A Raiz de Todo o Mal?

2006

The Root of All Evil?

A raiz de todo o mal?

É esse o título pontiagudo do documentário feito para TV, escrito e apresentado por Richard Dawkins (sim, de novo), onde ele argumenta que o mundo seria melhor sem religiões.

Foi exibido a primeira vez em Janeiro de 2006, na Inglaterra. São dois didáticos episódios de 45 minutos; o primeiro The God Delusion, onde ele explora o processo de não-raciocínio que chamamos, eufemisticamente, de fé. Um processo divisivo e perigoso, que vai de encontro ao real entendimento do mundo. O segundo, The virus of faith, é onde a coisa engrossa. Dawkins explora a propagação da fé e a precoce instalação de dogmas em crianças e o efeito de rótulo, alienação e segregação causado pela educação religiosa. Neste ambiente o documentário esboça o conceito de Memes. (recomendo ler o artigo da wikipedia antes de assistir ao segundo episódio. O conceito de Memes proposto por Dawkins soa, a primeira leitura, absurdo e tão improvável quanto a virgem de guadalupe. Mas é uma hipótese respeitada, que estuda o comportamento das idéias, aproximando a evolução cultural da evolução biológica)

2006