achei curioso como a realidade e o ator vão evanescendo e ficando gradualmente menores conforme vai se avançando na trilogia. em bodas de sangue praticamente metade do filme é a preparação dos atores, nulos até o início da apresentação do espetáculo. em carmen, a trama dos personagens se funde com a dos atores que os interpretam. e finalmente, em amor bruxo temos apenas um vislumbre do 'mundo real' através do portão que se fecha, e enfim o último indício de que contemplaremos um mundo ficcional: o teto do galpão onde está montado o vilarejo em que se passa a história.
talvez por ter achado as interpretações de cristina hoyos, antonio gades e laura del sol mais fracas em relação a carmen, acabei me decepcionando. achei triste ver uma atuação tão lugar-cumum de hoyos em particular, que é tão boa dançarina e que naturalmente se destaca nos dois primeiros da trilogia. mas talvez seja só o papel ingrato de mocinha paisagem, que ainda que brilhe nos momentos dançantes e noturnos, não deixa de ser tediosa.
e não consigo me desligar da idéia desconfortável que é achar que o primeiro é mais pleno porque não se arrisca. de que evita tropeços de interpretação se mantendo no porto seguro do elenco: a dança.
o pôster realmente sugere surrealismo. quando percebe-se que não é o caso, não há desapontamento. a trilha sonora 'sacia' os que vieram em busca disso, além de contribuir em diversos aspectos para a qualidade do filme.
o filme arrisca uma estrutura básica típica do drama (tempo inicial para se envolver com os personagens, e então andar de vez com a história, já com os espectadores se importando com o que estão vendo). mas o resultado foi falho, pois todo o primeiro momento de conexão com as personagens é prejudicado pelo terror sem ritmo e apenas salpicado. em grande parte são cenas longas, que tentam construir uma atmosfera de tensão, mas que acabam gerando frustração. ainda que a fotografia seja bonita (desmentindo o ridículo pôster), haja pequenos momentos de glória e a erupção de informações no fim do filme sacie dúvidas, a sensação final não é tão acima da média.
odeio o pôster. ele passa (pra mim) a impressão de que o filme é um soft porn/blockbuster pra homens heteros verem mulheres se pegarem. os três fragmentos são bem consistentes, ainda que o terceiro soe um pouco como sermão. o primeira é com certeza o melhor.
bem bonitinho. e achei 'pointless' também. o roteiro parece ter sido construído para alimentar a carreira de algumas boas atrizes e orbitar o momento ápice de beleza, a dança serelepe. toda a história parece meio bamba e não segura direito. são as atuações que te levam até o fim, não o filme.
os últimos que vi dele foram insossos, apesar de serem simpáticos, o que me deixou meio sem vontade de ver woody allen por um tempo. esse eu achei bem legal e não acho que falte nada no filme. a fotografia é muito bonita. não sou enlouquecido nem por woody allen nem por 8 1/2, mas a mistura aqui é interessante e fresca.
não vi a nova versão, nem sei se pretendo ver, mas ouvi dizer que é mais ágil que essa. a falta de ritmo é justamente um dos pontos fracos aqui. toda a sequência dos roubos não colou pra mim. um filme americano whatever com o frank sinatra
a maturidade da parte técnica do filme é incrível, de tão minunciosa. em matéria de fotografia e de movimento de câmera principalmente, o filme consegue ir muito além do que é dito. cada segundo do filme é absurdamente rigoroso. a influência do teatro neste trabalho está cravada nos objetos e nas posições das pessoas. o desenho de cena não é só teatral, é perfeito. tudo tem um propósito aqui. é perfeccionismo em cena.
praticamente todos os filmes desse diretor possuem uma ou duas (ou milhões) de tomadas originais, e aqui não é exceção (particularmente nesse filme acho que há uma ou duas). o humor negro é o filme aqui, e é tudo bem simpático, mas não é tão incrível ou maléfico quanto os comentários aqui apontam. rs
montgomery clift mostrando uma tediosa rigidez na interpretação e anne baxter, 'a mocinha', açucarando a atuação que solidificou três anos antes em 'a malvada'. a fotografia é bem bonita, e o roteiro já deve ter brilhado mais. hoje em dia o desfecho não parece tão incrível ou original, mas continua sendo legal.
