Com um "traço" de roteiro e atuações cachorras de tão amadoras e sofriveis é um trash gonzo assumido que compensa com uma atmosfera imbativel e por ser divertido e descompromissado alem da conta se utilizando e aproveitando de maximas livres da mitologia de horror e mais: apesar de mal utilizar a já prejudicada metalinguagem ainda que precariamente almejada e buscada aos tropeços é uma indiscutivel e adquirida matinê zumbi de sangue tripas e coração e um legitimo representante e expoente das pratas incorrigiveis do cinema de massa podre italiano....ruim pra doer de bom! - - - quem garante que alguma coisa ali no final envolvendo uma katana não foi levada por um certo peter jackson pra seu uber-mega-trash fome animal por querer e aumentada e substituída por um cortador de grama? vai saber?!...
PQP!!!! que filmaço!!!!! Uma das melhores experiencias que ja tive no horror fantastico!..... mistura de forma perfeita o tema de realidades paralelas de twilight zone com os melhores exemplares de suspenses psico-sexuais já feitos!!!! - - - é uma sucessão de calafrios solitudes e delirios de tirar o chapeu!!!!! definitivamente não só george romero, david lynch, tobe hooper e tantos outros estiveram aqui como muito provavelmente até a franquia de horror silent hill bebeu de toda a agua daqui!!!!!! - e pasmem: tanto king quanto kubrick com seus "iluminados" tambem (ah, à beira da loucura de carpenter um tanto tambem)......... se existir um top 10 de thrillers fantasmagoricos permanentes esse obrigatoriamente deve figurar entre os 5 mais!!!!........de alguma forma ultrapassa os inocentes e sem duvidas faz alucinaçoes do passado ser uma brincadeira de criança em todos os quesitos - o tira pra nada na verdade!!!!! perturbador como poucos...e que trilha sonora!!!!!!!!!! - - - (uma sensação levemente parecida e recente de parecer estar descobrindo algo com euforia e assombro tive assistindo ao the vast of night).......... massa demais ser surpreendido assim por algo já na barreira de seus quase sessenta anos, quase esquecido e infinitamente superior à maioria esmagadora do que se faz hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! de aplaudir de pé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 1962 hein!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
consegue resultados mais regulares e engajados do que "aconteceu perto de sua casa" na soma das partes e sem lançar mão de abordagens anti-convencionais....especialmente considerando que "aconteceu" é mais estilizado em arrojo estetico e de andamento(embora tb descontínuo e meio destemperado na sugestão e clima).......henry por sua vez foca num tipo de realismo mais conjectural de filmagem e narrativa e se destaca muito pela apatia decadente de hooker em termos de comparação com a lúdica e bizarra empatia do protagonista do filme belga, entregando resultados menos mistos - faz menos esforço e é equilibradamente distribuído sendo igualmente eficiente, mas com bem menos picos que o sardonico man bites dog.....modos operandis e pesos diferentes e complementares em ambos, que os aproximam num tipo de fascinação suja e estóica como em dois retratos sobrepostos....vale uma sessão dupla!
a naturalização moral e estetica do terror!!!; horror folclorico, horror rural, de costumes, horror bucólico, horror solar, organico, wicca....reavivados hoje com ari aster e robert eggers.....aqui em principio e tendo em Lee um menestrel de importância referencial.......terror new age.....of the ages - o "a colheita maldita" que deu certo
shockumentary obliquo com ironia humor negro e crítica embutida - que com quase certeza serviu de base pra assassinos por natureza e funny games .... violento com picos mas não impressionante na totalidade......verborragico mas não convincente de todo.....um tanto aleatorio e despressurizado pra vingar despontando como um laranja mecanica experimental dos anos 90 (será?!).....em momentos se torna até meio arbitrario arrastado e entendiante, refem da propria psicopatia vaga e sensacionalização imprecisa que quer expor.......bem, eu acho que tempos depois, irreversivel, como análise destrutiva da perda de controle e racionalidade frente a banalização do instinto provocado e testado fez bem melhor!!!! - é o exemplo da impulsividade assistida com impacto e sintomas, que faz refletir melhor porque se alterna e se contrasta pra valer em sua duração (e igualmente na pronúncia francesa, diga-se).....agora a segunda parte: mas pensando melhor e olhando com mais cuidado pra alem da pseudo-filosofia de crime sarcastica e sem tensão pronunciada deste belga, há tambem uma virada de mesa justamente na cena mais brutal retorica crua e chocante do filme (a do estupro coletivo) que nos faz duvidar da nossa capacidade de levar o filme adiante como uma mera satira morbida; aí sim ele ganha um corpo diferente e se transforma na obra cultuada e de dificil digestão que posteriormente se tornou (se virando contra ele mesmo).....dois filmes em um - e o que se destaca deles pelo motivo mais torpe, genio das profundezas!
a despeito da atuação canastrona do protagonista, do irregular desenvolvimento do plot e do final apressado que se perde em suas proprias ambições é bom e interessante mas tambem é um filme que pára onde o homem de palha original com uma trama de investigação similar por exemplo consegue ir mais longe tanto no mistério quanto na resolução...
