Fábrica dos Realizadores: Norte de Portugal

2023

Director’s Factory: North Portugal

Projeto da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em que duplas de jovens cineastas locais e internacionais se reúnem para criar curtas-metragens que revelam a cinematografia de uma região. O programa, que já passou por Taiwan, Chile, Líbano e pelo sudeste da Europa, agora chega ao norte de Portugal.

"O ESPINHO"
DE ANDRÉ GUIOMAR, MYA KAPLAN

Téo é um adolescente que conhece o novo padre de seu vilarejo rural, um religioso que acaba de regressar de Moçambique. À medida que os dois se aproximam, desenvolvem um vínculo espiritual imerso em atração.

"MARIA"
DE MÁRIO MACEDO, DORNAZ HAJIHA

Maria passa os dias trabalhando na barulhenta fábrica de metal de sua família adotiva. Esmagada pela violência dos homens, ela também cuida da cunhada e da sobrinha. Até que uma revolução começa a ferver dentro dela.

"AS GAIVOTAS CORTAM O CÉU"
DE MARIANA BÁRTOLO, GUILLERMO GARCÍA LÓPEZ

Um pesado clima de mudança e greves sindicais na região portuária da cidade do Porto. Clara, dona de um bar de pescadores ameaçado de fechamento, encontra nos braços de Raquel, garçonete de navios de cruzeiro, o abrigo para expressar seus medos e suas contradições.

2023