Pensa num lixo? Multipla por 3.... Apolinho B Jordan sem carisma, não consegue dar sal a trama.. O antagonista que salva um pouco as 2 horas de filme.. Teremos em breve a Apolinha filha no combate,tudo previsível e lacrativo demais...sorte o Stallone ser limado dessa franquia...
L'uomo del labirinto (O Labirinto) - 2019 Um thriller policial italiano, que aposta numa paleta mais amarelada e envelhecida, onde temos uma trama que aborda o desaparecimento de uma garota, um típico filme de serial killer, que agrada mais pelas atuações de Toni Servillo (Bruno Genko) em grande atuação e da participação de Dustin Hoffman que está muito bem e da uma maior credibilidade ao suspense gerado. O Roteiro é bem confuso em algumas partes, e perde o foco com subtramas dos personagens que pouco agregam o desfecho do mistério, um vai e vem desnecessário, tendo um plot no final bem interessante, mas que poderia ter sido antecipado para dar mais dinamismo ao filme. Assistido no streaming Globoplay em dezembro de 2021.
What Doesn't Kill You (Redes do Crime) - 2008 - Um drama baseado em fatos reais, onde temos alguns clichês de filmes de máfia/policial, que pouco agregam a trama, uma edição pouco inspirada, onde temos Ethan Hawke e Mark Ruffalo (com dor de dente) que são dois amigos criados desde pequenos por um mafioso local de Boston onde a história se passa, e fazem disso seu sustento até verem que podem ir além, e terem sua própria autonomia no negócio. Ambiente de Prisão, clima frio, drama familiar de Brian (Mark Ruffalo) e Stacy (Amanda Peet) que está muito bem no papel como sua esposa. Vício em drogas e a falta de dinheiro, carregam a história do filme, que descarta alguns atores durante a trama e usa de atalhos e saídas fáceis bem incoerentes para justificar certas ações dos personagens. Flerta com o melodrama já no final, bem ao estilo sessão da tarde. Poderia ser melhor explorado o roteiro, ficou superficial e genérica demais as atuações, caricatas em certos momentos. Destaque para a trilha tema do filme, que por sinal é magnifica. Assistido no streaming Prime Video em dezembro de 2021.
Elle S'appelait Sarah (A Chave de Sarah) - 2010 - Um drama/misterio baseado em um livro homônimo sobre a segunda guerra mundial especificamente em 1942, sobre os judeus que viviam na França e foram conduzidos para campos de concentração, com uma certa conivência dos próprios franceses, conhecida como "A concentração do Vel' d'Hiv". Os acontecimentos de uma família judaica separada no campo de concentração, e onde a filha Sarah Starzynski (Mélusine Mayance) é a protagonista que vive um drama ,junto a culpa e o remorso,durante toda sua vida. Em uma subtrama que acompanha o filme, já em 2009, a repórter Julia Armond (Kristin Scott Thomas) tem a incumbência de relatar os acontecidos sobre estes fatos “maculados” pela França durante período, e terá na família de seu marido algumas respostas para o mistério. Filme peca por deixar muitas resoluções em aberto sobre o destino de alguns personagens, mas no geral é um bom filme de drama e por ser baseado em fatos reais, além de ter uma trilha tema marcante(final do filme). Assistido no streaming Prime Video em outubro de 2021.
Halloween 4: The Return of Michael Myers (Halloween 4: O Retorno de Michael Myers) - 1988 – Quarto filme da franquia de terror, onde após os eventos do segundo filme, temos a continuação após 10 anos em um manicômio e sem a presença de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e sim de sua filha que é perseguida por Myers. Temos a mesma formula dos antecessores, algumas subtramas clichês de romances, mortes e perseguição. Talvez o clima de suspense esteja menos presente neste, que o foco é na violência e no gore, onde as sequencias parecem ser aleatórias, sem comprometimento em contar e seguir a história proposta, Myers aparece e desaparece do nada em algumas cenas. A sobrinha Jamie Lloyd (Danielle Harris) apesar de ser uma criança, interpreta bem o papel e tem um fator que deveria levar a franquia para outro rumo, mas parece que não foi bem assim. Dr. Sam Loomis (Donald Pleasence) subaproveitado na trama, aparece pouco e tem pouco efetividade como nos anteriores. Filme pra quem já curte a franquia, este por ter um plot conseguiu em seu final dar um sentido a bagunça anterior do roteiro, que peca mais pelas sequencias e edição, mas acerta na violência. Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Highlander (Highlander: O Guerreiro Imortal) – 1986 – Filme que representa bem sua época no gênero fantasia/ação, com algumas pitadas de comedia que beiram ao “thrash nonsense”, abordando o “drama” da imortalidade onde Christopher Lambert interpreta os personagens, Connor 'The Highlander' MacLeod/Russell Edwin Nash, vários personagens durante os séculos. Filme que pode abalar a memória afetiva de alguns, devido a comparação dos efeitos especiais praticados hoje, os efeitos práticos de baixo orçamento em algumas cenas, e os efeitos computadorizados já melhores com o que tinham a disposição na época. Participação de Sean Connery como Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez, e de Roxanne Hart como Brenda J. Wyatt, além do vilão bem carismático que traz a parte da comedia ao filme Victor Kruger/The Kurgan (Clancy Brown). Um filme que ficou marcado pela sua trilha sonora espetacular, em especial “Who wants to live forever” feita pelo grupo Queen e pelo bordão “Só pode haver um” guerreiro imortal. Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Tu Hijo (Seu Filho) – 2018 – Um excelente drama/suspense espanhol, que aborda o sofrimento de um pai, um cirurgião renomado, que após ver seu filho espancado na saída de uma festa tem que conviver com a imagem de seu filho em coma e a busca por justiça e explicações para o ocorrido. A abordagem lenta da história e a construção do protagonista Jaime Jiménez (José Coronado) são para ressaltar os traços de sua personalidade, e sua relação de amizade com o filho ,e o por que do seu maior "distanciamento" da esposa e da filha, que posteriormente teremos uma explicação(sanguínea) para tais atos cometidos durante a trama e suas consequências mais tarde. O mistério é bem conduzido, e por abordar um tema repulsivo, a cena final do filme fecha com “maestria”, e mostra como nem todos tem a mesma percepção dos erros, e o julgamento vai sempre a favor quando tratamos de família e filhos. O público acostumado a produções de Hollywood, certamente vai odiar ele, por não optar pelo caminho fácil da justiça e do final feliz (redenção em alguns casos) que regem estas produções, aqui temos algo bem mais próximo da realidade, se deixarmos o moralismo de lado e optarmos por ver o filme como uma história de reflexão sobre as decisões tomadas pelo protagonista, só assim conseguirá ter uma melhor percepção de um todo, e por que o diretor optou por este rumo na história. Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Carnage (Deus da Carnificina) - 2011- Filme sobre a perda da elegância (ou seria a moral). Dois casais em um apartamento discutindo sobre a briga de seus filhos. Claro que a polidez e elegância, conforme a paciência vai diminuindo, é a grande sacada do filme, muitos diálogos e uma construção de personagens em cima da moral, enfim a hipocrisia. Filme não busca chegar a propor quem esta certo ou errado, e sim mostrar o quanto somos egoístas, não cedemos nunca a nossa opinião, só quando estamos sob efeito de alguma substancia, o nosso eu verdadeiro aflora, acho que o filme busca isso e com certa qualidade, devido aos excelentes atores prende quem está assistindo, e acabamos enxergando algo que nos identifica, todos temos defeitos e qualidades, mas geralmente os defeitos, são os outros que enxergam mais. As aparências enganam ,talvez fosse o objetivo do filme Destaques para o diretor Roman Polanski pela adaptação e os atores: Christoph Waltz, Jodie Foster (Penelope), John C. Reilly, Kate Winslet (Nancy). Assistido no streaming Globoplay em setembro de 2021.