....histeria coletiva.....sede desmedida pelo poder.....hipocrisia inconsequente....convulsão moral.....repressão sexual.....escrupulo castrado.....escrutinio parcial e juízo inexistente....circo religioso toxico....aparvalhamento social toxico.....alienação politica toxica.....freiras corcundas taradas - conflito meritocratico armado de uma era em todas elas!....freud, sade, maquiavel e seleta estiveram aqui!.....é.....nada mudou realmente.......nem pro capeta e nem pra todo o resto - e a dança das cadeiras vai afundando chãos (to be continued...).........santa inquisição batima!!!! - - - e o calvário ó!!!.....................................................................sólida, lucida e atualissima adaptação, captando bem a essencia caótica e crítica da obra atemporal de huxley no recorte da desproporcionalidade hierarquica institucional e juridica, radicalmente banais e entorpecidas em uma epoca negra e manipulativa de caça e sufocamento total das ideologias e liberdades que não comungassem com a ordem de impersonificação recorrente das situaçoes e lugares que infantilizava reduzia e destituía qualquer ser e estar pro nada.....é......nada mudou!!! ponto pra ken russell que visualmente converteu delirio e intenção em questionamento pra qualquer tempo tabu e modo de desmonte! aviso aos "padres ricardos": cuidado!.....grandier nãosevender mas sifuder na fakenews - carimbo braveheart! bravo meu ovo!...
a atmosfera, o clima, as cores do filme são incriveis....pena que o roteiro não concorde pense ou sinta da mesma forma.....é um zumbilandia cosmico new wave bem perdido e que apesar da boa ideia não deu certo......pena mesmo porque ele começa promissor com uma tomada espacial narrada que anuncia algo insolito em um iminente evento estelar (o halley estava em alta e muitas teorias conspiratorias a menos de dois anos de sua derradeira aparição pipocavam)... tudo em meio a muito neon, musica aor, misterio desolação, quando logo em seguida a esse grand theft auto zumbi meio apresentado, enquanto ja estamos naquela vibe sintonizada e movida por sintetizadores a la carpenter vem uma desaceleração abrupta sem avisar e tudo vai se perdendo a um toque de garfo sem dentes pra finalmente ja la pelo meio colapsar por inteiro sem resquicio de convicção alguma - fica bobo e desorientado até....vou logo reassistir a noite dos arrepios que é mais garantido pelo que me lembro pra passar o efeito radioativo da frustração....ate a cyndi lauper toca em um dado momento girl power, mas não toca de verdade pq é uma versão cover....aí fica dificil mesmo!!!.......poxa, nem patrick dempsey aparece pra fazer uma ponta com a dança de acasalamento do tamandua africano!!! e os zumbis em questão kd!? - escafederam-se.........beta!!!.......bagunça!!!!
Genial da forma mais incômoda errática ilógica inconclusiva e descentralizada possível! - pra muitos uma grande desculpa descriteriosa com fio minimo e desfiado de roteiro pra desfilar gore e estereotipos do terror com ridiculo volume e espalhafato....mas genial!!! isso se não for tão mais classico quanto suspiria e o massacre da serra eletrica e parque macabro juntos!!!!!!.......juntar george romero com shirley jackson e ainda bebendo da fonte de phantasma e sendo trash folclorico e estilistico ao mesmo tempo não é pra qualquer um - quentin tarantino que o diga, que foi quem lhe rebatizou com pressagio e prestigio elevando mais ainda seu status de cult que mantinha ate então só em pequenissimos circulos diluídos avulsos e escanteados, esquecidos .......um must see absoluto, seja pelo seu entendimento e compreensao inicial ou seja pelo estranhamento e irrazoabilidade abismais que ele pode provocar com picos de irritação risos mijados involuntarios e desdem cronico!!!! loucura loucura loucura!!!!!! - - - mas uma hora ou outra todos irão enxergar!!!! : e viverão no terror - - - - - circular!!!!!!!! (ps - um dos recentes que chegou perto desse e eu recomendo é a antologia southbound que poderia tambem ter sido claramente dirigida por fulci - inspirada inconscientemente pelo menos com certeza foi!)...paura bambini, paura!!!! ai meus occhi! ciao.
ok, jóinha.....só que não tem jeito, os reis nessa praia são cinema paradiso e pro meu gosto pessoal, principalmente matinê.....só não entendi mesmo foi a indicação a oscar de melhor filme...mas td bem!...então sendo assim numa realidade alternativa matinê alem de ter sido reconhecido e concorrido na categoria principal, perdeu o trofeu por pouco, porque os imperdoaveis ficou em terceiro e quem levou foi traídos pelo desejo!!!!!!!! ah e se é mesmo pra voltar e fazer justiça da maneira correta com scorsese, a ultima tentação de cristo ganhou diretor, roteiro adaptado e melhor filme em 1989!!!!!! - - - ou pelo menos empatou numa situação inedita com a pedreira maior equiparada e igualmente sem jus: ligaçoes perigosas!!!!
