Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > Longas e microsséries que passam bem no teste de Bechdel
Lista criada por Stéphanie phanie_fb
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

Longas e microsséries que passam bem no teste de Bechdel

Seleção [em constante aperfeiçoamento] de 1001 longas e microsséries (de até 4hs):

a) cujos diálogos não são monopolizados pelas personagens masculinas;

b) que passam bem nos testes:
* de Bechdel;
* de Mako Mori (http://www.dailydot.com/fandom/mako-mori-test-bechdel-pacific-rim/);
* da Sexy Lamp (http://fanlore.org/wiki/Sexy_Lamp_Test), e;
* de Jada (http://collantsemdecote.com.br/conheca-o-teste-jada-o-teste-bechdel-do-estupro/ => https://filmow.com/listas/aviso-de-gatilho-obras-que-passam-no-teste-de-jada-l87346/ e https://filmow.com/listas/aviso-de-gatilho-obras-que-nao-passam-no-teste-de-jada-l86970/ );

c) que não tenham homens interpretando personagens de identidade de gênero feminina - nem cis nem trans que já tenha transicionado ('Minha mãe é uma peça', 'Priscilla - a rainha do deserto', 'Clube de Compras Dallas', 'A Guerra dos Rocha', o 'The Rocky Horror Picture Show' de 1975, 'Tudo sobre minha mãe', 'Entre-laços', etc.);

d) que não erotizam meninas muito jovens, fazendo delas interesses (amorosos e) sexuais de atores muito MUITO mais velhos (https://filmow.com/listas/a-tara-por-novinhas-de-uns-cineastas-roteiristas-e-produtores-l20845/);

e) que não tenham interpretações misóginas de bruxas (vilanização de mulheres independentes, donas de suas próprias terras, e de valores tradicionais e solidários, cujo nascimento data da transição do comunitarismo para o capitalismo) [links sugeridos nas referências mais abaixo];

f) que não caem nos tropos:
* das mulheres que largam tudo pelo ~verdadeiro~ amor (https://filmow.com/listas/mulheres-que-largam-tudo-pelo-verdadeiro-amor-o-tropo-cliche-l77615/);
* das mulheres cujas vidas se transformam com um bom trato no visual (https://filmow.com/listas/the-makeover-o-tropo-cliche-das-mulheres-cujas-vidas-se-transformam-com-um-bom-trato-no-visual-l77614/);
* das mulheres que desejam ser estupradas (https://filmow.com/listas/aren-t-you-going-to-ravish-me-o-tropo-misogino-da-mulher-que-quer-ser-estuprada-l84378/);
* das meninas excêntricas e fofas que mudarão a vida dos garotos/homens (https://filmow.com/listas/the-manic-pixie-dream-girl-o-tropo-cliche-da-menina-sonhadora-feliz-cabeca-de-vento-l148884/);
* das raças ou espécies assexuadas cujos espécimes são todos caracterizados como machos (https://filmow.com/listas/one-gender-race-o-tropo-machista-da-raca-ou-especie-sem-sexo-toda-interpretada-ou-dublada-por-homens-l79583/);
* das caricaturas (espantalhos) de feministas (as supostas ~~~feminazis~~~) (https://filmow.com/listas/the-straw-feminists-o-tropo-cliche-do-espantalho-feminista-ou-feminazi-l86087/);
* 'I don't know whether to kiss you or spank you', que romantiza a violência de gênero (https://filmow.com/listas/i-don-t-know-whether-to-kiss-you-or-spank-you-o-tropo-cliche-da-romantizacao-da-violencia-contra-a-mulher-l77612/);
* 'Women in refrigerators' (https://filmow.com/listas/women-in-refrigerators-o-tropo-cliche-da-mulher-na-geladeira-l83931/);
* 'Trinity Syndrome', 'Women in tupperware' e 'Faux action girls' (https://filmow.com/listas/trinity-syndrome-women-in-tupperware-e-faux-action-girl-os-tropos-cliches-das-personagens-femininas-supostamente-fortes-diminuidas-l79599/), nem;
* 'Spring-winter / May-December Romances' (https://filmow.com/listas/spring-winter-may-december-romance-o-tropo-cliche-l77623/).

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Pensa aqui comigo. Na ponta da língua, quantos longas você consegue citar em 1 minuto que cumpram esses 3 critérios:
a) tem duas personagens do sexo feminino, COM NOMES;
b) que conversam uma com a outra em algum momento;
c) sobre alguma coisa que não seja uma personagem do sexo masculino?
...


