Inicialmente, "Prélude" se insinua como um coming of age tradicional. Dentro de um conservatório, David batalha em busca de uma conquista amorosa e de uma bolsa de estudo numa prestigiada escola de música. Porém, o decorrer da narrativa leva a história por outros caminhos. Mesmo alcançando seus objetivos, o jovem continua sentindo uma espécie de "vazio existencial". Pessoalmente, tive dificuldade de captar o sentido disso e entender como sendo algo coerente dentro do filme, mas o final trágico demonstra uma certa intencionalidade da diretora.
Um filme sobre o "blá, blá, blá" que envolve a relação entre as crianças e os adultos. É muito bem produzido e com algumas cenas realmente tocantes. Contudo, não inova na abordagem da temática. Como ponto alto da obra, destaco a interpretação que o Joaquin Phoenix faz de trechos de dois livros: "Star child", de Claire Nivola; e "An incomplete list of what the camera enables", de Kirsten Johnson.
Mesmo não entrando na minha lista de coming of age preferidos, preciso reconhecer que esse filme consegue ser interessante na sua proposta. As diferenças culturais, econômicas e familiares entre Janik e Samuel são bem demarcadas e o afeto que une os dois também é palpável.
Algumas cenas são realmente encantadoras, como toda a sequência que envolve os dois drogados e depois Janik transando com a mãe de Samuel. No final do filme, pelo que pude entender, Samuel permanece na Turquia e Janik retorna para a Alemanha. Porém, ao aguar a muda que Samuel havia plantado, Janik mostra que seguirá cultivando algo do amigo dentro dele.
Documentário valioso para quem tem interesse na obra de Visconti ou pelo menos no seu aclamado filme "Morte em Veneza". Ao ser escolhido como Tadzio, o jovem sueco Bjorn Andresen é colocado diante de um contexto de superexposição. O documentário mostra como ele não estava preparado para isso e as formas pelas quais esse passado continua o afetando mesmo depois de tanto tempo.
A avó de Bjorn teve um papel crucial nisso, pois desde cedo ela tentou emplacar o neto em algum projeto que o transformasse numa celebridade. O filme também mostra outros fatores familiares que fizeram Bjorn sofrer muito ao longo da sua vida: a morte prematura da mãe; o desconhecimento sobre a identidade do pai; e, por fim, a perda de um filho.
Tudo isso ajuda a explicar o porquê Bjorn Andresen chega à velhice vivendo em estado de desajuste com a realidade que o cerca. Para além do rostinho bonito que marcou uma época, os documentaristas apresentam um ser humano que teve uma trajetória de vida profundamente dolorosa. Foi nesse contexto que ser "o garoto mais lindo do mundo" se tornou um fardo na vida de Bjorn Andresen.
O par de protagonistas dominam a cena de uma forma tão absurda... Isso não é apenas um filme, é uma experiência audiovisual única. Por isso, vivo procurando coisas assim pra assistir!
A narrativa é interessante e bem ambientada. Gostei de conferir! Piotrek está ao lado da mãe curtindo as férias de verão. Em meio a essa tranquilidade, começam a surgir algumas turbulências: um afogamento que ocorre no lago; a mãe que costuma sair toda noite em busca de atenção; e uma nova vizinha com quem ele estabelece contato.
Cada uma dessas tramas vai sendo desenvolvida ao longo do filme, mas a relação entre mãe e filho continua sendo o foco. O garoto tenta impedir a mãe de sair a noite, pois percebe que ela está traindo o pai. Este, quando retorna para casa, descobre a traição e rapidamente agenda novas viagens para ficar longe da família.
Piotrek termina culpando a mãe por tudo e faz questão de demonstrar isso na cena em que ele se afasta dos trilhos do trem no último segundo. Talvez isso faça sentido na cabeça dele, mas obviamente o mãe não tem culpa de nada. Com o marido longe por tanto tempo, naturalmente ela iria procurar conforto em outros braços.
Em sua estrutura concisa e de curta duração, a narrativa sobre Sequin consegue ser bem interessante e entreter em quase todos os seus minutos. Até parecia que ia se perder no final, mas acabou entregando na última cena uma lição doce e valiosa.