Body Double (Dublê de Corpo) – 1984 – Um filme dentro do filme? Sim Brian de Palma realiza um filme tributo a sua maior inspiração, Alfred Hitchcock onde temos várias referências a seus filmes. Um ator decadente de filmes B, onde seu "trauma" vira sua obsessão posteriormente,um noir claustrofóbico. Claro que o filme é propositalmente confuso, para gerar um suspense, onde o diretor brinca com o brega e o voyerismo, percorre o terror o erótico tudo em meio a um suspense e mistério. Destaque para a grande atuação de Craig Wasson como Jake Scully, um cara normal demais para ser um protagonista, a testemunha perfeita, o álibi construído em meio a acontecimentos pouco prováveis, dão um estilo bem interessante. Filme sem um roteiro linear, que talvez não agrade a maioria, mas com muitas referências e tributos, além das sacadas inteligentes do roteiro ele entrega o que promete, ou seja duvidas ao telespectador. Destaques para as belas Deborah Shelton como Gloria Revelle e Melanie Griffith como Holly Body.
Assistido via torrent Blu-ray, em setembro de 2021.
Black Rain (Chuva Negra) - 1989 – Um thriller policial/drama dirigido por Ridley Scott, onde temos todos os ingredientes, bons atores, boa trilha sonora, fotografia e estilo, o mais essencial para este tipo de filme ser diferenciado dos tantos já feitos neste estilo. Uma trama que busca o choque de cultura entre Estados Unidos e Japão, nos modos e na abordagem sobre crimes e violência, a máfia japonesa sendo ameaçada pelo novo regime, menos apegado aos costumes e tradição e a polícia americana, em meio a corrupção e valorização da burocracia em dar andamento aos casos e valorizar seus melhores detetives. Fica clara a intenção do diretor em ressaltar estes conflitos, Nick (Michael Douglas) policial durão, mostra bem este lado de estar sendo investigado pela corregedoria por roubar dinheiro de uma apreensão, a vida pessoal em declínio, contas, filhos, separação servem como um gatilho para a criação da personalidade do personagem. Fazendo o contraponto seu parceiro o jovem policial boa praça Charlie (Andy Garcia) solteiro e feliz sempre de bem com a vida, que ainda acredita no sistema, leva a dúvida consigo sobre a possível corrupção de seu parceiro Nick. A continuação da trama da dupla a serviço da polícia indo pro Japão, já temos a introdução do policial japonês Masahiro (Ken Takakura) leal a seus costumes e a disciplina, que irá fazer parte da trama e perseguição a Sato (Yusaku Matsuda). Podemos dividir o filme entre construção das personalidades dos personagens, conflitos pessoais na primeira metade, e na segunda metade temos o fator vingança criado, onde temos uma das melhores cenas de morte em filmes policiais (lembram do estilo falado anteriormente) e o filme começa a ganhar um maior desenvolvimento e cenas de ação, aliado a violência típica dos filmes de máfia, com algumas referências de grandes filmes do passado. Grande atuação de Michael Douglas e Andy Garcia e Ken Takakura, temos diálogos marcantes entre eles, além das frases de efeito que justificam o uso delas ao longo da trama. Um filme que ao contrario dos comentários de alguns, ficou melhor revisto agora do que na época em que assisti em VHS ainda. Filmaço!!!
Assistido via torrent Blu-ray, em setembro de 2021.
Altered States (Viagens Alucinantes) - 1980 – Um drama misturado com ficção cientifica, onde temos várias alegorias na trama. William Hurt como Eddie Jessup, em uma excelente atuação, interpreta um cientista obstinado a saber sobre a origem da vida, uma cobaia humana de seus experimentos psicodélicos, onde a reflexão sobre os valores da vida vale mais que simples teorias pseudo cientificas, que levam o filme nos diálogos, justamente para passar uma sensação de intelectualidade para a trama. O filme se divide em três ingredientes básicos: a ciência, os efeitos especiais e a relação amorosa entre o professor e sua esposa Emily Jessup (Blair Brown) na qual a relação sempre foi atrapalhada pelo trabalho em excesso dos dois, a pouca demonstração de afeto dele, as obrigações da vida adulta, filhos ,casamento v.s. carreira, enquanto o amor dela permanece, o dele parece estar a prova, a verdadeira felicidade da descoberta, mostrada em efeitos especiais muito bons e bem encaixados, além dos efeitos práticos que surpreendem pela qualidade ,ainda mais para a época, com vários simbolismos e alegorias que remetem ao meu ver, ao amor dos personagens, usando a psicodelia e a ficção cientifica, mais como uma analogia no final das contas. Assistido via torrent Blu-ray, em setembro de 2021.
Bugsy - 1991 – Uma história baseada em eventos reais, onde Warren Beatty na pele Ben 'Bugsy' Siegel, mostra os dois lados da personalidade de um gangster impetuoso e sonhador. Um romance biográfico, que não segue a formula dos habituais filmes de máfia consagrados de padrinho, tem um tom mais alegre e otimista, mas não menos sádico e cruel em alguns momentos. Annette Bening como Virginia Hill em uma excelente atuação, onde sua personagem sexy , misteriosa e calculista, nos faz pensar em qual lado ela realmente está, do amor ou do dinheiro. A boa direção de Levinson aliado a uma bela fotografia e reconstituição de época, foca mais o filme na construção de Bugsy, percorrendo inúmeras situações onde ele é exposto pra mostrar sua personalidade obsessiva, fria e cruel e o seu outro lado não menos obsessivo da paixão por Virginia Hill. Seu sonho que surgira como a visão de um Deus em meio ao deserto ,a construção de um hotel cassino no deserto, que mais tarde seria o começo da Las Vegas moderna, e se chamara Flamingo em homenagem as longas e finas pernas da atriz Virginia Hill , amada e amante do ator e gangster Benjamin “Bugsy” Siegel, um visionário e apaixonado, que gastou o que não tinha, além de ter seu respeito e sua credibilidade sendo questionadas e levadas a um caminho sem volta pelos chefes da máfia, que viam seu dinheiro ser gasto e sua exposição na mídia não era bem vista na máfia. Seu sonho de alguns milhões, renderam bilhões décadas a frente aos envolvidos neste tipo de empreendimento. Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Halloween II (Halloween 2: O Pesadelo Continua) - 1981 – Sendo uma sequência direta de Halloween, os eventos ocorrem na mesma noite onde acaba o primeiro filme. Este apesar da boa atmosfera, e da trilha sonora marcante, caminha pra outra vertente do terror splatter, seguindo a tendencia de sexta feira 13, onde as mortes são mais evidenciadas, e a trama e o suspense ficam um pouco de lado. O fato de termos uma maior aparição de Myers, que acentua o slasher, com tomadas onde a câmera em primeira pessoa é bem utilizada, e o fato de os personagens optarem pelas decisões mais burras possíveis no filme e o clima do hospital ser bem utilizado como boa parte onde se passam as mortes e perseguições, temos muitas falhas e saídas fáceis, que seriam replicadas nos demais filmes do gênero e na suas sequencias a seguir. As mortes são criativas e bem elaboradas, com efeitos práticos bem feitos, além de termos as enfermeiras mais sexys do Cinema, em clima de pouca luz em um hospital quase vazio, são bem atrativas para um psicopata, que neste já se torna um ser “sobrenatural” devidos as várias tentativas de mata-lo, que foram em vão. Destaques para Donald Pleasence como Dr. Sam Loomis, e Jamie Lee Curtis como Laurie Strode. Filme indicado pra quem curte o clima de terror slasher clássico e ‘old school’, não levando em conta a coerência e a veracidade da trama, o estilo de filmagem é o que faz ele ser relevante para quem aprendeu a gostar de filmes assim, particularmente nas décadas de 70 e 80. Assistido no streaming Netflix, em setembro de 2021.