daqueles incriveis filmes interessantissimos e inclassificaveis a serem redescobertos!!!!! Um achado sem precedentes que poderia ter feito carreira legendaria no genero vampiro como tom hanks fez por quero ser grande na comedia de ficção; isso se não se tivesse se tornado já desde o começo tão obscuro (talvez por míopia tanto da crítica quanto do publico)...........Independente do que pode ter acontecido pra se tornar tão subestimado apagado e incompreendido é sem duvidas e por significativos motivos, bastante diferenciado sátiro e perspicaz, inteligente até!....com uma ironia racionalizada incomum desconstroi e recondiciona o ethos do vampiro classico a uma catarse convulsionada de percepção e identidade como talvez nem martin de romero intencionou por ser mais cru e ter outro proposito talvez, voltado pra obsessão misantropia e terror.....o "realismo" desse vampire kiss é menos circunstancial e mais contrastante, clínico (com humor inclusive) e vem acompanhado de ondas de alheamento um tanto mistas e mais adocicadas....e por isso mesmo tanto mais espertas na acidez quanto mais envolventes em climas de fantasia e devaneio urbanos.......se joga com paciencia e construção ao disturbio não declarado e com um foco que se alterna vindo aos poucos na esteira de um delirio psico-sexual crescente - uma comedia thriller de excentricidades mórbidas a toques de romance cortante e cínico talvez?! - - - massa!!!!!..................................é o humor negro polido por uma indulgencia estranhamente benéfica, esta banhada em auto-critica que vai se revelando no tempo certo....desse acirrado eixo e em recombinação só poderia dar essa pérola egocentrica de busca..........e não falo só da atuação de cage histrionica e excelente ou do sub-plot do assedio moral que se liga a outros subcontextos atuais e tal......falo mesmo é do efeito ambiguo de todo o conjunto e de como ele vai se encaixando por um approach redondo e afiado em certas "coincidencias" montadas pelo roteiro no estado escolhido de consciencia alterada sem o seu real convencimento delimitado, uma realidade fabricada dentro da outra, ensejadas e alcançadas por um casamento de antitese e precisão sem pretensão (mas com pretensão) ao invés de conformidades soluçoes e máximas.....
todos seduzidos em casulos...todos vôos alçados e interrompidos, erotizados.... mais que eroticos..........é sobre a insustentável manutenção - que nos une e desune, despe, veste - quase obsessiva daquilo que um dia inaceitável e invariavelmente irá irromper e "acabar" como até então se idealizava - se alimentava, pra alguma nova ou velha conversão......em busca todos os desejos são mortais, se repetem na luz da escuridão e por eles até a morte pode morrer.....vida é fetiche contra uma ausencia que não se pode medir e a sua punção maior - a dor pra existir e ousar transformar, reter.....servir e servir-se; sirva e sirva-se, será um prazer!!! slurp!!! requintado (des)obediente jogo....forte e vulneravel.....dominar e permitir...punir e prevaricar....persistir....todos ganham...todos perdem.....salute! a vida é O Fetiche!!! é somar na admirada diferença - doando e tirando - rasgando e reunindo...dividir e multiplicar...slurp!!!!! experimentar, trocar, ditar, perder, escrever, reescrever....viver é morrer é viver...slurp!!!....entomologia da luxuria e elegante decadencia flutuante.......lesbo soft suor proto-sado-maso - lycra e cetim..........ahhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!! Pinastri!!!! (duke of burgundy)
...........até mais ou menos no meio parece não acontecer muita coisa importante relevante ou emocionalmente convincente o suficiente...mas é sensivel sensato e seguro em fazer esperar até dar a guinada necessaria e engrenar sóbrio, sem receio e sem auto-piedade....e isso o faz com sapiencia, meio que nos enganando e surpreendendo ao mesmo tempo...tudo sem grandes pontualidades e principalmente sem ser melodramatico ou constrito quando o faz.....realizado com muita maturidade e delicadeza encontra sem pressa a força que vem com franqueza absurda de um jovem eric "alma" stoltz (e pra além de qualquer maquiagem que indique o caminho) - que sublime a atuação e construção de personagem se perfaz - numa perfeita empatia, sem truques ou pesos.....simplicidade e auto-confiança sinceras são passadas, alem de outras pequenas grandes coisas, tudo sempre muito bem equilibrado e completado pela presença magnetica e singular de cher que esbanja naturalidade.....mas nada...nada...te prepara pro final....que é triste sim....mas tambem é grandioso e simples.....sem esquemas....apenas beleza quase muda e rara! - como o homem elefante tb o tinha sido cinco anos antes........um par com certeza de ensina-me a viver..sem duvidas.....bucolico bonito humorado evoluído e despojado/confortante como ele - inesquecivel......e como eu demorei a assistir! - não esquecerei!!! - de verdade!!!!!!!!!!!!! sem máscara!!!!!! máscara alguma!!!!!!!!!!
Exploitation 90's!!! - menos atras da porta verde e mais um chacrinha puto e lascivo misturado com cocktail(miele) e fantasia, ambos do sbt........meio cafona fácil...meio bobinho barato.....mas muito divertido de fato - no melhor estilo da cafajestagem espalhafatosa objetificada e saturada que lhe é peculiar, e embora não tão perspicaz ou crítico como seu bizarro status de cult passou a apontar, satisfaz pela concentrada sensua...sexualidade brega e pelo arroubo fora da caixa e desavergonhado de verhoeven.....filme pelado de gafieira, malandro! - - - - - ah, e de mote um tanto similar(o da disputa/revanche/ego/impulso oscilando entre a ardencia e a decadencia), o demonio de neon (igualmente ignorado e amplamente minimizado em seu lançamento) é bem melhor....e esse sim, no meu ver é bem mais merecedor de uma reavaliação reconhecimento e culto póstero....aguardemos...
sutileza pura!!!! sincericídio total!!!!! texto primoroso!!!!!! timing e acidez perfeitos!!!!!!!!!!!!!!!!! - - - spader é o cara!!!!!!! - - - soderbergh e sua obra-prima, jamais replicada, jamais repetida!
mad sex além da cópula dos fudão!; feloses e taradosos! - the parafilia movie....filme fetichoso e totalmente transudo numa trama super transuda prum elenco mais transudo ainda, classe a e dicumforça!......cronenberg no cine privê já!!!! - - - james spader (com cabelo) é de fato e definitivamente o sr. grey: sexo, mentiras e videotape; crash; secretaria.....e zéfini!!!!!!
