Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Dennis Quaid

Dennis Quaid

Nomes Alternativos: Dennis William Quaid

1294Número de Fãs

Nascimento: 9 de Abril de 1954 (63 years)

Houston, Texas - Estados Unidos da América

De boa aparência e muito versátil, Dennis Quaid possui muitas das características que definem um bom ator. Mas vinha tendo dificuldades de manter sua boa imagem profissional, devido aos trabalhos em filmes fracos, ou em outros que não exploraram bem seu talento.

Filho de um eletricista e uma dona-de-casa, nasceu em Houston, capital do estado americano do Texas, em 9 de abril de 1954. É irmão mais novo do também ator Randy Quaid (o piloto alcoólatra de Independence Day).

Começou a atuar no segundo grau, entrando no programa de peças da escola. Aos 20 anos de idade, saiu de casa e foi para Hollywood, para seguir os passos do irmão ator. Foi muito rejeitado e não obteve sucesso na almejada profissão por cerca de um ano. Teve seu primeiro trabalho em 1977, em pontas em filmes como I Never Promised You a Rose Garden e O Espírito de James Dean.

Mas a má sorte só durou até 79, quando atuou em Correndo pela Vitória, em que conseguiu chamar a atenção de Hollywood. Tornou-se efetivamente famoso com seu papel, quatro anos depois, como o astronauta Gordo Cooper em Os Eleitos - Onde o Futuro Começa. Começou então a entrar em muitos filmes, cuja qualidade variava muito, merecendo alguma atenção somente em Inimigo Meu, bela Ficção Científica em que contracenou com Louis Gossett, Jr, em 85.

1987 foi um ano útil para Quaid, que teve seu trabalho em Acerto de Contas muito festejado, assim como no filme seguinte, Sob Suspeita. Neste ano, trabalhou no divertido Viagem Insólita, em que contracenou com Meg Ryan, e ambos começaram a namorar. Os dois chegaram a trabalhar juntos, no suspense Morto ao Chegar, de 88 e no drama A Força de um Passado, de 93.

Meg Ryan, ao ser pedida em casamento por Quaid, disse que só aceitaria se ele deixasse o álcool e as drogas. O ator lutou contra o vício e ambos casaram-se em 1991. Tiveram um filho, Jack.

Outro notável papel de Quaid foi o do roqueiro Jerry Lee Lewis em A Fera do Rock, em 1989, contracenando com Winona Ryder e Alec Baldwin. Também merece atenção seu papel em Bem-Vindos ao Paraíso, bem como o de interesse romântico de Meryl Streep em Lembranças de Hollywood, contracenando não só com ela como com Shirley MacLaine.

Durante grande parte dos anos 90, Quaid amargou sucessivos fracassos, incluindo o desastroso Wyatt Earp, no qual, mesmo assim, roubou a cena no papel de Doc Hollyday. Também não se deu bem com Coração de Dragão, em que contracenava com Pete Postlethwait e um dragão feito em computação gráfica, cuja voz era de Sean Connery.

Só voltou a fazer algo de bom em Corações Apaixonados, fazendo parte de um seleto time de estrelas, e no remake de Operação Cupido.

Voltou com força total como o veterano jogador de um fictício time de futebol americano em Um Domingo Qualquer, de Oliver Stone, ao lado de Cameron Diaz e Al Pacino. Estrelou em seguida Alta Freqüência, filme que mistura ação, o sobrenatural e muito suspense, em que faz um homem que se comunica, no futuro, com o filho já adulto Jim Caviezel, por meio de um simples radioamador.

Mas o maior golpe sofrido por Quaid não foi no trabalho. Após quase dez anos de casamento com Meg Ryan, a atriz o deixou para ter um romance com o também ator Russel Crowe (Gladiador). Segundo alguns amigos do casal, Quaid ficou arrasado e não queria mais saber de trabalhar.
O ator é casado agora com Kimberly Buffington com quem tem dois filhos Thomas Boone e Zoe Grace.

Premiações

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, por "Longe do Paraíso" (2002).

- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Ator, por "Acerto de Contas" (1987).

- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Ator Coadjuvante, por "Longe do Paraíso" (2002).

- Ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Valladolid, por "Acerto de Contas" (1987).