Adeus, Lar Doce Lar

1999

Adieu, Plancher des Vaches

• Farewell, Home Sweet Home - Estados Unidos da América

Uma comédia de costumes que flutua entre os gêneros de Jacques Tati e Luis Bunuel, com agudas observações sobre os comportamentos de classe pelas casas e as ruas de Paris. Nicolas, um jovem de vinte anos, é o filho mais velho de uma rica família francesa. A mãe, uma empresária formidável, é quem cuida dos negócios e dirige a família enquanto o pai gasta seu tempo entre drinques, trenzinhos elétricos e tiros em garrafas, que são lançados ao ar pelo mordono. Nicolas decide romper com a tradição da família e passa seus dias pelas ruas de Paris, trabalhando como lavador de pratos e limpador de vitrines, o que lhe dá dinheiro suficiente para as bebidas que consome com seus amigos - mendigos, vagabundos e outros personagens folclóricos de um tipo parisiense - uma vida dura mas sem perder o charme. Um dia Nicolas e os amigos embarcam em uma arriscada aventura. Ele acaba na prisão. Ao ser libertado, a mãe lhe dá um prêmio de consolação, um carro conversível com o qual visita a antiga vizinhança. As coisas, porém, já não são mais as mesmas. Só resta voltar para casa.

1999