Billie

2020

Billie

Billie Holiday foi uma das maiores vozes da música e uma mulher à frente de seu tempo. O documentário conta sua história através dos olhos de uma de suas fãs mais apaixonadas, Linda Lipnack Kuehl, que, em 1971, começou a escrever uma biografia definitiva. Ao longo de oito anos, ela rastreou e gravou mais de 200 horas de entrevistas com personagens que conheceram Holiday pessoalmente e povoaram a curta e tumultuada vida da icônica cantora. As fitas fornecem testemunhos de Charles Mingus, Sarah Vaughan, Tony Bennett, Count Basie, seus padrastos, amantes, amigos de escola, companheiros de prisão, advogados, traficantes, cafetões e até agentes do FBI que a prenderam.

Para dar corpo e modernidade ao seu documentário, James Erskine deu-lhe cor: uma série de documentos, filmes e fotos foram colorizadas pela artista brasileira Marina Amaral. O resultado é bastante impressionante. No mítico arquivo de Strange Fruit, cores brilhantes agora contrastam com o texto arrepiante da música. A letra, que descreve as execuções de negros em “cenas pastorais” de “South gallant“, valeram algumas inimizades para Billie ... Além dos arquivos de imagens, os preciosos documentos sonoros também foram remasterizados.

2020