Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Dominic Cooper

Dominic Cooper

Nomes Alternativos: Dominic Edward Cooper

484Número de Fãs

Nascimento: 2 de Junho de 1978 (39 years)

Greenwich, Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Dominic Edward Cooper (Greenwich, Londres, 2 de junho de 1978) é um ator britânico de televisão, cinema, teatro e rádio. Seus maiores sucessos foram o filme Mamma Mia!, uma adaptação do famoso musical da Broadway e seu papel como Howard Stark no filme Captain America: The First Avenger e na série Marvel's Agent Carter.

Dominic Cooper nasceu e cresceu em Greenwich, Londres, filho de Julie, uma professora de jardim de infância. Ele frequentou a Thomas Tallis School em Blackheath, e treinou na London Academy of Music and Dramatic Art (LAMDA) , graduando-se em 2000. Ele também participou John Ball Primary School, a mesma escola que o ator Jude Law estudou.

Em 2008, ele começou a namorar com a atriz Amanda Seyfried que conheceu nos sets de filmagem do filme Mamma Mia!, eles tiveram um desentendimento em 2010 e acabaram terminando, mas em maio eles reataram o namoro, que chegou ao fim novamente. Cooper divide uma casa com seu amigo, co-estrela de The History Boys, o ator James Corden.

Inicialmente, Cooper trabalhou na televisão e no cinema antes de realizar seu início no teatro na obra ‘’Mother Clap's Molly House’’ no Royal National Theatre em 2001. Cooper participou da obra de de Alan Bennett, “The History Boys” da sua primeira leitura. Ele também excursionou com a produção para a Broadway, Sydney, Wellington e Hong Kong, além de aparecer nas adaptações radial e cinematográfica da obra. Cooper foi nomiado a um Drama Desk Award em 2006 por seu trabalho na obra. Ele teve papéis notáveis na adaptação da Royal National Theatre da trilogia Fronteiras do Universo, onde ele interpretou o personagem protagonista, Will Parry, a série de TV para a Down to Earth e Sense & Sensibility. Dominic Cooper trabalhou em vários filmes fazendo papéis pequenos, mas foi em Mamma Mia! que ele se tornou famoso, interpretando ao lado de atores renomados como Meryl Streep, Pierce Brosnan e Colin Firth, alem da sua ex namorada Amanda Seyfried. Ele tem uma boa participação em filmes como A Duquesa, onde ele aparece contracenando com Keira Knightley, e também no filme “Educação”. Em 2005, Cooper também apareceu em um comercial de preservativos da empresa Durex. Em 2014, co-estrelou a adaptação dos games "Need for Speed" para o cinema, interpretando Dino Brewster.

Companheira: Ruth Negga (desde 2010)
Filiação: Julie Heron, Brian Cooper
Irmãos: Nathan Cooper, Simon Cooper