Dois Homens Contra uma Cidade

1973

Deux Hommes Dans la Ville

Alain Delon faz o papel de um bandido que já cumpriu boa parte de sua pena. Jean Gabin interpreta um “educador”, uma espécie de mistura de assistente social com terapeuta, funcionário público, pago pelo governo, que se dedica a manter diálogo permanente com os presos, a tentar ajudá-los, a tentar incutir neles a noção de que podem e devem mudar de vida, aproveitar a estadia nos presídios para rever seus princípios, abandonar a criminalidade, procurar – na hora em que sua pena chegar ao fim – um trabalho honesto... Gino Strabiggli, o personagem de Delon, era chefe de uma quadrilha de assaltantes. Criminoso experiente, inteligente, esperto, tarimbado. Foi condenado a 12 anos. Na prisão, aprendeu um ofício, tornou-se um bom gráfico. Germain Cazeneuve, o personagem de Gabin, gosta dele; tem a firme convicção de que Gino se reabilitou para a vida honesta. Luta na Justiça para que Gino obtenha liberdade condicional após dez anos de prisão... A pena de morte pela guilhotina só foi abolida em França em 1981... Ainda com um principiante Gérard Depardieu.

1976

Elenco de Dois Homens Contra uma Cidade