é um trabalho muito mais desconjuntado inconcluso vacilante e amadoristico do que propriamente metalinguistico pro terror e até menos trash do que mal feito e cheio de furos de fato, mais que uma media suportavel de erros inclusive.....mas mesmo tão defeituoso incoerente e sem sentido ainda é muito divertido e condizente com a atmosfera do período, em pleno 1988, um dos anos mais oitentistas e concentrados dentre toda a decada de 80...portanto td aqui é carregado e meio descartavel e voluvel....mas tb tão saudoso quanto qualquer um que viveu essa epoca e ainda lembra, imagina...sim!!!! - - - dica: usar sempre como recurso de escala a casa do espanto original, que é o menos pior da serie.......portanto: waxwork >house!
de estrutura e conteudo aparentemente nonsense mediocre ou como tido mais comumente por impressões equivocadas - mal feito/simplório/confuso, é considerado na verdade o ultimo pequeno-grande e proposital filme de terror fantastico da decada de 70, fechando um ciclo de produçoes (iniciando outro por influencia) imaginativas surreais e que tentaram (e conseguiram) ir na contramão das feituras lineares e padronizadamente "logicas" mesmo se doando aos buracos de um script nem sempre tão correto ou coerente e ajustado (daí tambem justamente a grande graça!)....Filme irmão de suspiria (Dario Argento) e assim como ele, tambem possui garantido um alto fator replay..... Decerto é bem mais subliminar e interessante - embora apressado e ansioso - que seu aluno mais diretamente inspirado e explícito - a hora do pesadelo de 84, e onde a noite eterna de sua lugubre cenografia(de claras limitações tecnicas e daí involutariamente estetica) e suas alucinaçoes quase cafonas de tão coletivas e unidas por uma ingenuidade atípica se encerram, se encerra tambem um tipo de estranheza e fantasia gotica unica e mutua.....a da provocação e desafio à realidade pelo sonho ultra fragmentado, ele mesmo que na maioria esmagadora das vezes é descentralizado tosco e sem sentido mas que por isso mesmo fica na memoria e no inconsciente com maior expressao quando lembrado ao mínimo - fatalmente retendo mais significado emocional profundo que qualquer outra mentalização...e fazendo juz à fuga interna como um dos temas mais curiosos onipresentes e misteriosos que se tem noticia quando dele se lança mão a tentar desvenda-lo, só aumentando mais sua propria mítica.....ah.. e alem de craven... outro que bebeu dessa fonte foi o carpenter, basta ouvir o tema principal de a bruma assassina de um ano depois deste pra conferir a quase que igual sonoridade... aqui é cult de verdade!!!!!!! boyyyyyyyyyyyyyy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
como o poema erotico ambiguo e existencialista que é abstraído e moldado pra um road movie atmosferico silencioso e assombrado humilha por ex. ex-machina de todas as formas possiveis em td que este não conseguiu ser e evocar.....se não soubesse ser de quem é eu juraria que é um produto da fase afiada do nicolas roeg ou coisa similar misturada com o lado mais subversivo e alusivo de danny boyle.....irresistivelmente metamorfico e reflexivo.....um quieto achado sobre identidade solidão consciencia e instinto! Um achado!!!! - a trilha inclusive é pra entrar em transe enquanto a antropofagia da sobrevivencia é filosofada com perspicacia nas imagens! - e outra como certeza: sob o indefensavel predatismo de johansson se morre sempre de picadura!!!! slurp!
incompreendido...subestimado e filmaço sim!(ser sutil na maior parte e explodir sem vergonha ao final é um bônus e um teste de personalidade inconteste) - talvez sofrendo do mesmo estigma e complexo do demonio de neon..... De uma abordagem bem diferente até do que se antecipa e imagina(nem lá nem cá) levando em consideração a propria excentricidade do fantastico giallo original é tão bom quanto o mesmo e dispensa comparações diretas ate porque respira uma atmosfera tão ou mais europeia densa distintamente macabra e cheia de luzes místicas e planos delirantes.....em si, reimaginado, substitui justamente o surrealismo as paisagens oniricas e as tintas contrastantes do estilizado e fabular argento por algo primal um tanto erotico e principalmente de elegancia fantasmagorica que evoca de antonioni a brian de palma passando por ken russell jess franco zulawski (e bava talvez) - mas a violencia e o feminismo, adaptados e inalterados!.....elegíaco!!!!! merece ser visto - independente do proprio argento.... e de hereditario... e de a bruxa tb!!!!...pra isso deixe seu "preconceito" e expectativa formal de lado assistindo junto com vc......vc perceberá no ar algo chegando..... e chamando......ps: a unica coisa claramente em um andar abaixo mesmo nos seus momentos mais altos é a trilha sonora que mesmo competente e sugestiva não consegue competir com a obra magistral e hipnotica que a banda goblin produziu em 1977....e viva jessica harper...surpreso tb pela dakota a la adjani...e tilda como sempre sem comentarios - surpreende e eleva tudo!!!! - come to the sabbath!!!!!!!!
Demons: Filhos das Trevas
3.7 200Com um "traço" de roteiro e atuações cachorras de tão amadoras e sofriveis é um trash gonzo assumido que compensa com uma atmosfera imbativel e por ser divertido e descompromissado alem da conta se utilizando e aproveitando de maximas livres da mitologia de horror e mais: apesar de mal utilizar a já prejudicada metalinguagem ainda que precariamente almejada e buscada aos tropeços é uma indiscutivel e adquirida matinê zumbi de sangue tripas e coração e um legitimo representante e expoente das pratas incorrigiveis do cinema de massa podre italiano....ruim pra doer de bom! - - - quem garante que alguma coisa ali no final envolvendo uma katana não foi levada por um certo peter jackson pra seu uber-mega-trash fome animal por querer e aumentada e substituída por um cortador de grama? vai saber?!...
