A Luta Solitária

1949

Shizukanaru ketto

• Duelo Silencioso - Brasil
  • The Quiet Duel - Estados Unidos da América

Toshirō Mifune, em seu segundo dos diversos filmes nos quais trabalhou com Kurosawa, interpreta um jovem doutor idealista, ainda virgem, que trabalha na clínica de seu pai, interpretado por Takashi Shimura, em um pobre e pequeno distrito. Entretanto, durante a guerra, ele adiquire sífilis do sangue de um paciente quando ele acidentalmente se corta durante uma operação.

Se tratando em segredo e atormentado por sua consciência e celibato, ele renega sua noiva desconsolada e sem explicação. As circunstâncias do que se passa com o Doutor Kyoji são descobertas pela enfermeira noviça interpretada por Noriko Sengoku, que sugere que o doutor saia à procura do homem que o infectou. Após reencontra-lo, o Doutor Kyoji Fujisaki o força a assumir as responsabilidades pela sua doença e pela esposa do sujeito, que está esperando um filho.

1949