Difícil, né?
Acha injusto?
Então pensa na quantidade e variedade de filmes que apresentam:
1. uma esmagadora maioria de personagens homens cis brancos (se não APENAS homens cis brancos);
2. com arcos próprios;
3. conversando entre si em INÚMERAS ocasiões;
4. acerca de algo não envolvendo personagem feminina;
5. que não sofrem estupro SÓ para caracterizar a vilania de outra personagem, motivar ação ou, ainda, apenas avançar a narrativa - o famoso 'plot device' (como acontece contra mulheres em 'Demônio de Neon', 'Laranja mecânica', 'Lady Snowblood', etc.);
6. interpretados por homens cis de fato (nem mulheres - sejam cis ou trans - nem homens trans).
...
...
...
Provavelmente veio uma penca em mente, né? 'Reservoir Dogs', 'Milk', 'Foxcatcher', 'Conta comigo', 'The Big Short', 'The revenant', 'Lawless', 'Big Game', 'Sociedade dos poetas mortos', 'Todos os homens do presidente', 'Spotlight', 'Sangue negro', 'Barry Lyndon', 'O Sucesso a Qualquer Preço', 'O Filho de Saul', 'A lista de Schindler', 'É o fim', 'A Grande Virada', 'O Grande Hotel Budapeste', 'Visões de Sherlock Holmes', 'Se beber, não case!', 'Superbad', 'O Resgate do Soldado Ryan', 'Doze homens e uma sentença', ...

Enfim! isso se chama teste de Bechdel. É muito simples. Não significa forçosamente que o filme é bom (ou não) - adoro muitos que não passam no teste nem de longe: tipo a trilogia de 'O Senhor dos Anéis', 'O clube da luta', 'Os infiltrados', 'Os incompreendidos', 'Dr. Fantástico', 'O grande ditador', 'Faça a coisa certa', 'Um estranho no ninho', 'Z', 'Moonlight', 'Nascido para matar', etc. - mas que ajuda a gente a perceber como as mulheres (e meninas) são relegadas a papéis secundários na indústria cinematográfica.

E isso quando há mulheres! Um estudo da San Diego State University avaliou as 2.595 personagens que apareceram nos 100 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2016 e descobriu que apenas 32% de todos os papéis com fala (protagonistas ou não) foram de personagens femininas.

Ou seja, opta-se geralmente, par default, por personagens do sexo masculino:

1) Precisa-se, lateralmente, de uma personagem com ou sem nome? A menos que o sexo precise ser marcado (mãe, interesse amoroso/sexual, vítima de estupro, mulher na TPM, donzela em perigo, fada, princesa, bruxa, etc.) ou a categoria profissional sofra de sexismo (garçonete, enfermeira, secretária, pedagoga), será homem (supostamente ~por ser o gênero neutro~).
Não à toa, ao mesmo tempo que cada Smurf masculino é caracterizado por um hobby, profissão ou por um traço de personalidade além do gênero ~~~masculino/neutro~~~, a única Smurf feminina inicial é definida única e exclusivamente pela adequação ao papel de seu gênero. (E quando, na sequência cinematográfica, outra Smurf do sexo feminino é inserida, a dupla recai no tropo 'Tomboy / Girly Girl', descrito mais abaixo... Quanta originalidade! além de sexismo...)
Essa desproporção também ocorre na criação dos personagens de 'Monstros S/A' e 'Universidade Monstros': 96% das falas do primeiro e 87% das do segundo são das personagens masculinas. (Afinal, é para o público infantil acreditar que as universidades são destinadas prioritariamente aos garotos??)

2) Sidekicks animais (caranguejo, peixe, dragão, gafanhoto) de protagonistas femininas? Do sexo masculino par default. E falando mais que a protagonista! (Sebastian > Ariel, Mushu > Mulan).

A presença de uma dragoa em Shrek parece bem original frente à existência de tantos dragões do sexo masculino na ficção: Banguela e os demais de 'Como treinar seu dragão', Smaug e os demais criados por Tolkien, Draco, todos menos uma de 'Ciclo da herança'... (E todos de 'Game of Thrones' são referidos pelo masculino apesar de, supostamente no universo criado por George R. R. Martin, ser difícil definir anatomicamente o sexo de cada espécimen. Não se sabe nem como os dragões se reproduzem... se eles não seriam até hermafroditas...)
Mas um detalhezinho: o par romântico do Burro não fala. Claro, isso já seria pedir demais, né. Por outro lado, o Burro têm mais falas que Fiona em cada obra.

