filmow.com/usuario/lucas_bomfim
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > lucas_bomfim
24 years
Usuário desde Janeiro de 2021
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

5 = Obra Prima
4 ou 4.5 = Filmaço
3.5 = Excelente
3 = Bom
2.5 = Ok; Medíocre
2 = Ruim
1.5 = Muito Ruim
1 = Horroroso
0.5 = Piada

Últimas opiniões enviadas

  • Lucas Bomfim

    É mediano. Uma parte desse filme me deixou especialmente irritado, quando o homem de óculos(que faz o papel de passar o ponto de vista "intelectual") diz que armas de fogo devem deixar de ser produzidas pois o muro de Berlim já caiu. Que cara boçal! É um Francis Fukuyama elevado a enésima potência. Mal dá pra entender esse raciocínio. Ou pior, dá, mas é necessário uma mente simplória ao extremo.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Lucas Bomfim

    O tema principal do filme não é o trabalho, mas a mentira que se conta porque se deseja que ela fosse a verdade. E depois, a vergonha de revelar tal mentira, vergonha essa que só cresce como uma bola de neve quanto mais tempo se passa e quanto mais mentiras se conta para sustentar ela.

    É um filme de ritmo lento e que pode parecer de tema banal para alguns. Eu o considero como profundo, de tema universal por trás da aparência provinciana. Mas também não é o filme que eu mais gostei de assistir.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Lucas Bomfim

    Os filmes tardios dos Shaw Brothers são loucos. Esse extrapola todos os limites. Em alguns momentos a coreografia é sensacional graças ao Tien Chi Cheng. Em outros o excesso de efeitos e poderes do personagem estraga.

    No geral é um filme que dou uma nota mediana, apesar da incrível habilidade demonstrada pelos atores. Se alguma outra pessoa assistisse talvez tivesse uma experiência pior que a que tive, já que o filme joga uma dúzia de nomes na sua cara logo no início. Esses personagens são relacionados ao Romance/Período dos Três Reinos, do qual eu já estou bastante familiarizado. É como uma história alternativa para a morte de Sun Ce. Se você não conhece a história da Revolta dos Turbantes Amarelos, do clã Sun, Zhou Yu e as irmãs Qiao, o filme fica um pouco pior. Mas nada inassistível.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Elsira
    Elsira

    HELLO I am 18 years old. I love nude photo shoots🧜 https://v.ht/75646473

  • Lucas Bomfim
    Lucas Bomfim

    Dá para separar os filmes chineses em 3 grupos: o cinema arthouse, o cinema wuxia e o cinema contemporâneo.

    Apesar de ser um país extremamente populoso, a China(continental) não costumava produzir muitos filmes antigamente. Os únicos que produziam eram diretores que estudaram cinema academicamente. Por isso, quase todos os filmes chineses da década de 90 para trás são aqueles focados em festivais de cinema. Apesar disso eu não sou o maior fã desse tipo de filme, porque todos eles seguem uma estética e fórmula parecida: um ultra realismo que acompanha membros da classe trabalhadora chinesa pareado com jogos de câmera que tentam ser inovadores. E mesmo focando em temas que não são espetaculares, esses filmes dificilmente tem uma lição moral que serve como motor da história. Até o aclamado "In the Mood for Love" segue esse estilo. Esse tipo de filme continua sendo feito até os dias de hoje, ponho a culpa nos festivais de cinema que adoram premiar essas obras superestimadas. "Ashes of Time" é uma exceção no que segue uma temática um pouco diferente e não é realista, mas outros aspectos continuam os mesmos(os jogos de câmera e cortes, a estética sendo uma preocupação acima da narrativa).

    Um outro tipo de cinema é o cinema Wuxia de Hong Kong. Popularmente conhecidos como cinema de Kung Fu. É(era) praticamente carregado por 2 produtoras, Shaw Brothers e Golden Harvest. E a Golden Harvest é uma produtora que deriva do Shaw Brothers. É um gênero morto, hoje em dia praticamente não se produz Wuxia de qualidade(os que são produzidos entram na outra categoria, de cinema contemporâneo).

    Os filmes e as estrelas mais populares certamente são os da Golden Harvest: Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li, Donnie Yen, Sammo Hung, etc... assim como seus títulos, Enter The Dragon, Police Story, Drunken Master, Era uma vez na China, Iron Monkey. Mas entre os aficionados por cinema wuxia, certamente Shaw Brothers é o favorito e seus clássicos são postos acima desses: 36ª câmara de Shaolin, Retorno a 36ª câmara, 5 Deadly Venoms, 8 Diagram Polefighter, etc...

    Os motivos para isso são, Golden Harvest foi a responsável por tornar o cinema wuxia um gênero popular no ocidente. Não só por seus esforços de localização, mas porque os filmes da Golden Harvest são mais modernos: os cortes de câmera, os cenários, a narrativa... é tudo mais parecido com o cinema de Hollywood.

    Enquanto isso os filmes da Shaw Brothers eram feitos em massa, os cenários eram claramente cenográficos(parece que todo filme tem as nuvens no fundo que ficam paradas no mesmo lugar), pareciam uma caixa; alguns filmes são realmente toscos, outros são confusos. Só que o nível de coreografia da Shaw Brothers é outro, seus artistas são verdadeiros atletas de Wushu(não que Jackie Chan e Jet Li não sejam, mas a coreografia Shaw Brothers consegue ficar num nível acima). O nível de criatividade e experimentação do Shaw Brothers também estava acima: alguns filmes conseguem se carregar somente em quão interessantes são seus conceitos. 36ª câmara de Shaolin e 5 Deadly Venoms não são os maiores clássicos porque são os filmes com a melhor coreografia de todas(esse título deve ficar para Masked Avengers ou Crippled Avengers); o que carrega esses filmes é o quão legais são seus conceitos. Há algumas técnicas frequentemente utilizadas pela Shaw Brothers que eu gostaria de ver sendo incorporadas em filmes contemporâneos, como utilizar um set simplificado completamente branco ou cinza com apenas alguns personagens chave lutando para representar um momento importante da história; ou as técnicas que eles utilizam para aumentar o dinamismo: iniciar o filme já em uma luta, terminar o filme em menos de 1 minuto depois da luta final. "Comece a escrever uma história a partir do meio", já diziam.

    Infelizmente a Shaw Brothers parou de produzir filmes na década de 80 e passou a produzir somente para a TV, e pro fim da década de 90/começo dos anos 2000 a Golden Harvest também decaiu. Nesse século houveram poucos filmes Wuxia notáveis, como O Grande Mestre e O Tigre e o Dragão, sendo que O Tigre e o Dragão nem é focado para o público chinês. Seria interessante se lendas antigas como Jackie Chan, Jet Li e Sammo Hung tentassem reviver o gênero trabalhando como diretores, ao invés de insistirem em serem os atores ou gravarem filmes de temática policial.

    Além desses você tem os filmes contemporâneos chineses de todos os tipos. O motivo de eu colocar todos em uma mesma categoria é simples, todos são muito genéricos e mal gravados, parecem amadores, mesmo com orçamentos grandes. Se antigamente apenas aqueles formados em faculdades de cinema dirigiam filmes, hoje qualquer um se acha cineasta. Nesse século a classe média e as classes ricas chinesas cresceram muito, os novos cineastas são endinheirados sem muita cultura, criados a base de cinema de Hollywood, mas sem muita técnica. Por enquanto, assistir a esses filmes é perda de tempo.

    Ao meu ver, os filmes Wuxia do começo da década de 70 até o fim da década de 90 são o melhor que o cinema chinês tem a oferecer. Os filmes de Festival produzidos na China não passam de pretensiosidades, obras pseudo profundas. Eu ainda não vi exceções a essa regra. Do cinema mais geral, acredito que o gênero Xianxia tem potencial para se tornar popular entre adolescentes de todo o mundo, tal como os animes japoneses. Mas a técnica precisa ser aprimorada.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.