não precisa ser fã de western pra reconhecer a qualidade desse filme. a impressão negativa que ele pode gerar (pelo racismo) é ultrapassada pela qualidade do conjunto e pelo contexto. no fim, é assim que o filme é estigmatizado na memória: um filme bom de western. não tem nada de mais (e é cheio de clichês), mas é um bom filme. e isso não da pra questionar
zzzz um ótimo representante dos momentos sem sal de hitckcock, junto com Mr. & Mrs. Smith. você ficará esperando, em vão, algo justificar o oscar que joan fontaine venceu aqui
incrível a falta de carisma de julie christie em 90% do filme. mas tirando isso, gostei de não sentir a narrativa arrastada em um filme gigante desses.
Amor Bruxo
3.9 23ainda que encerre a trilogia de saura consistentemente, sinto que é claramente o mais fraco dos três.
achei curioso como a realidade e o ator vão evanescendo e ficando gradualmente menores conforme vai se avançando na trilogia.
em bodas de sangue praticamente metade do filme é a preparação dos atores, nulos até o início da apresentação do espetáculo.
em carmen, a trama dos personagens se funde com a dos atores que os interpretam.
e finalmente, em amor bruxo temos apenas um vislumbre do 'mundo real' através do portão que se fecha, e enfim o último indício de que contemplaremos um mundo ficcional: o teto do galpão onde está montado o vilarejo em que se passa a história.
talvez por ter achado as interpretações de cristina hoyos, antonio gades e laura del sol mais fracas em relação a carmen, acabei me decepcionando.
achei triste ver uma atuação tão lugar-cumum de hoyos em particular, que é tão boa dançarina e que naturalmente se destaca nos dois primeiros da trilogia.
mas talvez seja só o papel ingrato de mocinha paisagem, que ainda que brilhe nos momentos dançantes e noturnos, não deixa de ser tediosa.
e não consigo me desligar da idéia desconfortável que é achar que o primeiro é mais pleno porque não se arrisca. de que evita tropeços de interpretação se mantendo no porto seguro do elenco: a dança.
O Escândalo da Princesa
3.4 20 Assista Agorafilme paisagem
Mal do Século
3.6 98 Assista Agoraconsistentemente intenso do começo ao fim.
o pôster realmente sugere surrealismo. quando percebe-se que não é o caso, não há desapontamento. a trilha sonora 'sacia' os que vieram em busca disso, além de contribuir em diversos aspectos para a qualidade do filme.
Medo
3.5 421 Assista Agorao filme arrisca uma estrutura básica típica do drama (tempo inicial para se envolver com os personagens, e então andar de vez com a história, já com os espectadores se importando com o que estão vendo).
mas o resultado foi falho, pois todo o primeiro momento de conexão com as personagens é prejudicado pelo terror sem ritmo e apenas salpicado. em grande parte são cenas longas, que tentam construir uma atmosfera de tensão, mas que acabam gerando frustração.
ainda que a fotografia seja bonita (desmentindo o ridículo pôster), haja pequenos momentos de glória e a erupção de informações no fim do filme sacie dúvidas, a sensação final não é tão acima da média.
O Caçador de Troll
3.1 377 Assista Agoran
Desejo Proibido
3.7 124odeio o pôster. ele passa (pra mim) a impressão de que o filme é um soft porn/blockbuster pra homens heteros verem mulheres se pegarem.
os três fragmentos são bem consistentes, ainda que o terceiro soe um pouco como sermão.
o primeira é com certeza o melhor.
