 1,2K Assista AgoraI DRINK YOUR MILKSHAKE! I DRINK IT UP!
Essa cena é candidata à eternidade, tipo de coisa que será lembrada daqui a 50 anos, tenho certeza. Podem me cobrar depois, risos.