Free, White and 21

1980

Free, White and 21

Na pungente obra de Pindell, Free, White e 21 (1980), a artista usa performance e caricatura para narrar suas experiências pessoais de racismo. O filme alterna entre Pindell contando suas histórias e uma caricatura de uma jovem branca que repreende Pindell por suas declarações ingratas e paranoicas. Ao criticar as expectativas e os estereótipos impostos a uma artista negra e feminina, o trabalho de Pindell também pode ser visto como uma contribuição para um debate feminista. Embora o corpo de trabalho de Pindell seja composto principalmente por pintura que explora textura, cor e estruturas, este trabalho em vídeo se destaca como sendo um trabalho seminal em sua carreira. Free, White e 21 podem ser encontrados na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

1980

Elenco de Free, White and 21