Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jake Gyllenhaal

Jake Gyllenhaal

Nomes Alternativos: Jacob Benjamin Gyllenhaal

11751Número de Fãs

19 de Dezembro de 1980 (35 years)

Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos da América

Jacob Benjamin Gyllenhaal, mais conhecido como Jake Gyllenhaall, é um ator e produtor de set americano. Nascido em Los Angeles, Califórnia, desde criança teve contato com a indústria cinematográfica por causa de seus pais, ambos profissionais do cinema.

Destacou-se por seus personagens vividos em ‘Donnie Darko’ (2001), ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ (2005), e ‘O Abutre’ (2014), é considerado uma das maiores apostas de sua geração em Hollywood por escolher papéis distintos que destacam seu talento e dedicação aos personagens.

Jake, é filho do diretor de cinema Stephen Gyllenhaal e da roteirista e produtora Naomi Foner e irmão da atriz Maggie Gyllenhaal. Devido sua grande exposição ao meio cinematográfico iniciou sua carreira cedo, sob supervisão dos pais. Aos onze anos de idade, fez sua estreia como ator interpretando o filho de Billy Crystal no filme ‘City Slyckers’ (1991), sua participação da sequência no ano seguinte não foi aprovada pelos pais pois deveria se mudar durante o período das filmagens. Nos anos seguintes apenas participou de provas de casting para adquirir experiência, sempre recusando os papéis. Fez pontas em ‘Uma Mulher Perigosa’ (1993), e ‘Três Sócios Duvidosos’ (1998).

Se graduou na Harvard-Westlake School em Los Angeles, em 1998, e depois frequentou a Universidade Columbia, mesma universidade onde havia estudado sua mãe e irmã, mas abandonou os estudos no segundo ano para concentrar-se em atuação.

Seu primeiro papel de real destaque foi em ‘O Céu de Outubro’ (1999), ao lado de Chris Cooper e dirigido por Joe Johnston, cinebiografia em que interpretou Homer Hickam que tenta ganhar uma bolsa de estudos de ciências para assim evitar tonar-se em um mineiro de carvão. E por seu trabalho a crítica o nomeou como "interpretação revelação". ‘Donnie Darko’ (2001), foi seu segundo grande sucesso reconhecido, o filme indie tornou-se um clássico cult, o levando a indicações a vários prêmios, no mesmo ano protagonizou Jimmy Bolha. E por sua interpretação em ‘Donnie Darko’, no ano de 2002 recebeu o prêmio de melhor ator no Young Hollywood Awards e em 2003 de melhor ator no Chlotrudis Awards.

Participou dos filmes; ‘Vida que Segue’ (2002), Por um ‘Sentido na Vida’, Highway no mesmo ano. Em 2004 junto com Dannis Quaid protagonizou ‘O Dia Depois de Amanhã’. Em 2005 o filme ‘O Segredo de Brockback Mountain’ foi definitivamente um marco em sua carreira, abordando um drama\romance homossexual, o filme foi alvo de polêmicas e especulação midiática, o que acabou favorecendo o filme e aos próprios atores. O filme foi muito bem recebido pela crítica especializada. O que lhe rendeu vários prêmios de melhor ator coadjuvante, no BAFTA Film Awards, MTV Movie Awards, National Board Review Phoenix Film Critics Society, entre outras indicações. Em 2005 também protagonizou ‘O Soldado Anônimo’ e ‘A Prova’. Desde então são muito os filmes dentro de seu currículo; ‘Zodíaco’ (2007), ‘O Suspeito’ (2007), ‘Entre Irmãos’ (2009), ‘Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo’ (2010), ‘Amor & outras Drogas’ (2010), ‘Contra o Tempo’ (2011), ‘Marcados Para Morrer’ (2012) onde participou também como Produtor de Set, ‘Os Suspeitos’ (2013), ‘O Homem Duplicado’ (2013), baseado no livro homónimo de José Saramago. ‘O Abutre’ (2014), indicado ao Oscar de melhor filme, no qual também foi produtor, que o rendeu várias premiações de melhor ator em 6 festivais nacionais e no Vancouver Film Critics Circle. Em 2015 protagonizou ‘Nocaute’, uma aposta para o Oscar 2016 e também viveu Howard Birdwell no filme Accidental Love. The Current War, Demolition, Nocturnal Animals atualmente estão em pós-produção e tem previsão de estreia para 2016.