A Dança das Paixões
3.2 21bem bonitinho. e achei 'pointless' também.
o roteiro parece ter sido construído para alimentar a carreira de algumas boas atrizes e orbitar o momento ápice de beleza, a dança serelepe. toda a história parece meio bamba e não segura direito.
são as atuações que te levam até o fim, não o filme.
A Loucura De Mary Juana
3.4 11só o começo é legal
Memórias
4.0 168 Assista Agoraos últimos que vi dele foram insossos, apesar de serem simpáticos, o que me deixou meio sem vontade de ver woody allen por um tempo.
esse eu achei bem legal e não acho que falte nada no filme.
a fotografia é muito bonita.
não sou enlouquecido nem por woody allen nem por 8 1/2, mas a mistura aqui é interessante e fresca.
Onze Homens e um Segredo
3.7 57 Assista Agoranão vi a nova versão, nem sei se pretendo ver, mas ouvi dizer que é mais ágil que essa. a falta de ritmo é justamente um dos pontos fracos aqui. toda a sequência dos roubos não colou pra mim. um filme americano whatever com o frank sinatra
A Palavra
4.5 100a maturidade da parte técnica do filme é incrível, de tão minunciosa. em matéria de fotografia e de movimento de câmera principalmente, o filme consegue ir muito além do que é dito.
cada segundo do filme é absurdamente rigoroso. a influência do teatro neste trabalho está cravada nos objetos e nas posições das pessoas. o desenho de cena não é só teatral, é perfeito.
tudo tem um propósito aqui. é perfeccionismo em cena.
O Terceiro Tiro
3.7 145praticamente todos os filmes desse diretor possuem uma ou duas (ou milhões) de tomadas originais, e aqui não é exceção (particularmente nesse filme acho que há uma ou duas).
o humor negro é o filme aqui, e é tudo bem simpático, mas não é tão incrível ou maléfico quanto os comentários aqui apontam. rs
A Tortura do Silêncio
3.9 142 Assista Agoramontgomery clift mostrando uma tediosa rigidez na interpretação e anne baxter, 'a mocinha', açucarando a atuação que solidificou três anos antes em 'a malvada'.
a fotografia é bem bonita, e o roteiro já deve ter brilhado mais. hoje em dia o desfecho não parece tão incrível ou original, mas continua sendo legal.
Rastros de Ódio
4.1 266 Assista Agoranão precisa ser fã de western pra reconhecer a qualidade desse filme.
a impressão negativa que ele pode gerar (pelo racismo) é ultrapassada pela qualidade do conjunto e pelo contexto. no fim, é assim que o filme é estigmatizado na memória: um filme bom de western. não tem nada de mais (e é cheio de clichês), mas é um bom filme. e isso não da pra questionar
Suspeita
3.7 110 Assista Agorazzzz
um ótimo representante dos momentos sem sal de hitckcock, junto com Mr. & Mrs. Smith.
você ficará esperando, em vão, algo justificar o oscar que joan fontaine venceu aqui
O Morro dos Ventos Uivantes
3.7 361 Assista Agoralugares legais, história overrated e música bonita
Gritos e Sussurros
4.3 472sven nykvist
Doutor Jivago
4.2 312 Assista Agoraincrível a falta de carisma de julie christie em 90% do filme. mas tirando isso, gostei de não sentir a narrativa arrastada em um filme gigante desses.
Last Stop
4.2 2quero ver pela trilha do sigur rós
Enxame Negro
1.8 70acho muito idiota marcar e dar nota antes de ver
Cremaster 5
3.9 1a cena com os pássaros é maravilhosa
Sete Noivas Para Sete Irmãos
3.9 117 Assista Agoramachismos e cliches a parte, este ainda consegue envelhecer melhor que outros mais opulentos como 'an american in paris' ou 'gigi'.
Sinfonia de Paris
3.7 133 Assista Agoralegal mesmo nesse filme: apresentação de leslie caron e o ballet final. e talvez o número da escada...
Janela Indiscreta
4.3 1,2K Assista Agoraa cena de entrada de grace kelly é uma das visões femininas mais belas no cinema