Cidade Despida

2010

Cidade Despida

Cidade Despida é uma série de televisão portuguesa de género policial, transmitida às sextas-feiras pela RTP1 de 23 de Abril a 16 de Julho de 2010, resultando num total de 13 episódios[1]. Tem como principais actores: Catarina Furtado, António Cordeiro, Sérgio Silva, Miguel Moreira, Pedro Laginha, Cristina Carvalhal e Dinarte Branco[2]. É a primeira série portuguesa gravada totalmente em suporte digital, assim sendo transmitida em Alta Definição, na RTP 1 HD[1].
A série decorre na Polícia Judiciária e, relata o dia-a-dia profissional de uma brigada composta apenas por homens experientes, incluindo o chefe, e, de um momento para o outro, passa a ser chefiada por uma jovem inspectora que, é chamada de urgência para resolver um gravíssimo caso e ocupa o lugar de chefe quando este se reforma. Um pormenor importante é que a jovem inspectora, é enteada do director geral e todos pensam que ela ocupou o lugar por ser ligada ao director. Todos os casos apresentados na série são baseados em casos verídicos que constam dos arquivos da PJ[3].
Em 2010, a série Cidade Despida foi nomeada em várias categorias do Festival Cinematográfico de Moscovo, o segundo maior festival de televisão do Mundo.
Categorias
Melhor Actriz: Cristina Carvalhal e Catarina Furtado
Melhor Actor: Albano Jerónimo e Pedro Laginha
Melhor Série Policial 2010
Melhor Realizador Internacional
Mais tarde, o resultado obtido foi que a série ganhou o Prémio Especial de Televisão do Festival Cinematográfico de Moscovo.

2010