A Boca do Mundo: Exu no Candomblé

2009

A Boca do Mundo: Exu no Candomblé

Traz múltiplas representações e significados do Orixá Exu, um dos deuses do Candomblé, religião brasileira de matriz africana. O projeto propõe uma incursão poética no universo simbólico e cultural de Exu, intimamente relacionado à sexualidade, à comunicação e ao comércio. Exu é um orixá polêmico no interior da cultura popular brasileira e da história do Brasil, pois tem sido apropriado por outras religiões, muitas vezes de forma negativa.

O documentário subverte as formas tradicionais de realização documental e parte de oficinas de capacitação em audiovisual, com adeptos do Candomblé, considerando a intimidade dessas pessoas com os aspectos relacionados a Exu, sejam eles materiais ou espirituais. Neste sentido está a ideia de trazer membros da religião para a captação das imagens a fim de tornar a representação mais interessante e verdadeira. Com depoimentos de Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá do Rio de Janeiro, entre outros.

O desejo de realizar este documentário teve origem na pesquisa de mestrado sobre "Fotografia e Candomblé" da diretora e fotógrafa Eliane Coster.

A Boca do Mundo - Exu no Candomblé não pretende ser uma obra definitiva sobre o orixá, mas oferece um conjunto de elementos que permite ao espectador compreender e sentir a riqueza de representações e ações que este orixá produz e opera no cotidiano das pessoas.

2009

Elenco de A Boca do Mundo: Exu no Candomblé