Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Andréa Beltrão

Andréa Beltrão

Nomes Alternativos: Andréa Viana Beltrão

974Número de Fãs

Nascimento: 16 de Setembro de 1964 (53 years)

Rio de Janeiro. - Brasil

Iniciou a carreira no Teatro Tablado, fundado por Maria Clara Machado, onde estreou interpretando o personagem João Grilo, da peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

Na década de 80, integrou diversos grupos teatrais, entre eles o Arco da Velha, em que realizou trabalhos em orfanatos e hospitais infantis, o Manhas e Manias, que recebeu ao todo 13 prêmios por seus espetáculos infantis, e o Manhas de Cabaré, que promoveu a reforma do teatro Gláucio Gil com espetáculos de dança, música e cursos de teatro.

Recebeu o Prêmio Shell de melhor atriz pela peça A Prova (2002), dirigida por Aderbal Freire Filho. Em junho de 2005, junto com a amiga Marieta Severo, inaugurou o Teatro Poeira, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Em 2008, ganhou novamente o prêmio de melhor atriz, desta vez por sua atuação, ao lado de Marieta Severo, na peça As Centenárias, de Newton Moreno.

+ Cinema

Fez sua estréia no filme Bete Balanço (1984), de Lael Rodrigues, e, em seguida, atuou em Garota Dourada (1984), de Antonio Calmon.

Recebeu premiações em festivais nacionais por seu desempenho em O Escorpião Escarlate, de 1986; e Minas-Texas, de 1989.

Foi dirigida pelo marido, o cineasta Maurício Farias nos filmes O Coronel e o Lobisomem, A Grande Família - O Filme e Verônica. Neste último, Andréa é uma professora do subúrbio carioca, que sai em defesa de um menino órfão, interpretado por Matheus de Sá, cujo os pais foram mortos por traficantes.