Nascimento: 16 de Julho de 1902 (96 years)
Falecimento: 9 de Junho de 1999
Oakland, California - Estados Unidos da América
O escritor e diretor e produtor americano Andrew L. Stone frequentou a Universidade da Califórnia e depois ingressou na San Francisco Film Exchange. Ele começou em Hollywood com a Universal em 1918, servindo seu aprendizado inicial em um laboratório de cinema. Depois de vários anos de trabalho no departamento de acessórios da Universal, ele se tornou diretor de curtas-metragens. Ele financiou seu primeiro esforço de dois cilindros, Elegia (1927), ele mesmo. No ano seguinte, ele dirigiu seu primeiro longa-metragem. Stone dificilmente poderia ser descrito como um cineasta prolífico até pelo menos os 30 anos, quando começou a contribuir com várias histórias para entretenimentos leves, como Sonho de Música (1941) e Casados Sem Casa (1943). Ele alcançou sua primeira aclamação da crítica como diretor de seu musical todo preto, Tempestade de Ritmo (1943), estrelando a exuberante Lena Horne. O New York Times (22 de julho) elogiou a "direção de conhecimento" de Stone e o filme como "movendo-se suavemente" e "sendo acompanhado da maneira certa".
Stone trabalhou sob contrato na Paramount (1938-41), United Artists (1943-47) e MGM (1955-62). Em 1943, ele montou sua própria produtora como um meio de alcançar uma maior medida de independência criativa. Começando com Estrada 301 (1950), ele começou a produzir uma série de thrillers menores de sucesso comercial, filmes noirs e filmes de ação. Desdenhoso de retroprojeção e pós-sincronização, ele filmou esses filmes em locais reais (e não em instalações de estúdio) para obter realismo adicional, além disso, usando infraestrutura genuína (aeronaves, trens, transatlânticos) em vez de acessórios. Alguns de seus projetos também foram baseados em eventos reais, pesquisados por revistas de crime factual (das quais Stone recebia até oito por mês em assinatura). Os melhores filmes de suspense de Stone são Armadilha de Aço (1952) e Grito de Terror! (1958).
Ele trabalhou frequentemente em conjunto com sua esposa Virginia L. Stone, que atuou como editora musical e supervisora financeira. A carreira de Stone terminou de forma abrupta depois que dois bióticos de compositores prodigamente produzidos, Canção do Sol da Meia Noite (1970) e A Grande Valsa (1972), acabaram sendo enormes fracassos comerciais. No entanto, sua contribuição significativa ao conceito e à mecânica do tiro no local foi reconhecida com uma estrela na Calçada da Fama, no Hollywood Boulevard.