Dirigido por
Data de lançamento
11 Fev. 2017Duração
Um poema épico em alusão ao México, cuja relação com seu vizinho logo acima foi fraturada há muito tempo. Ao longo dos episódios fragmentados, filmado em 16mm, os realizadores transmitem a sensação de cruzar de um lugar para outro e proveem um profundo sentimento de empatia.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Marília Mendonça: Sentimento Louco
tomei um puta susto com o último trovão
Em certa medida me vi surpreendida com os relatos sobre a vida dos "aventureiros" no deserto. Fiquei me perguntando o que levam as pessoas a vivenciarem isso? Desespero, pobreza, propósito, sonhos? Enfim, um tema interessante tratado de forma ora poética, ora realista, ora violenta, ora apenas visual e sonora... Algumas cenas deram um tom tenso e angustiante de estar em ambiente tão inóspito, perigoso. Em outras, apenas a sensação de contemplar a natureza. Pensar as vidas humanas que se arriscaram, que foram perseguidas: quantos grupos e indivíduos com suas histórias enterradas na areia do deserto. Outros, respiram aliviados por terem conseguido concluir a travessia e afirmam: "nunca voltarei. Nunca".
Acho que o documentário propõe várias questões; ao tomar o deserto como território do filme, esse figura não como um local unívoco e estéril, mas é atravessado por diferentes dimensões: dimensões espirituais, expiatórias, de rastros, de memória, provação, esquecimento, morte... é tenso pensar em como não se vem as pessoas que atravessam o deserto para chegar até a fronteira - só se escuta suas vozes; se, por um lado, de certa forma isso universaliza aquelas falas, a falta de materialidade corporal desses/as migrantes pode torná-los, mais uma vez, sem rostos, esquecidos.. e ao deserto, que apaga seus rastros; são apenas calças, moletons, garrafas d'água, mantas, mais nada - e as próprias pegadas o deserto vai engolindo e apagando. Fico a pensar quantas vidas ali não passaram e agora ficam sem registro. Esse deserto parece, em alguns casos, uma metáfora existencial desses/as migrantes.