Bekas - Para o Alto e Avante

2012

Bekas

• Bekas – Para o Alto e Avante - Brasil
12 - Não recomendado para menores de 12 anos 97 minutos

Esta é uma história sobre dois irmãos desabrigados, Zana (7 anos) e Dana (10), que vivem no limite da sobrevivência. Eles tem um vislumbre do Superman através de um buraco na parede no cinema local, daí decidem sair de sua aldeia curda e ir para a América acreditando que, uma vez lá, o super-herói poderá resolver todos os seus problemas. Zana começa a fazer uma lista das pessoas que ele vai pedir para o Superman punir (uma delas é Saddam Hussein). Dana, por outro lado, pensa no que eles precisam para chegar lá: dinheiro, passaportes, transporte e uma maneira de atravessar a fronteira. Infelizmente, eles não têm nada disso. Graças ao seu trabalho árduo como engraxates conseguem juntar dinheiro suficiente para comprar um burro (que eles chamam de Michael Jackson) e com o qual eles decidem partir para realizar seu sonho.

Por trás dessa cativante odisseia encontra-se um retrato íntimo do conflito curdo no Iraque. O diretor Karzan Kader explica a intenção de seu filme: "o Curdistão está em guerra há tanto tempo que se tornou o estado normal lá. Eu quero que esta história seja uma voz do povo curdo para o resto do mundo "

2012

Elenco de Bekas - Para o Alto e Avante