4) Espécie de um sexo só? Não me recordo de nenhuma dublada ou interpretada pelo "segundo sexo". Por outro lado, bichos como os Minions são TODOS marcadamente masculinos.

Enfim... parece que o GÊNERO masculino é um dado da natureza ao passo que o SEXO feminino, um puro desvio (cultural) do primeiro, que nem no mito da costela de Adão...

E, muitas vezes, nem com elenco majoritária ou principalmente feminino passa-se bem no teste: as mulheres falando de homens quase O TEMPO INTEIRO ('Ele não está tão a fim de você' e 'Mulheres ao ataque', por exemplo).

O resultado de tudo isso é que a representação das mulheres na ficção audiovisual é, no geral, muito redutória.

Anita Sarkeesian, do Feminist Frequency, fala sobre o assunto nesses vídeos aqui: http://www.feministfrequency.com/2009/12/the-bechdel-test-for-women-in-movies/ e https://www.youtube.com/watch?v=PH8JuizIXw8. (Tem legenda em português; é só ativar.)

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O objetivo dessa lista não é chegar aos 100%. O primeiro intuito é ver quantos filmes da lista já viu e comparar com o total de já assistidos. Dá para se espantar com a desproporção!!! e ter uma ideia muito clara do cinema que a gente consome...
Tudo bem homoerotismo heterossexual masculino... bromances... presídios masculinos... filmes de guerra sem nenhuma soldada nem civil do sexo feminino... filmes policiais sem agente da lei, criminosa ou vítima (cuja contribuição para a trama vai além de dar seu nome pro BO) do sexo feminino... Mas a esmagadora maioria dos filmes??! Temos resquícios das novelas de cavalaria em narrativas situadas em pleno século XXI?? Mulheres também praticam esportes coletivos. Mulheres também sofreram o holocausto, as guerras, a revolução industrial... Mulheres existiram no faroeste (assim como em toda cultura passada e presente). ¬¬

E é aí que entra a segunda função da lista: dar umas indicações pra tentar equilibrar um tiquinho mais a balança.

N.B.: quando há mais de um filme de um(a) mesmx diretor(a) ou, ainda, remakes, procuro por lado a lado, de modo a facilitar a pesquisa e escolha.

E se estiver a procura de séries que têm esse mesmo espírito (pra compensar Breaking Bad, The Wire, Mad Men, Game of Thrones, Sherlock, House, Death Note, Os Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Supernatural, Better call Saul, etc.) tem essa outra: https://filmow.com/listas/series-que-passam-bem-no-teste-de-bechdel-l58948/.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Referindo-se ao tropo/princípio da Smurfete (https://filmow.com/listas/the-smurfette-principle-o-tropo-cliche-da-mulher-como-token-ou-amuleto-l77617/), Geena Davis afirmou: "Precisamos parar de ver como normal um desenho em que existem cem homens num vilarejo e apenas uma mulher, como é o caso [...] dos Smurfs. Isso é impossível de acontecer na vida real, então por que tem de estar na ficção? As mulheres não são minoria [...]." (http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI256176-17642,00-GEENA+DAVIS+LUTA+CONTRA+A+DISCRIMINACAO+DAS+MULHERES+NO+CINEMA.html).

Superado o tropo da smurfete, ainda sobra o "Tomboy and girly girl" (https://filmow.com/listas/tomboy-and-girly-girl-o-tropo-cliche-dos-dois-tipos-de-garotas-l84014/), por meio do qual a construção e caracterização de duas personagens femininas se dará quase que exclusivamente em torno de suas identidades de gênero: uma delas não vai se encaixar no papel de gênero feminino; a outra, muito pelo contrário. Ou seja, segue-se à risca uma escrita quase tão ~elaborada~ quanto a formação dos boy bands da década de 90.

Outro detalhe que dá para perceber é que muitas vezes a relação que vemos entre mulheres se dá dentro da família: mãe/filha, irmãs, primas, tia/sobrinha, avó/neta, etc. Outras são ocasionadas pelo trabalho. Muitas ainda são relações de inimizade. São poucas as AMIZADES (como a de Thelma e Louise) tecidas entre mulheres na ficção audiovisual. Ou até entre homens e mulheres, sendo estas últimas verdadeiros satélites a girarem em torno dos homens (por exemplo, par romântico de um herói ou troféu de um protagonista, membro de um grupo de 5 ou mais homens).

