Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Brendan Coyle (I)

Brendan Coyle (I)

Nomes Alternativos: David Coyle

56Número de Fãs

Nascimento: 2 de Dezembro de 1963 (54 years)

Corby, Northamptonshire - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Brendan Coyle (2 de Dezembro de 1963) é um ator britânico. Ele ganhou o Laurence Olivier Award por "The Weir" em 1999. Ele também representou Nicholas Higgins na minissérie "North & South", Robert Timmins nas primeiras três séries de "Lark Rise to Candleford", e mais recentemente John Bates, o criado, em Downton Abbey. O último papel rendeu a ele uma nominação para Primetime Emmy Award for Outstanding Supporting Actor in a Drama Series e um BAFTA para Melhor Ator Coadjuvante.

Brendan nasceu em Corby, Northamptonshire, filho de um pai Irlandês e uma mãe Escocesa. Devido à sua nacionalidade Inglesa e a descendência de Irlandeses, ele possui a dupla nacionalidade Britânica e Irlandesa. Ele é um sobrinho-neto de um grande gerente de futebol chamado Matt Busby.

Ele estudou drama em Dublin em 1981 e ganhou uma bolsa de estudos na Mountview Academy of Theatre Arts no Reino Unido em 1983.

Brendan Coyle recebeu um Laurence Olivier Award em 1999 pela sua performance em "The Weir" de Conor McPherson e ganhou um New York Critics Theater World Award por Melhor Broadway Debut pelo mesmo papel na sua produção Nova Iorquina. Em 2001, Brendan apareceu no filme "Conspiracy" como Gestapo Comandande Heinrich Müller. Ele atuou como Kaz Sweeney no drama Britânico, "True Dare Kiss", e Nicholas Higgins em "North & South" para a BBC.

Desde 2008, ele atuou como Robert Timmins nas três séries da BBC baseadas nas novelas de "Lark Rise to Candleford", escritas por Flora Thompson. Em 2010, ele começou a atuar com o papel de John Bates, criado e antigo militar britânico servindo ao Conde de Grantham na série de Julian Fellowes, Downton Abbey. Fellowes escreveu a parte de Coyle, e isso fez com que ele ganhasse nominações para um BAFTA e IFTA, assim como uma nominação para o Primetime Emmy Awards como Melhor Ator Coadjuvante em uma Série Dramática em 2012. Coyle também participou como o personagem de Terry Starling na pequena série de comédia da TV britânica e irlandesa Sky, "Starlings".