"Am israel chai". Qualquer judeu, em qualquer parte do mundo, conhece essa frase: "o povo de Israel vive". Cada perseguição, da dor, cada pogrom, cada antissemistimo (muito mal) disfarçado de antissionismo...no final, toda tentativa de exterminar o povo judeu falhou. E grandes líderes lideraram nos momentos mais tensos: Moisés, Ester, Yehudah HaMakabi...e Golda. Esse filme é sobre o momento mais dramático que o Estado de Israel e, por lógico, os judeus enfrentaram nos conflitos com os árabes. O extermínio esteve logo ali, porém, mais uma vez, o povo escolhido foi bem guiado. O filme capta a essência disso, os medos, as fraquezas, as dúvidas, mas no fim a vontade inabalável de viver falou mais alto. Grande filme.
Primeiro filme nigeriano que vejo. Não é excepcional, porém não vejo motivo para tanto "hate", e mostrou um pouco de uma realidade africana que, ainda que tenha violência, não é vista pela óptica europeia do "coitado desses bárbaros". É bom ver a história contada por quem é de lá
Como disse uma colega abaixo, bem hollywoodiano e com plot twist batido. O embasamento histórico também é bem ruim: é notório que o Reino do Daomé teve um papel central do tráfico de escravos e o rei Guezo só acabou com o tráfico por pressão ferrenha da Inglaterra.
Eu não conseguiria imaginar uma coisa dessas em qualquer outro lugar, com exceção da sociedade estadunidense. Há violência em inúmeros outros lugares, até mais sangrentas (basta ver os cartéis no México, ou jihadistas). Porém, em nenhuma outra terra, a tríade fetiche armamentista-Deus-Pátria é tão bem representada quanto nos Estados Unidos e o filme capta bem essa essência.
Contar histórias é a arte por trás de todas as artes e esse filme entrelaça todos os aspectos da vida humana mais notórios - amor, morte, heróis, vilões, santos e pecadores - pela perspectiva de um ser imortal e de um mortal. É uma conversa que eu gostaria de ter.
Há quem o chame de pretensioso; outros o consideraram uma "cópia da Marvel, mas sem hérois" (seja lá o que isso signifique). Pessoalmente eu achei o filme belo, alegórico e onírico: as pessoas passaram a ter uma preguiça crônica de pensar e acreditam que só existem filmes literais, de explosão ou de heróis. A metáfora (e a arte) agradecem por esse filme.
Um clássico há anos na minha lista e que resolvi finalmente ver, e não me decepcionei. O filme é feito pra ser simples e explorar a solidão, isso significa longos (bem longos) períodos de silêncio, de câmera parada, de contemplação. Numa era de filmes-explosão é até difícil, porém eu recomendo a experiência.
Produções de guerra protagonizados por mulheres são bem incomuns, e eu acho que é a primeira vez que eu vejo uma onde elas são as protagonistas e as guerreiras ao mesmo tempo. Acredito que justamente aqui está o calcanhar de Aquiles: nunca foi feito, então tentaram combinar vários formatos de filmes, e a dose não saiu tão bem como poderia. Porém dou nota máxima pelo formato experimental e, especialmente, pelo protagonismo feminino (que não tem nada de melodramático, ao meu ver).
Absolutamente sensível, delicado ao mesmo tempo que é forte e bem feito. É diferente ver a Whoopie Goldberg num papel tão sério (e aflitivo), e mostra a versatilidade da autora
Um desses clássicos que a gente leva anos para assistir e quando assiste se pergunta como pode não ter visto antes! É extremamente simples, mas muito bem contada. Sensível, pontual, sem excessos. Uma análise bonita dessa curva da vida, onde a juventude está no auge, mas claramente dobrando a curva para a irremediável maturidade.
Não esperava que fosse gostar tanto. Jim Carrey me surpreendeu nesse papel mais sério, e todo o filme é uma forma inovadora de ver e repensar a necessidade da dor e de todo processo que envolve isso - e nossa vontade de fugir disso de todas as maneiras. Excelente.
O Enigma do Horizonte
3.2 310 Assista AgoraBizarro
Golda: A Mulher De Uma Nação
3.0 60"Am israel chai". Qualquer judeu, em qualquer parte do mundo, conhece essa frase: "o povo de Israel vive". Cada perseguição, da dor, cada pogrom, cada antissemistimo (muito mal) disfarçado de antissionismo...no final, toda tentativa de exterminar o povo judeu falhou. E grandes líderes lideraram nos momentos mais tensos: Moisés, Ester, Yehudah HaMakabi...e Golda. Esse filme é sobre o momento mais dramático que o Estado de Israel e, por lógico, os judeus enfrentaram nos conflitos com os árabes. O extermínio esteve logo ali, porém, mais uma vez, o povo escolhido foi bem guiado. O filme capta a essência disso, os medos, as fraquezas, as dúvidas, mas no fim a vontade inabalável de viver falou mais alto. Grande filme.
A Lista da Vingança
2.7 12 Assista AgoraPrimeiro filme nigeriano que vejo. Não é excepcional, porém não vejo motivo para tanto "hate", e mostrou um pouco de uma realidade africana que, ainda que tenha violência, não é vista pela óptica europeia do "coitado desses bárbaros". É bom ver a história contada por quem é de lá
A Mulher Rei
4.1 486 Assista AgoraComo disse uma colega abaixo, bem hollywoodiano e com plot twist batido. O embasamento histórico também é bem ruim: é notório que o Reino do Daomé teve um papel central do tráfico de escravos e o rei Guezo só acabou com o tráfico por pressão ferrenha da Inglaterra.