Outra coisa raríssima é a relação de mentora-pupila, ou até mesmo entre mentora e pupilo se não for uma pedagoga/professora ('Steven Universe' e 'Cavaleiros do Zodíaco' - o original - sendo os únicos exemplos dos quais consigo lembrar). Pelo contrário, vemos sob inúmeras formas tal relação entre homens: Star Wars por si só já contém Obi-Wan, Yoda, Qui-Gon, Sheev Palpatine e Mace Windu como mentores, e podemos ver tal tipo de relação também em 'Kingsman', 'Sociedade dos Poetas Mortos', 'Uma Amizade sem Fronteiras', 'Karate Kid', 'De volta para o futuro', 'MIB', 'Gênio indomável', 'Cinema Paradiso', 'Matrix', 'Hitch', 'A Língua das Mariposas', 'O Homem Que Viu o Infinito', etc. E, ainda que tenha pupilAS, por mais "bad-ass" que sejam, incontáveis vezes os mentores serão do sexo masculino (Sucker Punch, X-Men, Star Wars VII e VIII, Rogue One, Kick-Ass, Matrix, Guardiões da galáxia, Homem-Formiga, Kill Bill, Garota de ouro, V de Vingança, etc.)

Aliás, convém distinguir o teste de Bechdel da procura por mulheres protagonistas. Por um lado, pode-se citar (além das comédias românticas) alguns filmes com protagonismo feminino (como 'Sicario'), dentre eles inclusive, algumas biografias de mulheres fortes (como as de Cleópatra, de Hypatia - astrônoma/filósofa feminista de Alexandria) e os longas feministas 'Mulan' e 'Encantadora de baleias', que (praticamente?) falham no teste.
Por outro lado, narrativas com protagonistas masculinos como 'I am Sam', 'Adeus, Lênin' e 'Bom dia' - além da primeira temporada de 'House of Cards', como exemplo para as séries - passam (muito) bem e nos fazem perceber que são critérios totalmente diferentes.

Ainda, o filme pode passar no teste e ser muito machista; cabe ponderar as limitações desses 3 pequenos critérios. Mas, por outro lado, justamente por eles serem tão simples, espanta o fato de muitos não passarem nem de longe!!!

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Outras referências sobre distribuição das falas:
- http://collantsemdecote.com.br/animacoes-da-disney-mulheres-protagonistas-e-vozes-masculinas/;
- http://nfde.xyz/7kts;
- https://www.washingtonpost.com/news/wonk/wp/2016/01/25/researchers-have-discovered-a-major-problem-with-the-little-mermaid-and-other-disney-movies/?noredirect=on&utm_term=.0279e985572c;
- http://www.terrafemina.com/article/les-princesses-disney-sont-elles-trop-muettes_a302051/1.

Sobre a representação de estupros:
- http://www.vulture.com/2015/07/orange-is-the-new-black-is-the-only-tv-show-that-understands-rape.html?mid=facebook_thecutblog, e;
- http://maptothefuture.com/could-room-and-spotlight-change-the-rules-on-rape-depictions/.

Sobre a caça às bruxas:
- https://www.youtube.com/watch?v=iCNxEguj-wg
- https://www.youtube.com/watch?v=OlqhZmCBvIo&t=1s
- https://www.youtube.com/watch?v=EFThPuCsrls
- https://www.youtube.com/watch?v=lRCxW_3JhQo

Sobre a produção audiovisual de ficção no geral:
- http://womenintvfilm.sdsu.edu/wp-content/uploads/2017/02/2016-Its-a-Mans-Celluloid-World-Report.pdf
- http://www.nytimes.com/2015/08/06/movies/report-finds-wide-diversity-gap-among-2014s-top-grossing-films.html?_r=0;
- mulhernocinema.com/numeros/cresce-o-numero-de-protagonistas-mulheres-em-campeoes-de-bilheteria-2/;
- http://www.themarysue.com/bojack-horseman-comedy-gender-parity/;
- https://www.facebook.com/tonelloalan/videos/vb.523983806/10153722247533807/?type=2&theater;
- http://www.themarysue.com/underwritten-female-character-the-movie/, e;
- https://thesocietypages.org/socimages/2008/06/08/recreating-the-human-gender-hiearchy-in-bee-movie/.

Referências sobre Bechdel Test:
- http://bechdel-test.silk.co;
- http://bechdeltest.com;
- https://www.facebook.com/DiasDeCinefilia/photos/a.357175541034479.85502.357169241035109/1013836852035008/?type=3&theater;
- http://www.businessinsider.com/movies-have-really-bad-gender-equality-2014-10;
- http://www.upworthy.com/theres-something-missing-in-the-hobbit-that-a-lot-of-people-didnt-notice-at-first3?c=ufb1;
- http://i100.independent.co.uk/article/tom-hardy-had-the-greatest-reaction-to-a-journalist-asking-about-men-and-mad-max--x1Lhawr3ZZ.

