Doppler Effect Version II

1969

Doppler Effect Version II

Uma sequela de seu experimento homônimo de 1967, Doppler Effect II dá um passo à frente na missão de organizar imagens aparentemente aleatórias ao longo de um eixo rítmico. Ao usar imagens encontradas de origens diversas - anúncios políticos, vida animal, pornografia - e entrelaçando-as com imagens gravadas pelo próprio Agnew - paisagens urbanas, ensaios abstratos de luz -, o filme abandona qualquer tentativa de evocar qualquer tipo de significado e foca em um estritamente formal exercício centrado em intervalos de tempo e micro-relações entre pequenos conjuntos de imagens. A trilha sonora, gravada por Duane Hitchings (conhecido por suas colaborações com Miles Davis e Hendrix, mas também por seu FlashDance OST) em um sintetizador Moog, é um exercício envolvente de dinâmica sônica abstrata e uma parte essencial do experimento Doppler em que não fornece apenas diferentes configurações auditivas para as diversas imagens apresentadas ao longo do filme, mas também ajusta o ritmo para a rápida sucessão de imagens sincronizadas.

1969

Elenco de Doppler Effect Version II