O Parque Macabro
3.8 142 Assista AgoraPQP!!!! que filmaço!!!!! Uma das melhores experiencias que ja tive no horror fantastico!..... mistura de forma perfeita o tema de realidades paralelas de twilight zone com os melhores exemplares de suspenses psico-sexuais já feitos!!!! - - - é uma sucessão de calafrios solitudes e delirios de tirar o chapeu!!!!! definitivamente não só george romero, david lynch, tobe hooper e tantos outros estiveram aqui como muito provavelmente até a franquia de horror silent hill bebeu de toda a agua daqui!!!!!! - e pasmem: tanto king quanto kubrick com seus "iluminados" tambem (ah, à beira da loucura de carpenter um tanto tambem)......... se existir um top 10 de thrillers fantasmagoricos permanentes esse obrigatoriamente deve figurar entre os 5 mais!!!!........de alguma forma ultrapassa os inocentes e sem duvidas faz alucinaçoes do passado ser uma brincadeira de criança em todos os quesitos - o tira pra nada na verdade!!!!! perturbador como poucos...e que trilha sonora!!!!!!!!!! - - - (uma sensação levemente parecida e recente de parecer estar descobrindo algo com euforia e assombro tive assistindo ao the vast of night).......... massa demais ser surpreendido assim por algo já na barreira de seus quase sessenta anos, quase esquecido e infinitamente superior à maioria esmagadora do que se faz hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! de aplaudir de pé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 1962 hein!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Retrato de um Assassino
3.5 187consegue resultados mais regulares e engajados do que "aconteceu perto de sua casa" na soma das partes e sem lançar mão de abordagens anti-convencionais....especialmente considerando que "aconteceu" é mais estilizado em arrojo estetico e de andamento(embora tb descontínuo e meio destemperado na sugestão e clima).......henry por sua vez foca num tipo de realismo mais conjectural de filmagem e narrativa e se destaca muito pela apatia decadente de hooker em termos de comparação com a lúdica e bizarra empatia do protagonista do filme belga, entregando resultados menos mistos - faz menos esforço e é equilibradamente distribuído sendo igualmente eficiente, mas com bem menos picos que o sardonico man bites dog.....modos operandis e pesos diferentes e complementares em ambos, que os aproximam num tipo de fascinação suja e estóica como em dois retratos sobrepostos....vale uma sessão dupla!
Menina Má.Com
3.3 1,2Krapadura é doce...mas né moli não...quebra-queixo the movie! boni!
O Homem de Palha
4.0 482 Assista Agoraa naturalização moral e estetica do terror!!!; horror folclorico, horror rural, de costumes, horror bucólico, horror solar, organico, wicca....reavivados hoje com ari aster e robert eggers.....aqui em principio e tendo em Lee um menestrel de importância referencial.......terror new age.....of the ages - o "a colheita maldita" que deu certo
Aconteceu Perto da Sua Casa
3.8 102shockumentary obliquo com ironia humor negro e crítica embutida - que com quase certeza serviu de base pra assassinos por natureza e funny games .... violento com picos mas não impressionante na totalidade......verborragico mas não convincente de todo.....um tanto aleatorio e despressurizado pra vingar despontando como um laranja mecanica experimental dos anos 90 (será?!).....em momentos se torna até meio arbitrario arrastado e entendiante, refem da propria psicopatia vaga e sensacionalização imprecisa que quer expor.......bem, eu acho que tempos depois, irreversivel, como análise destrutiva da perda de controle e racionalidade frente a banalização do instinto provocado e testado fez bem melhor!!!! - é o exemplo da impulsividade assistida com impacto e sintomas, que faz refletir melhor porque se alterna e se contrasta pra valer em sua duração (e igualmente na pronúncia francesa, diga-se).....agora a segunda parte: mas pensando melhor e olhando com mais cuidado pra alem da pseudo-filosofia de crime sarcastica e sem tensão pronunciada deste belga, há tambem uma virada de mesa justamente na cena mais brutal retorica crua e chocante do filme (a do estupro coletivo) que nos faz duvidar da nossa capacidade de levar o filme adiante como uma mera satira morbida; aí sim ele ganha um corpo diferente e se transforma na obra cultuada e de dificil digestão que posteriormente se tornou (se virando contra ele mesmo).....dois filmes em um - e o que se destaca deles pelo motivo mais torpe, genio das profundezas!
Foi Deus Quem Mandou
3.4 23a despeito da atuação canastrona do protagonista, do irregular desenvolvimento do plot e do final apressado que se perde em suas proprias ambições é bom e interessante mas tambem é um filme que pára onde o homem de palha original com uma trama de investigação similar por exemplo consegue ir mais longe tanto no mistério quanto na resolução...
Os Demônios
3.9 153....histeria coletiva.....sede desmedida pelo poder.....hipocrisia inconsequente....convulsão moral.....repressão sexual.....escrupulo castrado.....escrutinio parcial e juízo inexistente....circo religioso toxico....aparvalhamento social toxico.....alienação politica toxica.....freiras corcundas taradas - conflito meritocratico armado de uma era em todas elas!....freud, sade, maquiavel e seleta estiveram aqui!.....é.....nada mudou realmente.......nem pro capeta e nem pra todo o resto - e a dança das cadeiras vai afundando chãos (to be continued...).........santa inquisição batima!!!! - - - e o calvário ó!!!.....................................................................sólida, lucida e atualissima adaptação, captando bem a essencia caótica e crítica da obra atemporal de huxley no recorte da desproporcionalidade hierarquica institucional e juridica, radicalmente banais e entorpecidas em uma epoca negra e manipulativa de caça e sufocamento total das ideologias e liberdades que não comungassem com a ordem de impersonificação recorrente das situaçoes e lugares que infantilizava reduzia e destituía qualquer ser e estar pro nada.....é......nada mudou!!! ponto pra ken russell que visualmente converteu delirio e intenção em questionamento pra qualquer tempo tabu e modo de desmonte! aviso aos "padres ricardos": cuidado!.....grandier nãosevender mas sifuder na fakenews - carimbo braveheart! bravo meu ovo!...
A Noite do Cometa
2.8 84a atmosfera, o clima, as cores do filme são incriveis....pena que o roteiro não concorde pense ou sinta da mesma forma.....é um zumbilandia cosmico new wave bem perdido e que apesar da boa ideia não deu certo......pena mesmo porque ele começa promissor com uma tomada espacial narrada que anuncia algo insolito em um iminente evento estelar (o halley estava em alta e muitas teorias conspiratorias a menos de dois anos de sua derradeira aparição pipocavam)... tudo em meio a muito neon, musica aor, misterio desolação, quando logo em seguida a esse grand theft auto zumbi meio apresentado, enquanto ja estamos naquela vibe sintonizada e movida por sintetizadores a la carpenter vem uma desaceleração abrupta sem avisar e tudo vai se perdendo a um toque de garfo sem dentes pra finalmente ja la pelo meio colapsar por inteiro sem resquicio de convicção alguma - fica bobo e desorientado até....vou logo reassistir a noite dos arrepios que é mais garantido pelo que me lembro pra passar o efeito radioativo da frustração....ate a cyndi lauper toca em um dado momento girl power, mas não toca de verdade pq é uma versão cover....aí fica dificil mesmo!!!.......poxa, nem patrick dempsey aparece pra fazer uma ponta com a dança de acasalamento do tamandua africano!!! e os zumbis em questão kd!? - escafederam-se.........beta!!!.......bagunça!!!!
Terror nas Trevas
3.6 132Genial da forma mais incômoda errática ilógica inconclusiva e descentralizada possível! - pra muitos uma grande desculpa descriteriosa com fio minimo e desfiado de roteiro pra desfilar gore e estereotipos do terror com ridiculo volume e espalhafato....mas genial!!! isso se não for tão mais classico quanto suspiria e o massacre da serra eletrica e parque macabro juntos!!!!!!.......juntar george romero com shirley jackson e ainda bebendo da fonte de phantasma e sendo trash folclorico e estilistico ao mesmo tempo não é pra qualquer um - quentin tarantino que o diga, que foi quem lhe rebatizou com pressagio e prestigio elevando mais ainda seu status de cult que mantinha ate então só em pequenissimos circulos diluídos avulsos e escanteados, esquecidos .......um must see absoluto, seja pelo seu entendimento e compreensao inicial ou seja pelo estranhamento e irrazoabilidade abismais que ele pode provocar com picos de irritação risos mijados involuntarios e desdem cronico!!!! loucura loucura loucura!!!!!! - - - mas uma hora ou outra todos irão enxergar!!!! : e viverão no terror - - - - - circular!!!!!!!! (ps - um dos recentes que chegou perto desse e eu recomendo é a antologia southbound que poderia tambem ter sido claramente dirigida por fulci - inspirada inconscientemente pelo menos com certeza foi!)...paura bambini, paura!!!! ai meus occhi! ciao.
A Invenção de Hugo Cabret
4.0 3,6K Assista Agoraok, jóinha.....só que não tem jeito, os reis nessa praia são cinema paradiso e pro meu gosto pessoal, principalmente matinê.....só não entendi mesmo foi a indicação a oscar de melhor filme...mas td bem!...então sendo assim numa realidade alternativa matinê alem de ter sido reconhecido e concorrido na categoria principal, perdeu o trofeu por pouco, porque os imperdoaveis ficou em terceiro e quem levou foi traídos pelo desejo!!!!!!!! ah e se é mesmo pra voltar e fazer justiça da maneira correta com scorsese, a ultima tentação de cristo ganhou diretor, roteiro adaptado e melhor filme em 1989!!!!!! - - - ou pelo menos empatou numa situação inedita com a pedreira maior equiparada e igualmente sem jus: ligaçoes perigosas!!!!
Um Estranho Vampiro
3.0 72 Assista Agoradaqueles incriveis filmes interessantissimos e inclassificaveis a serem redescobertos!!!!! Um achado sem precedentes que poderia ter feito carreira legendaria no genero vampiro como tom hanks fez por quero ser grande na comedia de ficção; isso se não se tivesse se tornado já desde o começo tão obscuro (talvez por míopia tanto da crítica quanto do publico)...........Independente do que pode ter acontecido pra se tornar tão subestimado apagado e incompreendido é sem duvidas e por significativos motivos, bastante diferenciado sátiro e perspicaz, inteligente até!....com uma ironia racionalizada incomum desconstroi e recondiciona o ethos do vampiro classico a uma catarse convulsionada de percepção e identidade como talvez nem martin de romero intencionou por ser mais cru e ter outro proposito talvez, voltado pra obsessão misantropia e terror.....o "realismo" desse vampire kiss é menos circunstancial e mais contrastante, clínico (com humor inclusive) e vem acompanhado de ondas de alheamento um tanto mistas e mais adocicadas....e por isso mesmo tanto mais espertas na acidez quanto mais envolventes em climas de fantasia e devaneio urbanos.......se joga com paciencia e construção ao disturbio não declarado e com um foco que se alterna vindo aos poucos na esteira de um delirio psico-sexual crescente - uma comedia thriller de excentricidades mórbidas a toques de romance cortante e cínico talvez?! - - - massa!!!!!..................................é o humor negro polido por uma indulgencia estranhamente benéfica, esta banhada em auto-critica que vai se revelando no tempo certo....desse acirrado eixo e em recombinação só poderia dar essa pérola egocentrica de busca..........e não falo só da atuação de cage histrionica e excelente ou do sub-plot do assedio moral que se liga a outros subcontextos atuais e tal......falo mesmo é do efeito ambiguo de todo o conjunto e de como ele vai se encaixando por um approach redondo e afiado em certas "coincidencias" montadas pelo roteiro no estado escolhido de consciencia alterada sem o seu real convencimento delimitado, uma realidade fabricada dentro da outra, ensejadas e alcançadas por um casamento de antitese e precisão sem pretensão (mas com pretensão) ao invés de conformidades soluçoes e máximas.....