Pozitia Copilului (Instinto Materno) - 2013 – Filme romeno do gênero drama, que foca sua história na persona de Cornelia Kerenes (Luminita Gheorghiu) uma mãe dominadora e arquiteta da alta sociedade, que sempre projetou em seu filho único, aquilo que ela queria ser, ou seja, todos seus sonhos realizados em outra pessoa, gerando um desgaste emocional que viria a permanecer na vida de Barbu (Bogdan Dumitrache). Após o filho ser acusado de andar em alta velocidade e matar um adolescente, ela tenta de todas as formas “blindar” os erros e a culpa, transferindo e dividindo a culpa entre vários fatores, via ali sua frustração e perda do controle. Filme surpreendente e realista e com atuações muito boas, tem uma pegada documental e uma construção de personagem(mãe) muito boa, suas interações com outras pessoas e a maneira de agir e pensar sobre certos assuntos, expõem sua personalidade forte, que é um dos pontos que mais chamam a atenção neste filme. Talvez poderiam ter abordado o passado e o início dessa obsessão materna, mas o diretor quis focar na consequência da criação já na vida adulta, e de como o filho se viraria com um novo trauma que poderia piorar ainda mais sua vida. Assistido no streaming globoplay em agosto de 2021
Mammuth(Mamute) – 2010 – Um drama com humor ácido ,que revela uma crítica social afiada, juntamente com um conflito de gerações, abordando bem as perspectivas de uma velhice não planejada após ficar desempregado e sem as condições legais para aposentadoria, parte em uma jornada em sua moto,a procura dos documentos necessários em todos empregos em que trabalhou durante sua vida. Gérard Depardieu em uma grande atuação como Serge Pilardosse, vulgo dit Mammuth. Temos os diálogos e as constante referência a luta de classes, onde o automatismo do trabalho assalariado, impacta na vida e no cotidiano das pessoas, de como o tédio e as pequenas vinganças ,assim como a mesquinhez do ser humano, são frutos deste sistema em que vivem,tudo estampado na cara dos personagens, que são excêntricos e muito bem construídos dentro da proposta do filme. Em boa parte, temos um road movie Francês, com uma bela fotografia do interior da França, com muitos aspectos de filme B, com direito até câmera tremida e desfocada e paletas de cores bem estranhas. Uma grata surpresa este filme, por ainda termos filmes corajosos, que abordam o ser humano, suas excentricidades, traumas e perversões, sem ser apelativo e melodramático e ainda no meio de toda loucura que é a vida retratada nos detalhes do cotidiano, o filme passa uma boa mensagem positiva, um auto conhecimento necessário que o protagonista teve que encarar em uma fase da vida, e que provavelmente todos irão passar de um jeito ou de outro. Assistido no streaming globoplay em agosto de 2021
Perfect Stranger (A Estranha Perfeita) - 2007- Um suspense policial recheado de mistério, para chegarmos à revelação do mistério da morte da amiga da protagonista Rowena Price (Halle Berry). Filme até começa bem, e temos um jornalismo agressivo, baseado na tecnologia, escutas, câmeras para revelar supostos esquemas e manipulações, mas depois começa a focar em um assassinato, onde o suspeito Harrison Hill (Bruce Willis) que faz mais um papel genérico na carreira, é investigado, temos espionagem industrial, romances, traições e um plot twist no final. Halle Berry atua bem nesse filme, apesar da trama se perder um pouco e ter várias forçadas de barra durante o desenvolvimento. O final explicativo, fechas as pontas soltas, mas as motivações para tudo acontecer, não fizeram muito sentido e poderiam ser resolvidas de outra forma ao meu ver, talvez isso tenha baixado um pouco a nota do filme. Assistido na Netflix em agosto de 2021.
O Beijo no Asfalto – 1980 - Um drama policial, adaptado do livro homônimo de Nelson Rodrigues. Uma trama sobre a hipocrisia do ser humano, mostrando um sensacionalismo jornalístico, ligado a truculência da polícia em uma época de ditadura no Brasil. Como o preconceito e a manipulação dos fatos, podem transformar a vida de uma pessoa da noite pro dia,tanto no seu convívio familiar, no trabalho e na opinião pública. Um Brasil na sua essência moralista,e está bem retratado nos diálogos, nas nuances e perversões que recheiam esta película,sem falar no genial texto de Nelson Rodrigues que conta com um final surprendente ,ainda mais para época. Bela atuação de Daniel Filho como Amado Pinheiro, Ney Latorraca como Arandir e Tarcísio Meira como Aprígio. Assistido no streaming globoplay em agosto de 2021
Greenberg (O Solteirão) – 2010 Uma “Dramédia”, filme experimental que funcionou mais como cult, sem compromisso em desenvolver uma história e sim mostrar a excentricidade do protagonista Roger Greenberg( Ben Stiller) que ainda mantem o ego do passado, onde era uma promessa da música, mas acabou não fazendo as escolhas certas, e acabou mudando o futuro e a trajetória de várias pessoas do seu circulo de amizades. Ben Stiller está bem no papel, Greta Gerwig no papel de Florence, consegue entregar aquele papel de boa moça imatura e sensível, fazendo bem um contraponto com Ben Stiller. Problema maior foi o desenvolvimento e motivações, os diálogos até emulam alguns filmes do Woody Allen, mas as constantes idas e vindas no cotidiano, acabam ficando sem sentido, a busca por algo que não existe mais(passado) até deu pra entender, mas logo foi descartada pelo diretor. Noah Baumbach que por ter se relacionado com as duas atrizes do filme a atual Greta Gerwig e a ex, Jennifer Jason Leigh, acredito que o roteiro flerta muito com seu alter ego, mas com referências diferentes. Assistido na Tv Globo em agosto de 2021.
