A Muralha (1ª Versão)

1961

A Muralha

Média geral 3.8
baseado em 2 votos
Sua avaliação:
salvando

A Muralha é uma telenovela brasileira dirigida por Benjamin Cattan e Raul Roulien, exibido na TV Cultura em 1961. Foi baseada no romance A Muralha, de Dinah Silveira de Queiróz.
Através da família de Dom Braz Olinto, narram-se os fatos que levaram à Guerra dos Emboabas, por extensão, o choque dos paulistas que conquistaram terras e minas e os forasteiros de diversas procedências, principalmente baianos e portugueses, que queriam se apossar delas. A "muralha" significava a Serra do Mar, como obstáculo às incursões dos bandeirantes nas suas buscas de novas terras e riquezas.
Na fazenda Lagoa Serena, rodeada pela "muralha" e desbravada pelos bandeirantes, mora Dom Braz, líder de uma bandeira, sua mulher, Mãe Cândida, e seus filhos: Basiléia, Tiago, Rosália e Leonel, que vive com a esposa, Margarida. Ainda vivem ali uma sobrinha, Isabel, e um índio mestiço, Aimbé.
Ao redor desses personagens flui toda a trama, iniciada com a chegada de Portugal de outra sobrinha de Dom Braz, Cristina, que se apaixonará por Tiago, apesar de latentes diferenças de cultura e mentalidade. Mas a jovem portuguesa terá de disputá-lo com Isabel, o braço direito de Dom Braz que o acompanha em suas bandeiras, uma menina que foi criada entre o convívio da família e dos índios, moldando, assim, uma personalidade arredia e selvagem. Mas o conflito maior será gerado por Rosália, ao se apaixonar pelo líder dos emboabas, o aventureiro e traidor Bento Coutinho.
Foi a primeira telenovela da TV Cultura.
Em 1968, a TV Excelsior produziu uma nova versão da telenovela.
A Rede Globo produziu, em 2001, uma versão em minissérie baseada no romance.

Estreia Mundial:
1961
Outras datas
Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: