Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Bono Vox

Bono Vox

Nomes Alternativos: Paul David Hewson

234Número de Fãs

Nascimento: 10 de Maio de 1960 (57 years)

Glasnevin, County Dublin, Ireland

é um cantor irlandês, líder do grupo musical U2 e activista pelos direitos humanos.
Filho de um pai católico e uma mãe protestante, Bono cresceu com uma forte fé religiosa, mas sem nenhuma doutrina fixa. A sua mãe faleceu quando ele tinha quatorze anos. Ele estudou no Mount Temple Comprehensive School, e foi lá que adquiriu seu apelido "Bono" (anteriormente "Steinvic von Huyseman", "Houseman", "Bob Murray" e "Bono Vox of O'Connell Street"). Em 1975, Larry Mullen Jr. (baterista do U2) colocou na escola Mount Temple um anúncio procurando por pessoas interessadas a formar uma banda. Apareceram Dave Evans (The Edge), Dick Evans, Adam Clayton e Bono. Inicialmente ninguém queria cantar. Havia um baixista, um baterista e 3 guitarristas. Mas como precisavam de um vocalista e Bono nunca podia transportar a sua guitarra para os ensaios ficou ele o responsável pelos vocais.
É admirador incondicional de Elvis Presley, - já vestiu a roupa dourada, parecida com a que Elvis usou em shows, e segundo ele, até sentiu a presença do mesmo; escreveu um longo poema, e deu nome a um de seus filhos de Memphis Eve (Memphis, cidade onde Elvis viveu e morreu).
Seu pseudônimo "Bono" – é uma adaptação de Bona Vox, uma marca de aparelho auditivo que em Latim traduz-se como "boa voz".
Ele se casou com Alison 'Ali' Stewart e o casal teve quatro filhos - Jordan Lena (n. 10/05/1989), Memphis Eve ('Eve' n. 07/07/1991), Elijah Bob Patricius Guggi Q (n. 17/08/1999) e John Abraham (n. 20/05/2001).
Em 2005, por suas atitudes humanistas, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Ícone do pop/rock mundial, Bono, apesar de ser um performer, nunca deixou suas raízes cristãs. Em toda sua carreira como líder do U2, Bono sempre escreveu músicas que refletissem os ideais cristãos tendo, inclusive, feito uma apresentação para o Papa João Paulo II. É fã declarado do grupo musical Celtic Woman formado pelas quatro vocalistas irlandesas - Chloë Agnew, Lisa Kelly, Lynn Hilary e Alex Sharpe - e a violinista Mairead Nesbitt. Bono tendo raízes protestantes não esqueceu seu lado materno e gravou recentemente a música "Leave On Me" juntamente com o cantor Kirk Franklin e demais cantores do meio gospel.
Também se tornou um símbolo na luta contra a pobreza no continente africano, ajudando as pessoas que lá vivem e necessitam de ajuda a saírem da miséria.
Bono afirma, em sua música "I Still Haven't Found What I'm Looking For", que o que procura é o "Holy Ghost", o Espírito Santo. Bono foi criado com uma base espiritual muito forte, e afirma que acredita sim em um mundo melhor, em que as pessoas serão boas e viverão em paz.
Em 2007, participou do longa-metragem Across the Universe (filme) na pele de Dr. Robert, interpretando as canções dos Beatles "I Am The Walrus" e "Lucy In The Sky With Diamonds".