I See You (À Espreita do Mal) – 2019 Um terror que tenta explorar suas várias vertentes se apresentando como um possível terror Slasher, mas desenvolve mais o suspense e flerta com o sobrenatural em boa parte da trama. Mas as motivações de alguns personagens são forçadas demais, explicaram todo filme e deram um significado meio WTF. no final pra tanta enrolação. Greg Harper (Jon Tenney) tem uma boa atuação, leva boa parte do filme nas costas, já Helen Hunt discreta na trama. Assistido no streaming Netflix em agosto de 2021.
Blue Jasmine -2013 Um drama/comedia dirigido por Woody Allen, onde Cate Blanchet está simplesmente fenomenal no papel de Jasmine, o título do filme ainda faz um trocadilho com a música que embala o filme (Blue Moon) e o nome da personagem principal Jasmine (Janette na fase rica). Um estudo de personagem em meio a decadência financeira, traições e mentiras. encara uma nova realidade de vida, longe do luxo, após a separação de seu marido rico Hal (Alec Baldwin), tendo que viver uma vida suburbana e tendo que conviver com os efeitos das suas atitudes do passado, tudo sempre vindo à tona em sua nova vida. Temos na verdade um confronto de classes, que é bem explorado, mostrando o contraste entre as irmãs Ginger (Sally Hawkins) a pobre mais otimista e que vive conforme suas possibilidades, encara melhor os infortúnios e decepções da vida, sempre recomeçando, já a "ex rica" e socialite Jasmine(Cate Blanchet) sofre com a mudança de perspectivas, mesmo tentando se encaixar em um novo contexto de vida, parece que seu passado vem sempre cobrar o preço de sua atitude, que a levou a esta situação. O filme tem seus problemas no desenvolvimento, não é um filme que busca contar uma história linear, e sim explorar as perspectivas de Jasmine em paralelo a Ginger, que apesar de coadjuvante serve de base para vermos o confronto de classes e de cultura, além de termos boas cenas e diálogos inteligentes típicos dos filmes de Allen, que neste filme manera nas cenas mais cômicas e foca mais no drama, sem ser apelativo e melodramático, assemelhando se muitos ao estilo de Almodóvar. Não é atoa que Blanchet ganhou o Oscar em 2014, uma atuação marcante e espetacular que vai pra lista dos “O.M.G” “WTF”. Assistido no streaming Prime Video em agosto de 2021.
Cidade Baixa – 2005 Filme que retrata bem o realismo do submundo, em questão na Bahia, onde a história acontece. Pobreza,prostituição,drogas,rinhas de galo,crimes e por aí vai. A fotografia do filme é excelente, mas a trama deixa a desejar, com uma primeira metade mais agitada , onde os protagonistas são expostos, e se encontram, para começar um triangulo amoroso, com muita curtição entre os três e pequenos golpes. Alice Braga realmente foi muito bem no papel, expondo todo lado mais dramático e sensual de uma jovem prostituta, e que acaba se apaixonando pelos dois amigos e sócios, e vive a vida pelo prazer somente, sem pensar nas consequências, talvez pelo prazer da sedução,e o fato de ser desejada pelos dois amigos, acabou criando uma rixa entre eles, apesar de parecer um jogo no começo, mas acabou mexendo com a vida de todos, a possessão e inveja do amor, falou mais alto entre eles. A segunda metade temos mais drama, que é o forte da história, mas que apela um pouco para as cenas mais picantes em excesso, talvez pra preencher o roteiro, que poderia ter dado mais ênfase ao drama e ao desenvolvido mais lento de algumas passagens do cotidiano deles, há acontecimentos durante o filme que pouco agregam ao foco central e são descartados logo a seguir. O final em aberto e “simbólico”, foi o ponto alto do filme na minha opinião, que é um bom filme, mas poderia ter sido melhor ,com alguns ajustes no roteiro e no desenvolvimento. Assistido no Streaming da Globoplay em 22/08/21
The Painted Veil (O Despertar de uma Paixão )-2006 Um drama /romance ,que aborda o relacionamento de um casal,onde a paixão a primeira vista, às vezes pode ser algo enganoso e trazer muitas dores e decepções. Com boas atuações de Naomi Watts e Edward Norton,e uma bela fotografia da china feudal onde temos uma história de epidemia de colera em meio a um casamento em ruínas,recomeços, e o amadurecimento do respeito a admiração pelo outro,pode ser um remédio para a mágoa e a frustração da rejeição. É um filme triste mas que tem uma moral bem interessante e madura sobre um relacionamento que pra se forte e duradouro ,precisa mais que um simples impulso e atração. Filme peca em ser um pouco contemplativo demais ,poderia focar mais no relacionamento e na busca pela resolução de suas diferenças,isto até acontece em um certo momento,mas um pouco tardio ao meu ver,talvez o distanciamento excessivo dos dois tenha perdido um pouco a força da trama,e acabou sendo algo contra o filme,que é um bom filme mas poderia ser melhor. Assistido na Netflix em 20/08/21
O Homem do Ano - 2003- Filme que tem como base da história, o submundo do crime e as milícias do RJ. Máiquel (Murilo Benício) acaba virando um bandido, meio por acaso, tenta ter uma vida normal, mas o acontecimento o torna uma figura respeitada, e acaba por seguir sua sina de “Herói”. Com um elenco de apoio de peso, temos boas participações que acabam dando um suporte ao bom roteiro e a direção de José Henrique Fonseca, que desenvolve bem a trama. Temos uma segunda metade mais movimentada, dando ênfase bastante aos desdobramentos da vida no crime, os tons de sarcasmo e de humor ácido dão tom e estilo a película, que se une aos grandes filmes desta época, por não ter medo de focar bastante na realidade suburbana e de abordar temas do cotidiano pesado destas pessoas, como crimes, paixões, ódio e vingança. Assistido no streaming globoplay dia 18/08/21.
The Descent (Abismo do Medo) 2005 Um Drama na sua primeira metade e depois um terror que mistura elementos do thrash/gore, na sua segunda metade, elementos de suspense e ação explorando bem o lado psicológico dos personagens. Um filme agoniante na essência, tem um bom desenvolvimento e construção dos personagens, mas que explica pouco as motivações meio “absurdas” de elas irem para aquele local, algumas reviravoltas de personalidade e atitude em meio ao perigo, também ficaram um pouco forçadas. O Final em aberto, e um pouco confuso no desfecho, deixou elementos para a continuação, talvez explique algumas pontas soltas no roteiro, que ficaram mal explicadas, como as criaturas e sua origem. Assistido na Globoplay, agosto 2021.
Creed III
3.4 238 Assista AgoraPensa num lixo? Multipla por 3....
Apolinho B Jordan sem carisma, não consegue dar sal a trama..
O antagonista que salva um pouco as 2 horas de filme..
Teremos em breve a Apolinha filha no combate,tudo previsível e lacrativo demais...sorte o Stallone ser limado dessa franquia...
O Labirinto
3.1 17 Assista AgoraL'uomo del labirinto (O Labirinto) - 2019
Um thriller policial italiano, que aposta numa paleta mais amarelada e envelhecida, onde temos uma trama que aborda o desaparecimento de uma garota, um típico filme de serial killer, que agrada mais pelas atuações de Toni Servillo (Bruno Genko) em grande atuação e da participação de Dustin Hoffman que está muito bem e da uma maior credibilidade ao suspense gerado.
