2. > TV
  3. > Big Brother Brasil (9ª Temporada)

Título Big Brother Brasil (9ª Temporada) (Original)
Ano produção 2009
13 de Janeiro de 2009 ( Brasil )

Big Brother Brasil 9 foi a nona temporada do reality show Big Brother Brasil, exibida de 13 de janeiro a 7 de abril de 2009.
Foi apresentada por Pedro Bial e dirigida por José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho.
A edição terminou com a vitória do artista plástico Maximiliano Porto, que recebeu 34,85% dos votos e foi premiado com o prêmio de R$ 1 milhão sem desconto de impostos. A final do programa teve a votação mais acirrada de todas as edições do programa, com apenas 0,24% dos votos separando o vencedor da segunda colocada, Priscila Pires.
As indicações para o Paredão sofreram alterações. Nesta temporada, nos dias da votação, uma bola teria que ser sorteada em uma urna por cada participante antes dele dizer seu voto. Se pegassem uma bola branca, poderiam prosseguir ao confessionário e dar seu voto normalmente. Caso pegassem uma bola preta, teriam que dar seu voto na frente de todos os participantes.
Na 4ª semana não houve esse sorteio. Ao invés dele, foi realizado um sorteio semelhante, só que com bolinhas brancas e uma única vermelha, pois quem a pegasse estaria automaticamente emparedado naquela semana (Mirla sorteou a bola vermelha).
Na 7ª semana houve uma dupla eliminação. Na quinta (26 de fevereiro), aconteceu uma prova do Líder seguida de uma prova do anjo. No domingo (1 de março), houve uma eliminação (Mirla) e outra prova do Líder. Já na terça (3 de março), outra eliminação (Ralf). Tal fato se repetiu na 11ª semana.
A partir da eliminação de Ralf (que apesar de ter sido integrante do lado A, vivia um romance com Milena, do lado B), disputando um Paredão com Ana Carolina, a casa ficou totalmente dividida em dois grupos: o lado B (formado por Francine, Flávio, Maximiliano, Milena e Priscila) e o lado A (formado por Ana Carolina, Maíra Cardi, Naiá e Josiane), que ficaram em guerra após um jogo da verdade feito por Pedro Bial. O lado B começou a enviar participante por participante do grupo oposto para a berlinda.
Após as eliminações de Maíra Cardi e Naiá, Josiane e Ana Carolina conseguiram eliminar Milena num Paredão disputado por ela e Maximiliano. Posteriormente, Josiane foi eliminada no Paredão e Flávio acabou indo para a berlinda com Priscila, sendo eliminado. Na última semana de jogo, Ana Carolina disputou a preferência do público com Maximiliano e acabou eliminada em seu sétimo Paredão. A grande final foi composta por participantes do lado B e muito acirrada. Francine, a terceira colocada, recebeu 30,54% dos votos. O vencedor da temporada, Maximiliano, derrotou a vice-campeã Priscila por uma diferença de apenas 24 décimos.