Ana

1955

Ana

Um grupo de retirantes das áreas de seca do Nordeste do Brasil embarca num caminhão "pau-de-arara" tentando se mudar para São Paulo e ter uma vida melhor. Ao longo da viagem, uma das mulheres perde um bebê na estrada. O motorista, de fato, pretende levá-los ao capataz de um poderoso "coronel". No trajeto, o motorista do pau-de-arara encontra a resistência de um operário de volta do sul, onde visitou à família, e de Ana, líder de um grupo de camponeses. A brava Ana enfrenta o capataz da fazenda e o motorista, e o caminhão segue para o destino final contratado.

Produzido em 12/1954. Parte do filme Die Windrose, no Brasil A Rosa-dos-Ventos (1957), da Alemanha Oriental. Retrata o trabalho feminino, em 5 episódios: Brasil, França, Itália, União Soviética e China. O italiano Giovanna (1956), dirigido por Gillo Pontecorvo. A história mostra a luta de um grupo de operárias da indústria têxtil de Prato.

1955