O Duque de Burgundy
3.3 80todos seduzidos em casulos...todos vôos alçados e interrompidos, erotizados.... mais que eroticos..........é sobre a insustentável manutenção - que nos une e desune, despe, veste - quase obsessiva daquilo que um dia inaceitável e invariavelmente irá irromper e "acabar" como até então se idealizava - se alimentava, pra alguma nova ou velha conversão......em busca todos os desejos são mortais, se repetem na luz da escuridão e por eles até a morte pode morrer.....vida é fetiche contra uma ausencia que não se pode medir e a sua punção maior - a dor pra existir e ousar transformar, reter.....servir e servir-se; sirva e sirva-se, será um prazer!!! slurp!!! requintado (des)obediente jogo....forte e vulneravel.....dominar e permitir...punir e prevaricar....persistir....todos ganham...todos perdem.....salute! a vida é O Fetiche!!! é somar na admirada diferença - doando e tirando - rasgando e reunindo...dividir e multiplicar...slurp!!!!! experimentar, trocar, ditar, perder, escrever, reescrever....viver é morrer é viver...slurp!!!....entomologia da luxuria e elegante decadencia flutuante.......lesbo soft suor proto-sado-maso - lycra e cetim..........ahhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!! Pinastri!!!! (duke of burgundy)
Marcas do Destino
4.0 196...........até mais ou menos no meio parece não acontecer muita coisa importante relevante ou emocionalmente convincente o suficiente...mas é sensivel sensato e seguro em fazer esperar até dar a guinada necessaria e engrenar sóbrio, sem receio e sem auto-piedade....e isso o faz com sapiencia, meio que nos enganando e surpreendendo ao mesmo tempo...tudo sem grandes pontualidades e principalmente sem ser melodramatico ou constrito quando o faz.....realizado com muita maturidade e delicadeza encontra sem pressa a força que vem com franqueza absurda de um jovem eric "alma" stoltz (e pra além de qualquer maquiagem que indique o caminho) - que sublime a atuação e construção de personagem se perfaz - numa perfeita empatia, sem truques ou pesos.....simplicidade e auto-confiança sinceras são passadas, alem de outras pequenas grandes coisas, tudo sempre muito bem equilibrado e completado pela presença magnetica e singular de cher que esbanja naturalidade.....mas nada...nada...te prepara pro final....que é triste sim....mas tambem é grandioso e simples.....sem esquemas....apenas beleza quase muda e rara! - como o homem elefante tb o tinha sido cinco anos antes........um par com certeza de ensina-me a viver..sem duvidas.....bucolico bonito humorado evoluído e despojado/confortante como ele - inesquecivel......e como eu demorei a assistir! - não esquecerei!!! - de verdade!!!!!!!!!!!!! sem máscara!!!!!! máscara alguma!!!!!!!!!!
Showgirls
3.0 210 Assista AgoraExploitation 90's!!! - menos atras da porta verde e mais um chacrinha puto e lascivo misturado com cocktail(miele) e fantasia, ambos do sbt........meio cafona fácil...meio bobinho barato.....mas muito divertido de fato - no melhor estilo da cafajestagem espalhafatosa objetificada e saturada que lhe é peculiar, e embora não tão perspicaz ou crítico como seu bizarro status de cult passou a apontar, satisfaz pela concentrada sensua...sexualidade brega e pelo arroubo fora da caixa e desavergonhado de verhoeven.....filme pelado de gafieira, malandro! - - - - - ah, e de mote um tanto similar(o da disputa/revanche/ego/impulso oscilando entre a ardencia e a decadencia), o demonio de neon (igualmente ignorado e amplamente minimizado em seu lançamento) é bem melhor....e esse sim, no meu ver é bem mais merecedor de uma reavaliação reconhecimento e culto póstero....aguardemos...
Sexo, Mentiras e Videotape
3.7 251 Assista Agorasutileza pura!!!! sincericídio total!!!!! texto primoroso!!!!!! timing e acidez perfeitos!!!!!!!!!!!!!!!!! - - - spader é o cara!!!!!!! - - - soderbergh e sua obra-prima, jamais replicada, jamais repetida!
Crash: Estranhos Prazeres
3.6 328 Assista Agoramad sex além da cópula dos fudão!; feloses e taradosos! - the parafilia movie....filme fetichoso e totalmente transudo numa trama super transuda prum elenco mais transudo ainda, classe a e dicumforça!......cronenberg no cine privê já!!!! - - - james spader (com cabelo) é de fato e definitivamente o sr. grey: sexo, mentiras e videotape; crash; secretaria.....e zéfini!!!!!!
