Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Frances Sternhagen
4Número de Fãs

Nascimento: 13 de Janeiro de 1930 (87 years)

Washington, D.C., United States

Frances Sternhagen Hussey (nascida em 13 de janeiro de 1930) é uma atriz americana. Sternhagen apareceu dentro e fora da Broadway, no cinema e na TV desde a década de 1950.

Sternhagen começou sua carreira docente atuando, cantando e dançando para as crianças na escola Milton Academy, em Massachusetts, ea primeira realizada em 1948, se em um teatro de verão Bryn Mawr em The Glass Menagerie e Street Angel [1]. Ela passou a trabalhar na Arena de Washington Fase de Grupo de 1953-54, em seguida, teve sua estréia na Broadway em 1955, como Miss T. Muse no The Skin of Our Teeth. No mesmo ano, ela teve seu off-estréia na Broadway Carnaval "ladrões" e sua estréia na TV em "The Great Bank Robbery" on "Omnibus" (CBS). No ano seguinte, ela tinha ganhado um off-Broadway Obie Award para "Distintos Desempenho (actriz)" no Bashville Admirável (1955-56).

Ela ganhou dois prêmios Tony, para "Melhor Atriz, de apoio ou Destaque (Dramatic) em 1974 para a produção original da Broadway de The Neil Simon's Good Doctor baseados em histórias Tchekhov (que também ganhou o Drama Desk Award de" Melhor Atriz em Destaque em um jogo ") e, para" Melhor Atriz (Featured Role - Play) "no ressurgimento da herdeira 1995, baseado no romance de Henry James. Ela foi nomeada para cinco prêmios Tony outras vezes, inclusive por seus papéis na Broadway moldes originais de Equus (1975) e A Casa do Lago (1979), ambos mais tarde transformado indicado ao Oscar de filmes com outras atrizes, bem como para Lorena O Hansberry Entrar Janela Brustein de Sidney (1972), o anjo musical (1978) que foi baseado em Thomas Wolfe's Look Homeward, Angel, e do relançamento de 2002, Paul Osborne Morning's at Seven.

Seu mais conhecido papel off-Broadway foi sua atuação agressiva do caráter do título em 1988 do prêmio Pulitzer drama Driving Miss Daisy, que foi originado por Dana Ivey em horizontes dos dramaturgos em Nova York. Sternhagen assumiu o papel após o show mudou-se para o John Houseman Teatro e jogado por mais de dois anos. (Jessica Tandy mais tarde ganhou um Oscar jogando Daisy no filme de 1989.) Off-Broadway prêmios incluem duas indicações para o Drama Desk Award de "Melhor Atriz em uma biblioteca": [3] em 1998, por um revival de Eugene O ' Long Day's Neill's Journey Into Night at the irlandês Repertory Theater, [4] e em 2005, por Ecos da Primeira Guerra Mundial drama da Guerra [1].

Ela também venceu Ilustre Performance Obie Awards para o quarto e uma dor leve (1964-65). Em 1998, ela ganhou Madge Dramatikerpreis Guild Fundo Evans & Sidney Kingsley Award for Excellence in Theater. Ela estrelou em 2005 o reavivamento da Seascape de Edward Albee, produzido por Lincoln Center Theater, no Teatro Booth na Broadway. Ela também apareceu na produção original da Broadway de Edward Albee's All Over em 1971, com Colleen Dewhurst e Jessica Tandy. Seu papel Broadway anterior foi no verão 2005, a produção de Flores de Aço com Marsha Mason, Delta Burke, Christine Ebersole, Lily Rabe e Rebecca Gayheart.