A Cabana do Pai Tomas

1969

A Cabana do Pai Tomas

Média geral 4.3
baseado em 3 votos
Sua avaliação:
salvando
10 - Não recomendado para menores de 10 anos

As desventuras de Pai Tomás, um escravo negro de bom coração, que vai passando de mãos em mãos, enfrentando senhores de engenho cada vez mais cruéis, sempre ao lado da determinada esposa Cloé.

A trama aborda a luta política, social e econômica entre escravos e latifundiários no sul dos Estados Unidos, à época da Guerra da Secessão, focalizando a vida de Pai Tomás e sua esposa, Cloé.

Tia Cloé foi a primeira protagonista negra na televisão brasileira. A intérprete da personagem, Ruth de Souza, era amiga de Sérgio Cardoso e foi ele quem a indicou para a direção da novela.

A Cabana do Pai Tomás teve uma recepção tumultuada por parte da imprensa. Isso porque o ator Plínio Marcos em sua coluna Navalha na Carne no jornal Última Hora, liderou uma campanha de repúdio à escolha do ator branco para interpretar um negro.

Para a novela, foram construídos dois estúdios na emissora em São Paulo. Uma embarcação do século XIX foi reproduzida para as gravações e uma colheita de algodão, numa fazenda de Campinas foi antecipada exclusivamente para que o local servisse de locação para a história. Porém, com o incêndio que destruiu parcialmente as instalações da emissora na capital paulista, apenas uma semana após a estreia da novela, a equipe de produção foi obrigada a se transferir para o Rio de Janeiro, onde passou a contar com menos recursos.

Estreia Brasil:
7 de Julho de 1969
Outras datas

Elenco de A Cabana do Pai Tomas

Mais
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos

Comentar: