Dirigido por
Duração
Na Suécia, século XIV, a população oscilava entre o cristianismo e o paganismo. Herr Töre (Max von Sydow) e Märeta Töre (Birgitta Valberg) formam um casal que tem uma propriedade rural. Eles são cristãos fervorosos e incumbiram Karin Töre (Birgitta Pettersson), sua filha, uma adolescente de quinze anos, de levar velas para a igreja da região e acendê-las para a Virgem Maria.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Revisto em 08.06.26 e continua sendo, pra mim, o melhor filme do Bergman.
Tvz pra hje em dia pode parecer um filme simples e um pouco clichê, mas tente avaliar com a cabeça de quem viu esta obra na época, certamente é um grande filme.
É um filme com um final triste e revoltante. Tvz esperançoso apenas pra quem acredita no divino.
Em "The Virgin Spring" (A Fonte da Donzela), Bergman conta uma cruel e revoltante história em que a inocência se revela frágil diante da brutalidade. A pureza de uma jovem não consegue tocar os corações endurecidos de seus algozes, sua bondade não encontra eco e a barbárie permanece intacta, indiferente ao que é luminoso e delicado.
O filme, atravessado por uma atmosfera religiosa, mostra como a fé e o sagrado podem ser invadidos pela violência mais crua, e como o gesto de vingança surge não como catarse, mas como resposta inevitável, quase mecânica, ao mal que se impõe.
No fim, o que se ergue não é a vitória da compaixão, mas o peso da lei implacável do olho por olho, dente por dente, deixando no ar a sensação de que a pureza, por mais radiante que seja, não basta para deter a escuridão.
Finalmente assisti esse filme e percebi que
"Aniversário Macabro"
Achei esse filme muito bom, como tudo do Bergman. Mas até hje não consigo entender por que muitas pessoas classificam como folk horror.
Fico irritado que a acompanhante da menina não tem uma punição. Ela foi a principal culpada pela tragédia porque tinha muita inveja e ressentimento guardados.