Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Morgan Freeman

Morgan Freeman

Nomes Alternativos: Morgan Porterfield Freeman Jr.

14786Número de Fãs

Nascimento: 1 de Junho de 1937 (80 years)

Memphis, Tennessee - Estados Unidos da América

Morgan Porterfield Freeman Jr, conhecido como Morgan Freeman, é um premiado ator, produtor, narrador, e diretor de cinema, nasceu dia 1 de junho de 1937, em Memphis, Tennessee, Estados Unidos da América. Ele é filho de Mayme Edna, uma professora e de Morgan Porterfield Freeman, um barbeiro.

Entre os anos 1955 a 1959, começou a servir a Força Aérea Americana, trabalhando como mecânico, com a intenção de se tornar piloto. Logo após, começou aulas de dança em São Francisco, em 1960, ingressou em um grupo de teatro musical em Nova Iorque. No grupo de teatro, realizou peças como The Royal Hunt of The Sun e em 1965, fez uma pequena aparição no filme O Homem de Prego.

Em 1971, ele começou a realizar trabalhos na televisão em programas educativos para crianças, onde se manteve até 1977, entre os programas mais importantes estão The Electric Company e Easy Reader, paralelamente, Morgan Freeman, continuou em projetos de teatro. Em 1978, recebeu uma indicação ao Tony Award por seu papel em The Mighty Gents, outra peça importante para o ator foi Coriolano, de 1979.

O primeiro destaque de Morgan Freeman, foi em 1987, em Armação Perigosa, filme que rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Mas a popularidade do ator veio só em 1989, quando o ator já estava com 52 anos de idade, no filme Conduzindo Miss Daisy, Morgan Freeman, no filme interpretou um motorista de uma senhora emocionalmente distante do filho, interpretada por Jessica Tandy, o filme é uma história comovente de amizade. Morgan Freeman, venceu pelo papel, o Globo de Ouro, de Melhor Ator, e recebeu uma nomeação na categoria de Melhor Ator, no Oscar. No mesmo ano, participou de Meu Mestre, Minha Vida, outro sucesso da crítica e também em Tempo de Glória, filme sobre a primeira unidade formal do Exército dos EUA, durante a Guerra Civil a ser constituída de homens afro-americanos.

Outros filmes de sucesso que concretizaram sua fama de ator com uma voz autoritária e um comportamento calmo, foram, Um Sonho de LIberdade, baseado na obra de Stephen King, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, Os Imperdoáveis, A Fogueira das Vaidades, contracenando ao lado de Tom Hanks e Bruce Willis e dirigido por Brian DePalma, Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, O Poder de um Jovem, Impacto Profundo, Os Sete Pecados Capitais e Todo Poderoso, onde interpretou Deus.

Morgan Freeman, já entrou na lista da revista Empire, em 37º dos maiores astros de todos os tempos. Em 2008, o ator sofreu um acidente grave automobilístico, em Mississipi, resultando em uma fratura de braço, ombro e cotovelo. Em 2009, ainda em recuperação de seu acidente, o ator, interpretou, Mandela, no filme que lhe rendeu um Oscar na categoria de Melhor Ator, Invictus. Nos últimos anos, o ator participou de grandes filmes como, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Oblivion, Truque de Mestre, Transcendence: A Revolução e Lucy.

Morgan Freeman, é casado com Myrna Colley-Lee, desde junho de 1984, e vive com ela até os dias de hoje, tem quatro filhos, fruto do casamento, Alphonse, Saifoulaye, Morgana e Deena. Morgan Freeman, é também, dono de um bar de blues, chamado Ground Zero, em Mississipi, e coordena uma fundação voltada para comunidade negra.