Também conhecido como: Egill 'Eagle' Egilson, Egill Örn Egilsson, Egill Ørn Egilsson
Egill nasceu em Reykjavík, Islândia, e estudou cinema no Columbia College Hollywood, uma escola de cinema de Los Angeles. Como diretor de fotografia, ele talvez seja mais conhecido por seu trabalho em The Wire, CSI: Miami (onde também foi co-produtor), Dark Blue e vários comerciais de televisão e videoclipes. Em 2008, ele dirigiu a minissérie Heróis: Destino.
Desde 2011, Egill trabalhou principalmente como diretor. Ele dirigiu vários episódios de The CW a série de ação Nikita, incluindo o final da série, bem como episódios de Fringe, Alcatraz e Dark Blue. Egill também foi diretor frequente nas temporadas 4-6 de CSI: Miami, "Gotham" e dirigiu vários episódios da série CSI original, entre outros.
Prêmios e homenagens
Egill foi quatro vezes indicado para o Prêmio de Destaque da Sociedade Americana de Cinematographers, e levou para casa o prêmio na categoria de televisão em 2010 pelo episódio Dark Blue "Venice Kings", que ele também dirigiu. Mais tarde naquele ano, ele se tornou o primeiro islandês a ser admitido no ASC, aos 44 anos.
Comentários sobre Eagle Egilsson