A Vigésima Quinta Hora

1967

La vingt-cinquième heure

• The 25th Hour - Estados Unidos da América

Roménia 1939. Johann Moritz, um simples camponês, é falsamente rotulado como um judeu e enviado para um campo de concentração nazista.
O homem responsável pela deportação é Nicolai Dobresco, um policial do distrito, que cobiça Suzanna, a mulher de Johann.
A fim de salvar sua casa de ser confiscada como propriedade judaica, ela é forçada a se divorciar.
Dezoito meses mais tarde Johann escapa para a Hungria, mas as organizações de refugiados judeus se recusam a ajudá-lo, porque ele insiste que não é judeu.
Capturado, é ironicamente considerado por um coronel nazista, como um exemplar-modelo de ariano (medem seus ossos, nariz, rosto, etc.) e obrigado a alistar-se como um soldado das Waffen SS.
Ele acaba por passar toda a guerra, sem entender os motivos, de tudo aquilo que lhe eatá acontecendo, nem as razões do conflito mundial.
O filme é baseado num romance de C. Virgil Gheorghiu.

1967

Elenco de A Vigésima Quinta Hora