Uma Noite de Crime: A Fronteira
3.0 253 Assista AgoraEu não conseguiria imaginar uma coisa dessas em qualquer outro lugar, com exceção da sociedade estadunidense. Há violência em inúmeros outros lugares, até mais sangrentas (basta ver os cartéis no México, ou jihadistas). Porém, em nenhuma outra terra, a tríade fetiche armamentista-Deus-Pátria é tão bem representada quanto nos Estados Unidos e o filme capta bem essa essência.
Era Uma Vez um Gênio
3.5 159 Assista AgoraContar histórias é a arte por trás de todas as artes e esse filme entrelaça todos os aspectos da vida humana mais notórios - amor, morte, heróis, vilões, santos e pecadores - pela perspectiva de um ser imortal e de um mortal. É uma conversa que eu gostaria de ter.
A Fera
2.9 188 Assista AgoraComo disse a colega abaixo: Legal pra ver num fim de semana, entretém. Mas não espere NADA além disso.
A Noite das Bruxas
3.3 184Sempre foi um dos meus livros favoritos dela
Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo
4.0 2,1K Assista AgoraHá quem o chame de pretensioso; outros o consideraram uma "cópia da Marvel, mas sem hérois" (seja lá o que isso signifique). Pessoalmente eu achei o filme belo, alegórico e onírico: as pessoas passaram a ter uma preguiça crônica de pensar e acreditam que só existem filmes literais, de explosão ou de heróis. A metáfora (e a arte) agradecem por esse filme.
A Fogueira das Vaidades
3.1 89 Assista AgoraO discurso do Morgan Freeman no filme é uma vergonha alheia sem tamanho.
Túmulo dos Vagalumes
4.6 2,2KTambém existe miséria na infância e a guerra furta a inocência sem qualquer pudor. Maravilhoso, mas certamente um dos filmes mais tristes que já vi.
O Troll da Montanha
2.7 151 Assista AgoraÉ ruim, mas não muito.
Lobisomem na Noite
3.5 200 Assista AgoraMuito diferente do que nós estamos acostumados a ver da Marvel. Curioso, recomendo.
Treze Vidas - O Resgate
4.0 150 Assista AgoraUm agonia enorme! Recomendo.
O Caçador
3.0 60 Assista AgoraO enredo é bom, até se desenvolve de forma interessante por um tempo, mas não encaminhou para um final muito satisfatório, ao meu ver.
Encontros e Desencontros
3.8 1,7K Assista AgoraUm clássico há anos na minha lista e que resolvi finalmente ver, e não me decepcionei. O filme é feito pra ser simples e explorar a solidão, isso significa longos (bem longos) períodos de silêncio, de câmera parada, de contemplação. Numa era de filmes-explosão é até difícil, porém eu recomendo a experiência.
Entre Facas e Segredos
4.0 1,5K Assista AgoraÉ bom, porém ruim, se é que faz algum sentido. Meio kitsch, mas com uma boa reviravolta.
O detetive Blanc foi quase um "Deus ex máquina"
Filhas do Sol
4.1 79Produções de guerra protagonizados por mulheres são bem incomuns, e eu acho que é a primeira vez que eu vejo uma onde elas são as protagonistas e as guerreiras ao mesmo tempo. Acredito que justamente aqui está o calcanhar de Aquiles: nunca foi feito, então tentaram combinar vários formatos de filmes, e a dose não saiu tão bem como poderia. Porém dou nota máxima pelo formato experimental e, especialmente, pelo protagonismo feminino (que não tem nada de melodramático, ao meu ver).
Poderia Me Perdoar?
3.6 266Não é um filme para se ver sábado à noite. Como os colegas já enumeraram, é melancólico, mesto,
com um final agridoce, praticamente amargo
A Cor Púrpura
4.4 1,4K Assista AgoraAbsolutamente sensível, delicado ao mesmo tempo que é forte e bem feito. É diferente ver a Whoopie Goldberg num papel tão sério (e aflitivo), e mostra a versatilidade da autora
Divino Amor
3.3 240Brasil, praticamente 2020. Pensando pelo lado positivo: podia ser realmente uma Gilead tropical, mas é uma versão soft.
Carruagens de Fogo
3.5 159Um desses clássicos que a gente leva anos para assistir e quando assiste se pergunta como pode não ter visto antes! É extremamente simples, mas muito bem contada. Sensível, pontual, sem excessos. Uma análise bonita dessa curva da vida, onde a juventude está no auge, mas claramente dobrando a curva para a irremediável maturidade.
Histórias Assustadoras para Contar no Escuro
3.1 551 Assista AgoraE que tenha continuação
pois eu quero saber onde aqueles guris foram parar
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
4.3 4,7K Assista AgoraNão esperava que fosse gostar tanto. Jim Carrey me surpreendeu nesse papel mais sério, e todo o filme é uma forma inovadora de ver e repensar a necessidade da dor e de todo processo que envolve isso - e nossa vontade de fugir disso de todas as maneiras. Excelente.