O Roteiro é bem confuso em algumas partes, e perde o foco com subtramas dos personagens que pouco agregam o desfecho do mistério, um vai e vem desnecessário, tendo um plot no final bem interessante, mas que poderia ter sido antecipado para dar mais dinamismo ao filme.
Assistido no streaming Globoplay em dezembro de 2021.
Redes do Crime
3.0 65What Doesn't Kill You (Redes do Crime) - 2008 -
Um drama baseado em fatos reais, onde temos alguns clichês de filmes de máfia/policial, que pouco agregam a trama, uma edição pouco inspirada, onde temos Ethan Hawke e Mark Ruffalo (com dor de dente) que são dois amigos criados desde pequenos por um mafioso local de Boston onde a história se passa, e fazem disso seu sustento até verem que podem ir além, e terem sua própria autonomia no negócio.
Ambiente de Prisão, clima frio, drama familiar de Brian (Mark Ruffalo) e Stacy (Amanda Peet) que está muito bem no papel como sua esposa.
Vício em drogas e a falta de dinheiro, carregam a história do filme, que descarta alguns atores durante a trama e usa de atalhos e saídas fáceis bem incoerentes para justificar certas ações dos personagens.
Flerta com o melodrama já no final, bem ao estilo sessão da tarde.
Poderia ser melhor explorado o roteiro, ficou superficial e genérica demais as atuações, caricatas em certos momentos.
Destaque para a trilha tema do filme, que por sinal é magnifica.
Assistido no streaming Prime Video em dezembro de 2021.
A Chave de Sarah
4.0 251Elle S'appelait Sarah (A Chave de Sarah) - 2010 -
Um drama/misterio baseado em um livro homônimo sobre a segunda guerra mundial especificamente em 1942, sobre os judeus que viviam na França e foram conduzidos para campos de concentração, com uma certa conivência dos próprios franceses, conhecida como "A concentração do Vel' d'Hiv".
Os acontecimentos de uma família judaica separada no campo de concentração, e onde a filha Sarah Starzynski (Mélusine Mayance) é a protagonista que vive um drama ,junto a culpa e o remorso,durante toda sua vida.
Em uma subtrama que acompanha o filme, já em 2009, a repórter Julia Armond (Kristin Scott Thomas) tem a incumbência de relatar os acontecidos sobre estes fatos “maculados” pela França durante período, e terá na família de seu marido algumas respostas para o mistério.
Filme peca por deixar muitas resoluções em aberto sobre o destino de alguns personagens, mas no geral é um bom filme de drama e por ser baseado em fatos reais, além de ter uma trilha tema marcante(final do filme).
Assistido no streaming Prime Video em outubro de 2021.
Halloween 4: O Retorno de Michael Myers
3.1 374 Assista AgoraHalloween 4: The Return of Michael Myers (Halloween 4: O Retorno de Michael Myers) - 1988 –
Quarto filme da franquia de terror, onde após os eventos do segundo filme, temos a continuação após 10 anos em um manicômio e sem a presença de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e sim de sua filha que é perseguida por Myers.
Temos a mesma formula dos antecessores, algumas subtramas clichês de romances, mortes e perseguição.
Talvez o clima de suspense esteja menos presente neste, que o foco é na violência e no gore, onde as sequencias parecem ser aleatórias, sem comprometimento em contar e seguir a história proposta, Myers aparece e desaparece do nada em algumas cenas.
A sobrinha Jamie Lloyd (Danielle Harris) apesar de ser uma criança, interpreta bem o papel e tem um fator que deveria levar a franquia para outro rumo, mas parece que não foi bem assim.
Dr. Sam Loomis (Donald Pleasence) subaproveitado na trama, aparece pouco e tem pouco efetividade como nos anteriores.
Filme pra quem já curte a franquia, este por ter um plot conseguiu em seu final dar um sentido a bagunça anterior do roteiro, que peca mais pelas sequencias e edição, mas acerta na violência.
Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Highlander: O Guerreiro Imortal
3.6 409 Assista AgoraHighlander (Highlander: O Guerreiro Imortal) – 1986 –
Filme que representa bem sua época no gênero fantasia/ação, com algumas pitadas de comedia que beiram ao “thrash nonsense”, abordando o “drama” da imortalidade onde Christopher Lambert interpreta os personagens, Connor 'The Highlander' MacLeod/Russell Edwin Nash, vários personagens durante os séculos.
Filme que pode abalar a memória afetiva de alguns, devido a comparação dos efeitos especiais praticados hoje, os efeitos práticos de baixo orçamento em algumas cenas, e os efeitos computadorizados já melhores com o que tinham a disposição na época.
Participação de Sean Connery como Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez, e de Roxanne Hart como Brenda J. Wyatt, além do vilão bem carismático que traz a parte da comedia ao filme Victor Kruger/The Kurgan (Clancy Brown).
Um filme que ficou marcado pela sua trilha sonora espetacular, em especial “Who wants to live forever” feita pelo grupo Queen e pelo bordão “Só pode haver um” guerreiro imortal.
Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Seu Filho
2.9 152 Assista AgoraTu Hijo (Seu Filho) – 2018 –
Um excelente drama/suspense espanhol, que aborda o sofrimento de um pai, um cirurgião renomado, que após ver seu filho espancado na saída de uma festa tem que conviver com a imagem de seu filho em coma e a busca por justiça e explicações para o ocorrido.
A abordagem lenta da história e a construção do protagonista Jaime Jiménez (José Coronado) são para ressaltar os traços de sua personalidade, e sua relação de amizade com o filho ,e o por que do seu maior "distanciamento" da esposa e da filha, que posteriormente teremos uma explicação(sanguínea) para tais atos cometidos durante a trama e suas consequências mais tarde.
O mistério é bem conduzido, e por abordar um tema repulsivo, a cena final do filme fecha com “maestria”, e mostra como nem todos tem a mesma percepção dos erros, e o julgamento vai sempre a favor quando tratamos de família e filhos.
O público acostumado a produções de Hollywood, certamente vai odiar ele, por não optar pelo caminho fácil da justiça e do final feliz (redenção em alguns casos) que regem estas produções, aqui temos algo bem mais próximo da realidade, se deixarmos o moralismo de lado e optarmos por ver o filme como uma história de reflexão sobre as decisões tomadas pelo protagonista, só assim conseguirá ter uma melhor percepção de um todo, e por que o diretor optou por este rumo na história.
Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Deus da Carnificina
3.8 1,4KCarnage (Deus da Carnificina) - 2011-
Filme sobre a perda da elegância (ou seria a moral).
Dois casais em um apartamento discutindo sobre a briga de seus filhos.
Claro que a polidez e elegância, conforme a paciência vai diminuindo, é a grande sacada do filme, muitos diálogos e uma construção de personagens em cima da moral, enfim a hipocrisia.
Filme não busca chegar a propor quem esta certo ou errado, e sim mostrar o quanto somos egoístas, não cedemos nunca a nossa opinião, só quando estamos sob efeito de alguma substancia, o nosso eu verdadeiro aflora, acho que o filme busca isso e com certa qualidade, devido aos excelentes atores prende quem está assistindo, e acabamos enxergando algo que nos identifica, todos temos defeitos e qualidades, mas geralmente os defeitos, são os outros que enxergam mais.