A Passagem
3.0 41é um trabalho muito mais desconjuntado inconcluso vacilante e amadoristico do que propriamente metalinguistico pro terror e até menos trash do que mal feito e cheio de furos de fato, mais que uma media suportavel de erros inclusive.....mas mesmo tão defeituoso incoerente e sem sentido ainda é muito divertido e condizente com a atmosfera do período, em pleno 1988, um dos anos mais oitentistas e concentrados dentre toda a decada de 80...portanto td aqui é carregado e meio descartavel e voluvel....mas tb tão saudoso quanto qualquer um que viveu essa epoca e ainda lembra, imagina...sim!!!! - - - dica: usar sempre como recurso de escala a casa do espanto original, que é o menos pior da serie.......portanto: waxwork >house!
Thor: Ragnarok
3.7 1,9K Assista Agorasuper chucha contra o baixo-astral...
Alice
4.1 265dark...o verdadeiro e único filme que tim burton queria (devia) ter feito por lewis carroll!...stop...motion..stop...motion...motion...stop...
Fantasma
3.4 145de estrutura e conteudo aparentemente nonsense mediocre ou como tido mais comumente por impressões equivocadas - mal feito/simplório/confuso, é considerado na verdade o ultimo pequeno-grande e proposital filme de terror fantastico da decada de 70, fechando um ciclo de produçoes (iniciando outro por influencia) imaginativas surreais e que tentaram (e conseguiram) ir na contramão das feituras lineares e padronizadamente "logicas" mesmo se doando aos buracos de um script nem sempre tão correto ou coerente e ajustado (daí tambem justamente a grande graça!)....Filme irmão de suspiria (Dario Argento) e assim como ele, tambem possui garantido um alto fator replay..... Decerto é bem mais subliminar e interessante - embora apressado e ansioso - que seu aluno mais diretamente inspirado e explícito - a hora do pesadelo de 84, e onde a noite eterna de sua lugubre cenografia(de claras limitações tecnicas e daí involutariamente estetica) e suas alucinaçoes quase cafonas de tão coletivas e unidas por uma ingenuidade atípica se encerram, se encerra tambem um tipo de estranheza e fantasia gotica unica e mutua.....a da provocação e desafio à realidade pelo sonho ultra fragmentado, ele mesmo que na maioria esmagadora das vezes é descentralizado tosco e sem sentido mas que por isso mesmo fica na memoria e no inconsciente com maior expressao quando lembrado ao mínimo - fatalmente retendo mais significado emocional profundo que qualquer outra mentalização...e fazendo juz à fuga interna como um dos temas mais curiosos onipresentes e misteriosos que se tem noticia quando dele se lança mão a tentar desvenda-lo, só aumentando mais sua propria mítica.....ah.. e alem de craven... outro que bebeu dessa fonte foi o carpenter, basta ouvir o tema principal de a bruma assassina de um ano depois deste pra conferir a quase que igual sonoridade... aqui é cult de verdade!!!!!!! boyyyyyyyyyyyyyy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sob a Pele
3.2 1,4K Assista Agoracomo o poema erotico ambiguo e existencialista que é abstraído e moldado pra um road movie atmosferico silencioso e assombrado humilha por ex. ex-machina de todas as formas possiveis em td que este não conseguiu ser e evocar.....se não soubesse ser de quem é eu juraria que é um produto da fase afiada do nicolas roeg ou coisa similar misturada com o lado mais subversivo e alusivo de danny boyle.....irresistivelmente metamorfico e reflexivo.....um quieto achado sobre identidade solidão consciencia e instinto! Um achado!!!! - a trilha inclusive é pra entrar em transe enquanto a antropofagia da sobrevivencia é filosofada com perspicacia nas imagens! - e outra como certeza: sob o indefensavel predatismo de johansson se morre sempre de picadura!!!! slurp!
Suspíria: A Dança do Medo
3.7 1,2K Assista Agoraincompreendido...subestimado e filmaço sim!(ser sutil na maior parte e explodir sem vergonha ao final é um bônus e um teste de personalidade inconteste) - talvez sofrendo do mesmo estigma e complexo do demonio de neon..... De uma abordagem bem diferente até do que se antecipa e imagina(nem lá nem cá) levando em consideração a propria excentricidade do fantastico giallo original é tão bom quanto o mesmo e dispensa comparações diretas ate porque respira uma atmosfera tão ou mais europeia densa distintamente macabra e cheia de luzes místicas e planos delirantes.....em si, reimaginado, substitui justamente o surrealismo as paisagens oniricas e as tintas contrastantes do estilizado e fabular argento por algo primal um tanto erotico e principalmente de elegancia fantasmagorica que evoca de antonioni a brian de palma passando por ken russell jess franco zulawski (e bava talvez) - mas a violencia e o feminismo, adaptados e inalterados!.....elegíaco!!!!! merece ser visto - independente do proprio argento.... e de hereditario... e de a bruxa tb!!!!...pra isso deixe seu "preconceito" e expectativa formal de lado assistindo junto com vc......vc perceberá no ar algo chegando..... e chamando......ps: a unica coisa claramente em um andar abaixo mesmo nos seus momentos mais altos é a trilha sonora que mesmo competente e sugestiva não consegue competir com a obra magistral e hipnotica que a banda goblin produziu em 1977....e viva jessica harper...surpreso tb pela dakota a la adjani...e tilda como sempre sem comentarios - surpreende e eleva tudo!!!! - come to the sabbath!!!!!!!!
Missão: Marte
3.0 142 Assista Agoranão bom...