Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Christopher Lee (I)

Christopher Lee (I)

Nomes Alternativos: Christopher Frank Carandini Lee

2629Número de Fãs

Nascimento: 27 de Maio de 1922 (93 years)

Falecimento: 7 de Junho de 2015

Belgravia, Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Christopher Frank Carandini Lee, Kt., CBE, CStJ (Londres, 27 de maio de 1922 — Londres, 7 de junho de 2015) foi um ator britânico conhecido por sua versatilidade e longevidade cinematográfica, além de um notório cantor de metal progressivo.

Começou sua carreira no teatro, desde cedo dedicando-se a papéis de malfeitores. Seu primeiro personagem foi Rumpelstiltskin, antagonista do conto homônimo dos Irmãos Grimm. Lee ficou conhecido mundialmente interpretando o Conde Drácula, personagem que encarnou por diversas vezes pelos estúdios da britânica Hammer Film Productions. Atuou também na trilogia O Senhor dos Anéis e em dois filmes da trilogia O Hobbit interpretando o personagem Saruman. Sua carreira também foi marcada pelos filmes dirigidos por Tim Burton, como A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Sombras da Noite, e emprestou a voz a personagens de A Noiva Cadáver e Alice no País das Maravilhas. Também atuou como Conde Dookan em Star Wars episódios II e III. Sua carreira foi bastante prolífica, com mais de 200 produções.

Em 2009, ganhou o título de Cavaleiro Real. Além disso narrou vários álbuns da banda Rhapsody of Fire. Era ligado a PETA, entidade que luta pelos direitos dos animais.

Christopher Lee também foi voluntário em apoio ao exército finlandês durante a Guerra de Inverno contra a União Soviética, entre os anos 1939 e 1940.

Foi casado com a ex-atriz e modelo dinamarquesa Gitte Lee, com quem tinha uma filha, chamada Christina Erika Lee.

Lee morreu no dia 7 de junho de 2015, aos 93 anos no hospital Chelsea e Westminster, em Londres, onde estava internado por problemas de insuficiência cardíaca e respiratória.

Cônjuge: Birgit Kroencke (de 1961 a 2015)
Filha: Christina Erika Lee