Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Heitor Dhalia
330Número de Fãs

Nascimento: 18 de Janeiro de 1970 (46 years)

Recife, Pernambuco - Brasil

Heitor Dhalia mudou-se para São Paulo em 1993. Redator publicitário, trabalhou nas principais agências de propaganda, tendo criado e produzido mais de cem filmes publicitários.

Estreiou no cinema em 1999, como assistente de Aluízio Abranches no longa-metragem "Um Copo de Cólera" e, no mesmo ano, como diretor do curta-metragem "Conceição". Em 2002 foi co-roteirista de "As Três Marias".
Sua estréia na direção de longas se deu em 2004, com "Nina".
Baseado no romance de Lourenço Mutarelli, "O Cheiro do Ralo" foi seu segundo longa, filme independente que custou apenas R$ 315 mil, chegando às telas em 2006, sucesso de público e crítica, o filme participou da seleção oficial do Festival de Sundance. Ganhou o prêmio especial do júri, prêmio da crítica e melhor ator no Festival do Rio e o Troféu Bandeira Paulista do júri internacional na 30ª Mostra Internacional de São Paulo.
Em 2009, lançou o longa "À deriva", selecionado para a mostra "Um Certo Olhar", do Festival de Cannes.

O diretor Heitor Dhalia montou uma cooperativa de cinema e adotou modelo raro de produção independente, e o projeto não só saiu do papel como figura como um modo alternativo e desburocratizado de fazer cinema.