As aparências enganam ,talvez fosse o objetivo do filme
Destaques para o diretor Roman Polanski pela adaptação e os atores:
Christoph Waltz,
Jodie Foster (Penelope),
John C. Reilly,
Kate Winslet (Nancy).
Assistido no streaming Globoplay em setembro de 2021.
Dublê de Corpo
3.7 243 Assista AgoraBody Double (Dublê de Corpo) – 1984 –
Um filme dentro do filme? Sim Brian de Palma realiza um filme tributo a sua maior inspiração, Alfred Hitchcock onde temos várias referências a seus filmes.
Um ator decadente de filmes B, onde seu "trauma" vira sua obsessão posteriormente,um noir claustrofóbico.
Claro que o filme é propositalmente confuso, para gerar um suspense, onde o diretor brinca com o brega e o voyerismo, percorre o terror o erótico tudo em meio a um suspense e mistério.
Destaque para a grande atuação de Craig Wasson como Jake Scully, um cara normal demais para ser um protagonista, a testemunha perfeita, o álibi construído em meio a acontecimentos pouco prováveis, dão um estilo bem interessante.
Filme sem um roteiro linear, que talvez não agrade a maioria, mas com muitas referências e tributos, além das sacadas inteligentes do roteiro ele entrega o que promete, ou seja duvidas ao telespectador.
Destaques para as belas Deborah Shelton como Gloria Revelle e Melanie Griffith como Holly Body.
Assistido via torrent Blu-ray, em setembro de 2021.
Chuva Negra
3.5 138 Assista AgoraBlack Rain (Chuva Negra) - 1989 –
Um thriller policial/drama dirigido por Ridley Scott, onde temos todos os ingredientes, bons atores, boa trilha sonora, fotografia e estilo, o mais essencial para este tipo de filme ser diferenciado dos tantos já feitos neste estilo.
Uma trama que busca o choque de cultura entre Estados Unidos e Japão, nos modos e na abordagem sobre crimes e violência, a máfia japonesa sendo ameaçada pelo novo regime, menos apegado aos costumes e tradição e a polícia americana, em meio a corrupção e valorização da burocracia em dar andamento aos casos e valorizar seus melhores detetives.
Fica clara a intenção do diretor em ressaltar estes conflitos, Nick (Michael Douglas) policial durão, mostra bem este lado de estar sendo investigado pela corregedoria por roubar dinheiro de uma apreensão, a vida pessoal em declínio, contas, filhos, separação servem como um gatilho para a criação da personalidade do personagem.
Fazendo o contraponto seu parceiro o jovem policial boa praça Charlie (Andy Garcia) solteiro e feliz sempre de bem com a vida, que ainda acredita no sistema, leva a dúvida consigo sobre a possível corrupção de seu parceiro Nick.
A continuação da trama da dupla a serviço da polícia indo pro Japão, já temos a introdução do policial japonês Masahiro (Ken Takakura) leal a seus costumes e a disciplina, que irá fazer parte da trama e perseguição a Sato (Yusaku Matsuda).
Podemos dividir o filme entre construção das personalidades dos personagens, conflitos pessoais na primeira metade, e na segunda metade temos o fator vingança criado, onde temos uma das melhores cenas de morte em filmes policiais (lembram do estilo falado anteriormente) e o filme começa a ganhar um maior desenvolvimento e cenas de ação, aliado a violência típica dos filmes de máfia, com algumas referências de grandes filmes do passado.
Grande atuação de Michael Douglas e Andy Garcia e Ken Takakura, temos diálogos marcantes entre eles, além das frases de efeito que justificam o uso delas ao longo da trama.
Um filme que ao contrario dos comentários de alguns, ficou melhor revisto agora do que na época em que assisti em VHS ainda.
Filmaço!!!
Assistido via torrent Blu-ray, em setembro de 2021.
Viagens Alucinantes
3.7 186Altered States (Viagens Alucinantes) - 1980 –
Um drama misturado com ficção cientifica, onde temos várias alegorias na trama.
William Hurt como Eddie Jessup, em uma excelente atuação, interpreta um cientista obstinado a saber sobre a origem da vida, uma cobaia humana de seus experimentos psicodélicos, onde a reflexão sobre os valores da vida vale mais que simples teorias pseudo cientificas, que levam o filme nos diálogos, justamente para passar uma sensação de intelectualidade para a trama.
O filme se divide em três ingredientes básicos: a ciência, os efeitos especiais e a relação amorosa entre o professor e sua esposa Emily Jessup (Blair Brown) na qual a relação sempre foi atrapalhada pelo trabalho em excesso dos dois, a pouca demonstração de afeto dele, as obrigações da vida adulta, filhos ,casamento v.s. carreira, enquanto o amor dela permanece, o dele parece estar a prova, a verdadeira felicidade da descoberta, mostrada em efeitos especiais muito bons e bem encaixados, além dos efeitos práticos que surpreendem pela qualidade ,ainda mais para a época, com vários simbolismos e alegorias que remetem ao meu ver, ao amor dos personagens, usando a psicodelia e a ficção cientifica, mais como uma analogia no final das contas.
Assistido via torrent Blu-ray, em setembro de 2021.
Bugsy
3.5 42 Assista AgoraBugsy - 1991 –
Uma história baseada em eventos reais, onde Warren Beatty na pele Ben 'Bugsy' Siegel, mostra os dois lados da personalidade de um gangster impetuoso e sonhador.
Um romance biográfico, que não segue a formula dos habituais filmes de máfia consagrados de padrinho, tem um tom mais alegre e otimista, mas não menos sádico e cruel em alguns momentos.
Annette Bening como Virginia Hill em uma excelente atuação, onde sua personagem sexy , misteriosa e calculista, nos faz pensar em qual lado ela realmente está, do amor ou do dinheiro.
A boa direção de Levinson aliado a uma bela fotografia e reconstituição de época, foca mais o filme na construção de Bugsy, percorrendo inúmeras situações onde ele é exposto pra mostrar sua personalidade obsessiva, fria e cruel e o seu outro lado não menos obsessivo da paixão por Virginia Hill.
Seu sonho que surgira como a visão de um Deus em meio ao deserto ,a construção de um hotel cassino no deserto, que mais tarde seria o começo da Las Vegas moderna, e se chamara Flamingo em homenagem as longas e finas pernas da atriz Virginia Hill , amada e amante do ator e gangster
Benjamin “Bugsy” Siegel, um visionário e apaixonado, que gastou o que não tinha, além de ter seu respeito e sua credibilidade sendo questionadas e levadas a um caminho sem volta pelos chefes da máfia, que viam seu dinheiro ser gasto e sua exposição na mídia não era bem vista na máfia.
Seu sonho de alguns milhões, renderam bilhões décadas a frente aos envolvidos neste tipo de empreendimento.
Assistido no streaming Netflix em setembro de 2021.
Halloween 2: O Pesadelo Continua
3.4 485 Assista AgoraHalloween II (Halloween 2: O Pesadelo Continua) - 1981 –
Sendo uma sequência direta de Halloween, os eventos ocorrem na mesma noite onde acaba o primeiro filme.
