O Morto que Ri

1926

Feu Mathias Pascal

• The Late Mathias Pascal - Estados Unidos da América

Após a ruína financeira de sua família, outrora rica, Mathias Pascal vive na mediocridade, trabalha em uma biblioteca, casado e morando com uma sogra insuportável.
Após a morte de sua mãe e filha bebê, suas únicas alegrias, Mathias foge desesperado para Monte Carlo, onde ganha uma pequena fortuna em um cassino, ao mesmo tempo em que é tido como morto, pois o confundem com um cadáver encontrado em sua cidade natal. Decide aproveitar a chance de liberdade e começar nova vida em Roma, assumindo uma outra identidade, todavia as coisas não saem como desejado.

Primeira adaptação para o cinema do romance homônimo de Luigi Pirandello, tragédia onde o autor desenvolve o paradoxo entre a essência e a aparência, entre o que é o homem e modo como a sociedade o vê. O filme conta com a participação do brasileiro Alberto Cavalcanti, como Diretor Assistente.

12 de Fevereiro de 1926

Elenco de O Morto que Ri