Nada de sexo com anônimos ou de ilusões com um garoto visto numa orgia. O que um garoto de 16 anos precisa é do simples e banal: trocar beijinhos com o colega de turma enquanto assiste um filminho romântico no seu quarto. É esse o recado dado pela película.
Ótima película, une com sabedoria o amadurecimento adolescente com o contexto político tumultuado do Chile. Impossível não associar a relação entre o padre e as crianças com o filme "Adeus, meninos", de Louis Malle.
É interessante observar também que a narrativa se inicia com o colégio tentando superar a desigualdade social entre crianças ricas e pobres. Para isso, promove o convívio numa mesma classe entre meninos como Pedro e Gonzalo. Contudo, após o golpe militar que destituiu Salvador Allende do poder, esse sonho de igualdade é totalmente destruído. Como símbolo disso, vemos a família de Pedro sofrendo a repressão dos militares, enquanto Gonzalo escapa justamente por vestir roupas que não aparentavam ser de uma pessoa pobre.
Parecia apenas um trabalho inusitado, mas nosso espião acabou se envolvendo emocionalmente no caso. Impossível condená-lo, afinal, quem no seu lugar também não faria igual?
A cena em que os garotos brincam de torturar e de assaltar bancos é tão sutilmente dolorosa de se assistir. Ela só não é mais impactante do que a última cena entre Pixote e Sueli, um momento carregado de traumas e simbolismos.
Penso que a cena final com Pixote nos trilhos da ferrovia significa que o destino dele já está traçado. Ele irá trilhar um caminho imposto por uma sociedade violenta, sem liberade para mudar seu rumo.
De maneira geral, acho que só não gostei das cenas de morte. Penso que elas poderiam ter sido melhor trabalhadas. Contudo, de modo específico, gostaria de elogiar o ator que interpretou a Lilica. Ele foi brilhante, conseguiu fugir dos estereótipos e dar vida a uma personagem poderosa.
Vi na mostra de cinema soviético que tá rolando no canal do Youtube do CPC-UMES FIlmes. Uma experiência audiovisual arrebatadora. Pretendo ver novamente, pois é o tipo de obra que fica melhor cada vez que retornamos a ela.
Esse filme tem muitos méritos, pois me fez se importar com os personagens, sofrer com eles em praticamente todos os momentos. Saber que tudo de fato aconteceu só intensifica as sensações. Destaque para a grande atuação do Louis Hofmann interpretando Wolfgang.
"Freedom, freedom. Sometimes I feel like a motherless child."
Um retrato honesto da juventude dinamarquesa nos anos 50. Envoltas na inocência, as meninas e meninos convivem com os processos de aceitação e exclusão. Pena que o cotidiano dos personagens se desenvolve sem uma elaboração maior. Com isso, a película termina sendo apenas a fotografia fria de um tempo.
Após assistir "Adeus, meninos", fiquei muito interessado pela filmografia do Louis Malle. Aqui outro bom filme do diretor, que realmente consegue ser brilhante ao explorar a passagem da infância para o mundo dos adultos. Espero que a burguesia, ao assistir "O sopro do coração", não fique indignada com o retrato do adultério e do incesto, pois o que incomoda mesmo nesse filme é a forma como essa família trata os empregados.
Esse filme peca pelo excesso de "maneirismos". Porém, me agradou bastante a mensagem que ele comunica: a busca pela beleza e pela perfeição é uma busca suicida.
O diretor escolheu contar a história das exceções, das "ovelhas negras", e não daquela maioria de jovens que foram a norma, isto é, as "ovelhas cegas". Ao fazer isso, o filme deixou de ser um profundo registro histórico e se tornou uma narrativa piegas e melodramática. A morte heróica do primeiro garoto e o suicídio do segundo são completamete inverossímeis. Além disso, para finalizar, a decisão de Friedrich em não lutar também é algo que destoa completamente dentro da narrativa.
Enfim, fiquei muito decepcionado com o caminho que o filme escolheu trilhar. Ele tem boas cenas e aborda um contexto social poderoso, por isso poderia ter entregue muito mais.
Talvez o que tenha me incomodado nesse filme é o fato de que o protagonista não é protagonista realmente. Ele e a menina são, em última análise, apenas marionetes dos adultos. Estes, por sua vez, estão lidando com seus traumas do passado de maneira bastante desonesta.
Não sei exatamente o que ocorreu entre Cindy e Keith no passado, mas concordo que muito provavelmente eles são os verdadeiros pais do Ryder. O fato de Don ficar fora da fotografia da família me parece ser uma evidencia bastante sólida disso.
No mais, me pareceu muito inverossímil a maneira cega como Molly obedece o pai. E, pior, mais inverossímil ainda é a forma como Ryder se submete a vontade de todos.
Que beleza de filme! Curto demais assistir esse tipo de coming of age. O personagem do Martin transmite uma autencidade fantástica e o roteiro, apesar de usar alguns facilitadores, em nenhum momento opta pelo caminho mais óbvio. Além de tudo, foi uma ótima surpresa reencontrar nesse longa atores de duas séries que amo: Rita e Borgen.
Meu plano é ter uma filosofia de vida parecida com a da personagem Marge: família em primeiro lugar; amigos em segundo; e o trabalho numa distante terceira posição. Contudo, ele ainda assim será bem feito, não é mesmo?
A.I. Inteligência Artificial
3.9 2,0K Assista AgoraO que é a realidade? Para nós, humanos, ser real é acreditar em mentiras. Por isso, David é sim um menino de verdade.
A Rota Selvagem
3.7 73 Assista AgoraImpressão minha ou o Charlie Plummer interpreta o mesmo personagem em todos os seus trabalhos?
Prelude
3.1 2Inicialmente, "Prélude" se insinua como um coming of age tradicional. Dentro de um conservatório, David batalha em busca de uma conquista amorosa e de uma bolsa de estudo numa prestigiada escola de música. Porém, o decorrer da narrativa leva a história por outros caminhos. Mesmo alcançando seus objetivos, o jovem continua sentindo uma espécie de "vazio existencial". Pessoalmente, tive dificuldade de captar o sentido disso e entender como sendo algo coerente dentro do filme, mas o final trágico demonstra uma certa intencionalidade da diretora.
Sempre em Frente
3.9 160Um filme sobre o "blá, blá, blá" que envolve a relação entre as crianças e os adultos. É muito bem produzido e com algumas cenas realmente tocantes. Contudo, não inova na abordagem da temática. Como ponto alto da obra, destaco a interpretação que o Joaquin Phoenix faz de trechos de dois livros: "Star child", de Claire Nivola; e "An incomplete list of what the camera enables", de Kirsten Johnson.
Stambul Garden
2.7 1Mesmo não entrando na minha lista de coming of age preferidos, preciso reconhecer que esse filme consegue ser interessante na sua proposta. As diferenças culturais, econômicas e familiares entre Janik e Samuel são bem demarcadas e o afeto que une os dois também é palpável.
Algumas cenas são realmente encantadoras, como toda a sequência que envolve os dois drogados e depois Janik transando com a mãe de Samuel. No final do filme, pelo que pude entender, Samuel permanece na Turquia e Janik retorna para a Alemanha. Porém, ao aguar a muda que Samuel havia plantado, Janik mostra que seguirá cultivando algo do amigo dentro dele.
O Garoto Mais Bonito do Mundo
3.4 14Documentário valioso para quem tem interesse na obra de Visconti ou pelo menos no seu aclamado filme "Morte em Veneza". Ao ser escolhido como Tadzio, o jovem sueco Bjorn Andresen é colocado diante de um contexto de superexposição. O documentário mostra como ele não estava preparado para isso e as formas pelas quais esse passado continua o afetando mesmo depois de tanto tempo.
A avó de Bjorn teve um papel crucial nisso, pois desde cedo ela tentou emplacar o neto em algum projeto que o transformasse numa celebridade. O filme também mostra outros fatores familiares que fizeram Bjorn sofrer muito ao longo da sua vida: a morte prematura da mãe; o desconhecimento sobre a identidade do pai; e, por fim, a perda de um filho.
Tudo isso ajuda a explicar o porquê Bjorn Andresen chega à velhice vivendo em estado de desajuste com a realidade que o cerca. Para além do rostinho bonito que marcou uma época, os documentaristas apresentam um ser humano que teve uma trajetória de vida profundamente dolorosa. Foi nesse contexto que ser "o garoto mais lindo do mundo" se tornou um fardo na vida de Bjorn Andresen.
Ato Final
3.7 22 Assista AgoraO par de protagonistas dominam a cena de uma forma tão absurda... Isso não é apenas um filme, é uma experiência audiovisual única. Por isso, vivo procurando coisas assim pra assistir!
Memories of Summer
3.0 1A narrativa é interessante e bem ambientada. Gostei de conferir! Piotrek está ao lado da mãe curtindo as férias de verão. Em meio a essa tranquilidade, começam a surgir algumas turbulências: um afogamento que ocorre no lago; a mãe que costuma sair toda noite em busca de atenção; e uma nova vizinha com quem ele estabelece contato.
Cada uma dessas tramas vai sendo desenvolvida ao longo do filme, mas a relação entre mãe e filho continua sendo o foco. O garoto tenta impedir a mãe de sair a noite, pois percebe que ela está traindo o pai. Este, quando retorna para casa, descobre a traição e rapidamente agenda novas viagens para ficar longe da família.
Piotrek termina culpando a mãe por tudo e faz questão de demonstrar isso na cena em que ele se afasta dos trilhos do trem no último segundo. Talvez isso faça sentido na cabeça dele, mas obviamente o mãe não tem culpa de nada. Com o marido longe por tanto tempo, naturalmente ela iria procurar conforto em outros braços.
Sequin no Quarto Azul
2.8 7Em sua estrutura concisa e de curta duração, a narrativa sobre Sequin consegue ser bem interessante e entreter em quase todos os seus minutos. Até parecia que ia se perder no final, mas acabou entregando na última cena uma lição doce e valiosa.
Nada de sexo com anônimos ou de ilusões com um garoto visto numa orgia. O que um garoto de 16 anos precisa é do simples e banal: trocar beijinhos com o colega de turma enquanto assiste um filminho romântico no seu quarto. É esse o recado dado pela película.
Machuca
4.3 281Ótima película, une com sabedoria o amadurecimento adolescente com o contexto político tumultuado do Chile. Impossível não associar a relação entre o padre e as crianças com o filme "Adeus, meninos", de Louis Malle.
É interessante observar também que a narrativa se inicia com o colégio tentando superar a desigualdade social entre crianças ricas e pobres. Para isso, promove o convívio numa mesma classe entre meninos como Pedro e Gonzalo. Contudo, após o golpe militar que destituiu Salvador Allende do poder, esse sonho de igualdade é totalmente destruído. Como símbolo disso, vemos a família de Pedro sofrendo a repressão dos militares, enquanto Gonzalo escapa justamente por vestir roupas que não aparentavam ser de uma pessoa pobre.
Meu Pai
4.4 1,2K Assista AgoraQue filme fantástico! Nós somos memória, sem ela nos resta apenas o nada.
Vejo "Meu Pai" no mesmo nível de "Minari". Os dois são meus preferidos entre os indicados ao Oscar.
Agente Duplo
4.3 99Parecia apenas um trabalho inusitado, mas nosso espião acabou se envolvendo emocionalmente no caso. Impossível condená-lo, afinal, quem no seu lugar também não faria igual?
Pixote: A Lei do Mais Fraco
4.0 447A cena em que os garotos brincam de torturar e de assaltar bancos é tão sutilmente dolorosa de se assistir. Ela só não é mais impactante do que a última cena entre Pixote e Sueli, um momento carregado de traumas e simbolismos.
Penso que a cena final com Pixote nos trilhos da ferrovia significa que o destino dele já está traçado. Ele irá trilhar um caminho imposto por uma sociedade violenta, sem liberade para mudar seu rumo.