“Even when there’s a movie like The Hunger Games, that’s wildly successful and stars a female character,” Geena Davis said, “this shadow hangs over Hollywood, this idea that women will watch men but men won’t watch women.” @MDSCInitiative

Lista editada há 3 dias

1002 179

0%
Você já viu 0 dos 1002 filmes desta lista.
  1. Made in Bangladesh (Made in Bangladesh)

    Made in Bangladesh

    5.0 1
  2. Nos Campos de Batalha (Maarek hob / Dans Les Champs de Bataille)

    Nos Campos de Batalha

    4.5 1
  3. Persépolis (Persepolis)

    Persépolis

    4.5 753
  4. Uma Mulher Como Eva (Een vrouw als Eva)

    Uma Mulher Como Eva

    4.4 2
  5. Is It Fall Yet? (Is It Fall Yet?)

    Is It Fall Yet?

    4.4 20
  6. Is It College Yet? (Daria in Is It College Yet?)

    Is It College Yet?

    4.6 28
  7. Duas Mulheres (Do Zan)

    Duas Mulheres

    4.3 1
  8. The Hidden Half (Nimeh-ye penhan )

    The Hidden Half

    4.2 0
  9. The Watermelon Woman (The Watermelon Woman)

    The Watermelon Woman

    4.4 27
  10. A Ganha-Pão (The Breadwinner)

    A Ganha-Pão

    4.4 273
  11. Noites de Cabíria (Le Notti di Cabiria)

    Noites de Cabíria

    4.5 378 Assista Agora
  12. Que Horas Ela Volta? (Que Horas Ela Volta?)

    Que Horas Ela Volta?

    4.3 3,0K Assista Agora
  13. Cinco Graças (Mustang)

    Cinco Graças

    4.3 329 Assista Agora
  14. A Culpa é do Fidel (La Faute à Fidel!)

    A Culpa é do Fidel

    4.3 304
  15. Olhando Espelhos (Aynehaye Rooberoo)

    Olhando Espelhos

    4.5 5
  16. Steven Universo: O Filme (Steven Universe: The Movie)

    Steven Universo: O Filme

    4.2 60 Assista Agora
  17. Uma Lição de Amor (I Am Sam)

    Uma Lição de Amor

    4.3 1,6K
  18. O Porco Espinho (Le Hérisson)

    O Porco Espinho

    4.3 366
  19. The Bitch Posse (The Bitch Posse)

    The Bitch Posse

    4.3 0
  20. Já Estou Com Saudades (Miss You Already)

    Já Estou Com Saudades

    3.9 576 Assista Agora
  21. Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 à 7)

    Cléo das 5 às 7

    4.2 198 Assista Agora
  22. Uma Canta, a Outra Não (L'Une Chante, L'Autre Pas)

    Uma Canta, a Outra Não

    4.2 44 Assista Agora
  23. Os Renegados (Sans Toit Ni Loi)

    Os Renegados

    4.1 85 Assista Agora
  24. Falsas Aparências (Fingersmith)

    Falsas Aparências

    4.3 190
  25. Toque de Veludo (Tipping The Velvet)

    Toque de Veludo

    4.2 135
  26. O Balão Branco (Badkonake Sefid)

    O Balão Branco

    4.0 80
  27. O Círculo (Dayereh)

    O Círculo

    4.1 31
  28. Fora do Jogo (Offside)

    Fora do Jogo

    4.1 26
  29. As irmãs (Schwestern, oder Die Balance des Glücks)

    As irmãs

    4.2 1
  30. Os Anos de Chumbo (Die Bleierne Zeit)

    Os Anos de Chumbo

    4.1 15
  31. Oranges Are Not the Only Fruit (Oranges Are Not the Only Fruit)

    Oranges Are Not the Only Fruit

    4.2 5
  32. Antonia e Jane (Antonia and Jane)

    Antonia e Jane

    4.0 0
  33. Salaam Bombay! (Salaam Bombay!)

    Salaam Bombay!

    4.0 17
  34. Rainha de Katwe (Queen of Katwe)

    Rainha de Katwe

    4.2 207 Assista Agora
  35. Algo Diferente (O Necem Jinem)

    Algo Diferente

    3.8 4 Assista Agora
  36. As Pequenas Margaridas (Sedmikrásky)

    As Pequenas Margaridas

    4.2 266 Assista Agora

Comentar:

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.