Este apesar da boa atmosfera, e da trilha sonora marcante, caminha pra outra vertente do terror splatter, seguindo a tendencia de sexta feira 13, onde as mortes são mais evidenciadas, e a trama e o suspense ficam um pouco de lado.
O fato de termos uma maior aparição de Myers, que acentua o slasher, com tomadas onde a câmera em primeira pessoa é bem utilizada, e o fato de os personagens optarem pelas decisões mais burras possíveis no filme e o clima do hospital ser bem utilizado como boa parte onde se passam as mortes e perseguições, temos muitas falhas e saídas fáceis, que seriam replicadas nos demais filmes do gênero e na suas sequencias a seguir.
As mortes são criativas e bem elaboradas, com efeitos práticos bem feitos, além de termos as enfermeiras mais sexys do Cinema, em clima de pouca luz em um hospital quase vazio, são bem atrativas para um psicopata, que neste já se torna um ser “sobrenatural” devidos as várias tentativas de mata-lo, que foram em vão.
Destaques para Donald Pleasence como Dr. Sam Loomis, e Jamie Lee Curtis como Laurie Strode.
Filme indicado pra quem curte o clima de terror slasher clássico e ‘old school’, não levando em conta a coerência e a veracidade da trama, o estilo de filmagem é o que faz ele ser relevante para quem aprendeu a gostar de filmes assim, particularmente nas décadas de 70 e 80.
Assistido no streaming Netflix, em setembro de 2021.
Instinto Materno
3.8 70Pozitia Copilului (Instinto Materno) - 2013 –
Filme romeno do gênero drama, que foca sua história na persona de Cornelia Kerenes (Luminita Gheorghiu) uma mãe dominadora e arquiteta da alta sociedade, que sempre projetou em seu filho único, aquilo que ela queria ser, ou seja, todos seus sonhos realizados em outra pessoa, gerando um desgaste emocional que viria a permanecer na vida de Barbu (Bogdan Dumitrache).
Após o filho ser acusado de andar em alta velocidade e matar um adolescente, ela tenta de todas as formas “blindar” os erros e a culpa, transferindo e dividindo a culpa entre vários fatores, via ali sua frustração e perda do controle.
Filme surpreendente e realista e com atuações muito boas, tem uma pegada documental e uma construção de personagem(mãe) muito boa, suas interações com outras pessoas e a maneira de agir e pensar sobre certos assuntos, expõem sua personalidade forte, que é um dos pontos que mais chamam a atenção neste filme.
Talvez poderiam ter abordado o passado e o início dessa obsessão materna, mas o diretor quis focar na consequência da criação já na vida adulta, e de como o filho se viraria com um novo trauma que poderia piorar ainda mais sua vida.
Assistido no streaming globoplay em agosto de 2021
Mamute
3.2 67Mammuth(Mamute) – 2010 –
Um drama com humor ácido ,que revela uma crítica social afiada, juntamente com um conflito de gerações, abordando bem as perspectivas de uma velhice não planejada após ficar desempregado e sem as condições legais para aposentadoria, parte em uma jornada em sua moto,a procura dos documentos necessários em todos empregos em que trabalhou durante sua vida.
Gérard Depardieu em uma grande atuação como Serge Pilardosse, vulgo dit Mammuth.
Temos os diálogos e as constante referência a luta de classes, onde o automatismo do trabalho assalariado, impacta na vida e no cotidiano das pessoas, de como o tédio e as pequenas vinganças ,assim como a mesquinhez do ser humano, são frutos deste sistema em que vivem,tudo estampado na cara dos personagens, que são excêntricos e muito bem construídos dentro da proposta do filme.
Em boa parte, temos um road movie Francês, com uma bela fotografia do interior da França, com muitos aspectos de filme B, com direito até câmera tremida e desfocada e paletas de cores bem estranhas.
Uma grata surpresa este filme, por ainda termos filmes corajosos, que abordam o ser humano, suas excentricidades, traumas e perversões, sem ser apelativo e melodramático e ainda no meio de toda loucura que é a vida retratada nos detalhes do cotidiano, o filme passa uma boa mensagem positiva, um auto conhecimento necessário que o protagonista teve que encarar em uma fase da vida, e que provavelmente todos irão passar de um jeito ou de outro.
Assistido no streaming globoplay em agosto de 2021
A Estranha Perfeita
3.3 471 Assista AgoraPerfect Stranger (A Estranha Perfeita) - 2007-
Um suspense policial recheado de mistério, para chegarmos à revelação do mistério da morte da amiga da protagonista Rowena Price (Halle Berry).
Filme até começa bem, e temos um jornalismo agressivo, baseado na tecnologia, escutas, câmeras para revelar supostos esquemas e manipulações, mas depois começa a focar em um assassinato, onde o suspeito Harrison Hill (Bruce Willis) que faz mais um papel genérico na carreira, é investigado, temos espionagem industrial, romances, traições e um plot twist no final.
Halle Berry atua bem nesse filme, apesar da trama se perder um pouco e ter várias forçadas de barra durante o desenvolvimento.
O final explicativo, fechas as pontas soltas, mas as motivações para tudo acontecer, não fizeram muito sentido e poderiam ser resolvidas de outra forma ao meu ver, talvez isso tenha baixado um pouco a nota do filme.
Assistido na Netflix em agosto de 2021.
O Beijo no Asfalto
3.8 124O Beijo no Asfalto – 1980 -
Um drama policial, adaptado do livro homônimo de Nelson Rodrigues.
Uma trama sobre a hipocrisia do ser humano, mostrando um sensacionalismo jornalístico, ligado a truculência da polícia em uma época de ditadura no Brasil.
Como o preconceito e a manipulação dos fatos, podem transformar a vida de uma pessoa da noite pro dia,tanto no seu convívio familiar, no trabalho e na opinião pública.
Um Brasil na sua essência moralista,e está bem retratado nos diálogos, nas nuances e perversões que recheiam esta película,sem falar no genial texto de Nelson Rodrigues que conta com um final surprendente ,ainda mais para época.
Bela atuação de Daniel Filho como Amado Pinheiro, Ney Latorraca como Arandir e Tarcísio Meira como Aprígio.
Assistido no streaming globoplay em agosto de 2021
O Solteirão
2.6 282 Assista AgoraGreenberg (O Solteirão) – 2010
Uma “Dramédia”, filme experimental que funcionou mais como cult, sem compromisso em desenvolver uma história e sim mostrar a excentricidade do protagonista Roger Greenberg( Ben Stiller) que ainda mantem o ego do passado, onde era uma promessa da música, mas acabou não fazendo as escolhas certas, e acabou mudando o futuro e a trajetória de várias pessoas do seu circulo de amizades.
Ben Stiller está bem no papel, Greta Gerwig no papel de Florence, consegue entregar aquele papel de boa moça imatura e sensível, fazendo bem um contraponto com Ben Stiller.
Problema maior foi o desenvolvimento e motivações, os diálogos até emulam alguns filmes do Woody Allen, mas as constantes idas e vindas no cotidiano, acabam ficando sem sentido, a busca por algo que não existe mais(passado) até deu pra entender, mas logo foi descartada pelo diretor.