De maneira geral, acho que só não gostei das cenas de morte. Penso que elas poderiam ter sido melhor trabalhadas. Contudo, de modo específico, gostaria de elogiar o ator que interpretou a Lilica. Ele foi brilhante, conseguiu fugir dos estereótipos e dar vida a uma personagem poderosa.
Guigo Offline
3.2 5As coisas podem ser simples se os adultos não insistirem em complicar. Boa Guigo!
Vá e Veja
4.5 755 Assista AgoraVi na mostra de cinema soviético que tá rolando no canal do Youtube do CPC-UMES FIlmes. Uma experiência audiovisual arrebatadora. Pretendo ver novamente, pois é o tipo de obra que fica melhor cada vez que retornamos a ela.
Freistatt
4.0 22Esse filme tem muitos méritos, pois me fez se importar com os personagens, sofrer com eles em praticamente todos os momentos. Saber que tudo de fato aconteceu só intensifica as sensações. Destaque para a grande atuação do Louis Hofmann interpretando Wolfgang.
"Freedom, freedom. Sometimes I feel like a motherless child."
Árvore do Conhecimento
3.5 6Um retrato honesto da juventude dinamarquesa nos anos 50. Envoltas na inocência, as meninas e meninos convivem com os processos de aceitação e exclusão. Pena que o cotidiano dos personagens se desenvolve sem uma elaboração maior. Com isso, a película termina sendo apenas a fotografia fria de um tempo.
O Sopro do Coração
4.0 97Após assistir "Adeus, meninos", fiquei muito interessado pela filmografia do Louis Malle. Aqui outro bom filme do diretor, que realmente consegue ser brilhante ao explorar a passagem da infância para o mundo dos adultos. Espero que a burguesia, ao assistir "O sopro do coração", não fique indignada com o retrato do adultério e do incesto, pois o que incomoda mesmo nesse filme é a forma como essa família trata os empregados.
Morte em Veneza
4.0 210 Assista AgoraEsse filme peca pelo excesso de "maneirismos". Porém, me agradou bastante a mensagem que ele comunica: a busca pela beleza e pela perfeição é uma busca suicida.
Adeus, Meninos
4.2 257 Assista AgoraAssisti agora pelo Youtube. Que filme maravilhoso, que registro profundo!
Napola
4.1 78Uma pena! Esse filme tinha tudo para ser muito bom, mas algumas decisões de roteiro estragaram ele.
O diretor escolheu contar a história das exceções, das "ovelhas negras", e não daquela maioria de jovens que foram a norma, isto é, as "ovelhas cegas". Ao fazer isso, o filme deixou de ser um profundo registro histórico e se tornou uma narrativa piegas e melodramática. A morte heróica do primeiro garoto e o suicídio do segundo são completamete inverossímeis. Além disso, para finalizar, a decisão de Friedrich em não lutar também é algo que destoa completamente dentro da narrativa.
Take Me to the River
3.3 46 Assista AgoraTalvez o que tenha me incomodado nesse filme é o fato de que o protagonista não é protagonista realmente. Ele e a menina são, em última análise, apenas marionetes dos adultos. Estes, por sua vez, estão lidando com seus traumas do passado de maneira bastante desonesta.
Não sei exatamente o que ocorreu entre Cindy e Keith no passado, mas concordo que muito provavelmente eles são os verdadeiros pais do Ryder. O fato de Don ficar fora da fotografia da família me parece ser uma evidencia bastante sólida disso.
Marcha Atlética
3.8 14Que beleza de filme! Curto demais assistir esse tipo de coming of age. O personagem do Martin transmite uma autencidade fantástica e o roteiro, apesar de usar alguns facilitadores, em nenhum momento opta pelo caminho mais óbvio. Além de tudo, foi uma ótima surpresa reencontrar nesse longa atores de duas séries que amo: Rita e Borgen.
Fargo: Uma Comédia de Erros
3.9 920 Assista AgoraMeu plano é ter uma filosofia de vida parecida com a da personagem Marge: família em primeiro lugar; amigos em segundo; e o trabalho numa distante terceira posição. Contudo, ele ainda assim será bem feito, não é mesmo?