Aos Amigos, a Lei

2023

Aos Amigos, a Lei

São mais de 30 anos desde a promulgação da Lei Nº 8.313. Herança do governo Fernando Collor de Mello, a lei que entrou em vigor em 1991 criada pelo então Secretário de Cultura Sergio Paulo Rouanet (1934-2022) ficou conhecida como Lei Rouanet, consolidando-se como a maior estrutura de fomento à cultura no país.
A produção faz uma investigação profunda sobre o tema, buscando entender a origem da Lei Rouanet, suas controvérsias, desafios e possíveis caminhos para desenvolver a Cultura no Brasil.
Apoiadores da Lei Rouanet afirmam que o mercado e a cultura brasileira são favorecidos por ela, já que funciona tanto através da isenção fiscal, quanto de investimento público.
Por outro lado, críticos afirmam que a Lei Rouanet privilegia grupos ideológicos e facilita a corrupção no Brasil, utilizando dos escândalos do Ministério da Cultura para comprovar seu ponto.
Depoimentos de figuras de expressão na cultura nacional, como o diretor de teatro Gerald Thomas, o crítico musical Régis Tadeu, além de outros artistas, especialistas e parlamentares abordam as disfuncionalidades nas políticas públicas de incentivo à Cultura no Brasil. São 25 personalidades entrevistadas no documentário.

21 de Agosto de 2023