Noah Baumbach que por ter se relacionado com as duas atrizes do filme a atual Greta Gerwig e a ex, Jennifer Jason Leigh, acredito que o roteiro flerta muito com seu alter ego, mas com referências diferentes.
Assistido na Tv Globo em agosto de 2021.
À Espreita do Mal
3.6 898I See You (À Espreita do Mal) – 2019
Um terror que tenta explorar suas várias vertentes se apresentando como um possível terror Slasher, mas desenvolve mais o suspense e flerta com o sobrenatural em boa parte da trama.
Mas as motivações de alguns personagens são forçadas demais, explicaram todo filme e deram um significado meio WTF. no final pra tanta enrolação.
Greg Harper (Jon Tenney) tem uma boa atuação, leva boa parte do filme nas costas, já Helen Hunt discreta na trama.
Assistido no streaming Netflix em agosto de 2021.
Blue Jasmine
3.7 1,7K Assista AgoraBlue Jasmine -2013
Um drama/comedia dirigido por Woody Allen, onde Cate Blanchet está simplesmente fenomenal no papel de Jasmine, o título do filme ainda faz um trocadilho com a música que embala o filme (Blue Moon) e o nome da personagem principal Jasmine (Janette na fase rica).
Um estudo de personagem em meio a decadência financeira, traições e mentiras. encara uma nova realidade de vida, longe do luxo, após a separação de seu marido rico Hal (Alec Baldwin), tendo que viver uma vida suburbana e tendo que conviver com os efeitos das suas atitudes do passado, tudo sempre vindo à tona em sua nova vida.
Temos na verdade um confronto de classes, que é bem explorado, mostrando o contraste entre as irmãs Ginger (Sally Hawkins) a pobre mais otimista e que vive conforme suas possibilidades, encara melhor os infortúnios e decepções da vida, sempre recomeçando, já a "ex rica" e socialite Jasmine(Cate Blanchet) sofre com a mudança de perspectivas, mesmo tentando se encaixar em um novo contexto de vida, parece que seu passado vem sempre cobrar o preço de sua atitude, que a levou a esta situação.
O filme tem seus problemas no desenvolvimento, não é um filme que busca contar uma história linear, e sim explorar as perspectivas de Jasmine em paralelo a Ginger, que apesar de coadjuvante serve de base para vermos o confronto de classes e de cultura, além de termos boas cenas e diálogos inteligentes típicos dos filmes de Allen, que neste filme manera nas cenas mais cômicas e foca mais no drama, sem ser apelativo e melodramático, assemelhando se muitos ao estilo de Almodóvar.
Não é atoa que Blanchet ganhou o Oscar em 2014, uma atuação marcante e espetacular que vai pra lista dos “O.M.G” “WTF”.
Assistido no streaming Prime Video em agosto de 2021.
Cidade Baixa
3.4 356 Assista AgoraCidade Baixa – 2005
Filme que retrata bem o realismo do submundo, em questão na Bahia, onde a história acontece.
Pobreza,prostituição,drogas,rinhas de galo,crimes e por aí vai.
A fotografia do filme é excelente, mas a trama deixa a desejar, com uma primeira metade mais agitada , onde os protagonistas são expostos, e se encontram, para começar um triangulo amoroso, com muita curtição entre os três e pequenos golpes.
Alice Braga realmente foi muito bem no papel, expondo todo lado mais dramático e sensual de uma jovem prostituta, e que acaba se apaixonando pelos dois amigos e sócios, e vive a vida pelo prazer somente, sem pensar nas consequências, talvez pelo prazer da sedução,e o fato de ser desejada pelos dois amigos, acabou criando uma rixa entre eles, apesar de parecer um jogo no começo, mas acabou mexendo com a vida de todos, a possessão e inveja do amor, falou mais alto entre eles.
A segunda metade temos mais drama, que é o forte da história, mas que apela um pouco para as cenas mais picantes em excesso, talvez pra preencher o roteiro, que poderia ter dado mais ênfase ao drama e ao desenvolvido mais lento de algumas passagens do cotidiano deles, há acontecimentos durante o filme que pouco agregam ao foco central e são descartados logo a seguir.
O final em aberto e “simbólico”, foi o ponto alto do filme na minha opinião, que é um bom filme, mas poderia ter sido melhor ,com alguns ajustes no roteiro e no desenvolvimento.
Assistido no Streaming da Globoplay em 22/08/21
O Despertar de uma Paixão
3.9 541 Assista AgoraThe Painted Veil (O Despertar de uma Paixão )-2006
Um drama /romance ,que aborda o relacionamento de um casal,onde a paixão a primeira vista, às vezes pode ser algo enganoso e trazer muitas dores e decepções.
Com boas atuações de Naomi Watts e Edward Norton,e uma bela fotografia da china feudal onde temos uma história de epidemia de colera em meio a um casamento em ruínas,recomeços, e o amadurecimento do respeito a admiração pelo outro,pode ser um remédio para a mágoa e a frustração da rejeição.
É um filme triste mas que tem uma moral bem interessante e madura sobre um relacionamento que pra se forte e duradouro ,precisa mais que um simples impulso e atração.
Filme peca em ser um pouco contemplativo demais ,poderia focar mais no relacionamento e na busca pela resolução de suas diferenças,isto até acontece em um certo momento,mas um pouco tardio ao meu ver,talvez o distanciamento excessivo dos dois tenha perdido um pouco a força da trama,e acabou sendo algo contra o filme,que é um bom filme mas poderia ser melhor.
Assistido na Netflix em 20/08/21
O Homem do Ano
3.5 255 Assista AgoraO Homem do Ano - 2003-
Filme que tem como base da história, o submundo do crime e as milícias do RJ.
Máiquel (Murilo Benício) acaba virando um bandido, meio por acaso, tenta ter uma vida normal, mas o acontecimento o torna uma figura respeitada, e acaba por seguir sua sina de “Herói”.
Com um elenco de apoio de peso, temos boas participações que acabam dando um suporte ao bom roteiro e a direção de José Henrique Fonseca, que desenvolve bem a trama.
Temos uma segunda metade mais movimentada, dando ênfase bastante aos desdobramentos da vida no crime, os tons de sarcasmo e de humor ácido dão tom e estilo a película, que se une aos grandes filmes desta época, por não ter medo de focar bastante na realidade suburbana e de abordar temas do cotidiano pesado destas pessoas, como crimes, paixões, ódio e vingança.
Assistido no streaming globoplay dia 18/08/21.
Abismo do Medo
3.2 883 Assista AgoraThe Descent (Abismo do Medo) 2005
Um Drama na sua primeira metade e depois um terror que mistura elementos do thrash/gore, na sua segunda metade, elementos de suspense e ação explorando bem o lado psicológico dos personagens.
Um filme agoniante na essência, tem um bom desenvolvimento e construção dos personagens, mas que explica pouco as motivações meio “absurdas” de elas irem para aquele local, algumas reviravoltas de personalidade e atitude em meio ao perigo, também ficaram um pouco forçadas.
O Final em aberto, e um pouco confuso no desfecho, deixou elementos para a continuação, talvez explique algumas pontas soltas no roteiro, que ficaram mal explicadas, como as criaturas e sua origem.
Assistido na Globoplay, agosto 2021.