Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Isild Le Besco
14Número de Fãs

Nascimento: 22 de Novembro de 1982 (34 years)

Paris - França

Isild Le Besco (Paris, 22 de novembro de 1982) é uma actriz, argumentista e realizadora francesa.

É a terceira das cinco filhas da actriz e jornalista Catherine Belkhodja.

A sua irmã, Maïwenn Le Besco, atriz e realizadora, é a ex-mulher de Luc Besson, com quem teve uma filha. O seu irmão, Jowan Le Besco, documentarista e parceiro de Catherine Deneuve em Princesa Maria, foi o chefe operador dos dois filmes que Isild escreveu e realizou: “Meia Tarifa” e Charly. Sua irmã, Léonor Graser também é atriz, tal como o irmão Kolia Litscher.

Antiga aluna da “École des Enfants du Spectacle”, Isild estudou Dança em tempo parcial, antes de integrar a escola Estienne. Foi escolhida por "Emmanuelle Bercot" para seu primeiro curta-metragem “ As férias”, selecionada nos festivais de Angers e Cannes. Seguidamente Emmanuelle propõe-lhe interpretar o delicado papel de uma adolescente no seu filme de escola: “ A Pulga”. O sucesso é tal que o filme obtém petição especial para ser explorado em sala. Isild interpreta em seguida o papel de “Elodie” num télefilme que explora o problema de três jovens menores desorientadas por uma gravidez precoce. Isild é nomeada no “sept d’or” «melhor esperança feminina» e o filme é adquirido por “Education Nationale”(Educação Nacional), a fim de ser exibido nos colégios e liceus, para provocar o debate sobre a sexualidade juvenil. Cercada por propostas que se multiplicam, Isild decide interromper o percurso escolar para se dedicar unicamente ao cinema e à pintura. Num primeiro tempo, tenta prosseguir o curso por correspondência, mas acaba por o interromper para se concentrar na escrita do seu argumento “Demi tarif” (Meia tarifa), para o qual obtém, aos 16 anos, o prêmio de Melhor Argumento “Júnior.” Realiza-o mais tarde com o apoio e a participação dos irmãos e irmã. O filme, produzido por “KAREDAS”, recebe diversos prêmios e é alvo de numerosas seleções em festivais na França e no Estrangeiro. A partir deste êxito, Isild alterna as suas representações no cinema com a atividade de argumentadora e realizadora. No seguimento destas atividades, funda a sua própria produtora “Sangsho”

Isild dá voz à princesa no filem “U” e obtém o prêmio da melhor jovem atriz (Prêmio “Marcello Mastroianni”, entregue por “Catherine Deneuve”) na Mostra de Veneza pelo seu papel em “L'Intouchable”( de “Benoît Jacquot”). Neste filme, Isild representa uma jovem atriz que decide interromper as suas atuações teatrais em Paris para partir à procura do seu pai pela Índia.

Este filme abrirá um “Festival em Berlim”, em 14 de Junho de 2007.Depois, em “Pas douce” (Passo doce), apresentado no último Festival de Berlim, Isild representou uma jovem enfermeira suicida sob a direção de “Jeanne Waltz”. Este filme será exibido em breve ao público. Ela termina então o seu segunda longa-metragem, “Charly” a ser exibido em Setembro de 2007.Neste filme o papel principal é desempenhado por “Kolia Litscher”, em companhia de “Marie-Julie Parmentier”.

Irmãos: Maïwenn, Jowan Le Besco, Kolia Litscher, Leonor Graser
Filiação: Catherine Belkhodja, Hans-Peter Litscher