Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Denzel Washington

Denzel Washington

Nomes Alternativos: Denzel Hayes Washington Jr.

7729Número de Fãs

Nascimento: 28 de Dezembro de 1954 (61 years)

Mount Vernon, Nova Iorque - Estados Unidos da América

É um premiado ator e produtor norte-americano. Denzel Washington já recebeu dois Globo de Ouro e um Prêmio Tony, e dois Oscares: Melhor Ator Coadjuvante por Glory (1990) e Melhor Ator por Training Day (2002).

Denzel Washington entrou na Universidade de Fordham para seguir o curso de Jornalismo, que deixou inacabado, mas formou-se em Teatro pela mesma Universidade, para seguir a carreira de actor. Estreou-se em telefilmes e obteve sucesso na telenovela St. Elsewhere de 1982.

A sua primeira grande oportunidade cinematográfica foi fornecida pelo realizador Richard Attenborough que o convidou para desempenhar o papel do activista sul-africano Steve Biko em Grita Liberdade / Um Grito de Liberdade em 1987 e dois anos depois conquistou o Óscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) pelo seu desempenho de soldado num batalhão inteiramente negro durante a guerra civil americana em Tempo de Glória, de 1989.

Voltaria a repetir a nomeação desta vez para Melhor Ator (principal) pelo seu retrato do líder revolucionário Malcolm X de 1992. A sua carreira solidificou-se em êxitos de bilheteira como Pelican Brief ao lado de Julia Roberts, Filadélfia, co-estrelado por Tom Hanks - que ganhou seu primeiro Óscar neste filme - o thriller Crimson Tide, de 1995, com Gene Hackman e o filme de guerra Coragem Debaixo de Fogo / Coragem Sob Fogo 1996.

Depois de protagonizar mais um thriller, The Bone Collector em 1999, obteve mais uma nomeação para Melhor Ator pelo filme The Hurricane, baseado na história verídica do pugilista Rubin 'Hurricane' Carter, acusado injustamente de ter participado num duplo assassinato e encarcerado durante vinte anos até que um jovem fã, ao ler a sua autobiografia, tenta limpar o seu nome.

Washington voltaria à cerimónia dos Óscares em 2001, mas como vencedor, pelo seu desempenho no policial Dia de Treino / Dia de Treinamento, interpretando "Alonzo Harris", um agente do departamento de narcóticos que, ao acolher um agente noviço (Ethan Hawke), acaba por demonstrar a sua faceta de corrupto.

Ao aceitar o prémio, Denzel o dedicou ao ator Sidney Poitier, homenageado pelo conjunto de sua carreira nessa mesma noite única, que entrou para a história do cinema e da Academia como a noite em que dois atores negros, Denzel Washington e Halle Berry, venceram as categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz.

Consagrado como uma das principais estrelas de Hollywood, continuou a apostar nos registros dramáticos: em John Q de 2002, foi um pai desesperado que decide manter como refém todo um hospital como protesto por não procederem a um transplante de coração ao seu filho e estrelou em 2004, ao lado de Meryl Streep, Sob o Domínio do Mal, sinistra e competente refilmagem do sucesso dos anos 60, com Denzel no papel que pertenceu a Frank Sinatra.

O ator é casado com Pauletta Washington desde Junho de 1983 com quem tem quatro filhos: John David (1984), Katia (1987) e os gémeos Olivia e Malcolm (1991).

Washington é um cristão devoto. Em 1995, doou 2,5 milhões de dólares para ajudar projetos de construção da pentecostal norte-americana Igreja de Deus em Cristo.