Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jeremy Irons

Jeremy Irons

Nomes Alternativos: Jeremy John Irons

1266Número de Fãs

Nascimento: 19 de Setembro de 1948 (69 years)

Cowes, Ilha de Wight - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Iniciou uma carreira bem sucedida no teatro no West End e na televisão, fazendo sua estréia no cinema no filme ''Nijinski'' (1980), que conta a história do famoso bailarino russo. Sendo extremamente elegante e bem-falante, Jeremy Irons encaixava perfeitamente em papéis que retratassem membros da aristocracia. Assim, em 1981, desempenhou o papel principal na famosa série da BBC ''Memórias de Brideshead/Brideshead Revisited'', que contava, entre outros nomes consagrados, com a presença de Laurence Olivier e a sua fama ultrapassou as fronteiras da Europa, chegando aos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, contracenou com Meryl Streep no filme ''A Mulher do Tenente Francês/The French Lieutenant's Woman''. Volta a dar provas do seu talento no papel de um missionário no filme ''A Missão/The Mission'' (1986), ao lado de Robert DeNiro, trabalho que lhe valeu uma nomeação para o Globo de Ouro.

Dois anos depois, Irons desempenhou o papel de dois gêmeos ginecologistas com uma relação bastante forte e que vão caminhando, ao longo do filme, para a separação, no controverso e chocante trabalho do realizador David Cronenberg, ''Gêmeos - Mórbida Semelhança/Dead Ringers'', pelo qual ganhou o New York Film Critics Circle Award de melhor ator. Em 1990, desempenhou o papel de um milionário suspeito de assassínio no filme ''O Reverso da Fortuna/Reversal of Fortune'', onde contracenou com Glenn Close, desempenho que lhe valeu o Oscar de Melhor Ator (principal) e o Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático.

Depois disso não parou mais, brilhando em filmes como ''Perdas e Danos/Damage'' (1992), em cenas fortes de sexo e nudez; ''A Casa dos Espíritos/The House of the Spirits'' (1993), novamente com Glenn Close e Meryl Streep; ''Elizabeth I'' (TV Mini-Series - 2005), pelo qual ganhou o Emmy, um Screen Actors Guild Awards e um Golden Globes, USA, de ator coadjuvante de TV; ''Os Bórgias/The Borgias'' (TV Series-(2011–2013); ''Batman vs Superman: A Origem da Justiça/Batman v Superman: Dawn of Justice'' (2016);