Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > James Van Der Beek

James Van Der Beek

Nomes Alternativos: James William Van Der Beek Jr.

286Número de Fãs

Nascimento: 8 de Março de 1977 (39 years)

Cheshire, Connecticut - Estados Unidos da América

Ficou famoso por interpretar Dawson Leery, o protagonista da série de televisão Dawson's Creek.

Muito semelhante ao personagem que interpreta, o talento e a dedicação de James Van Der Beek vieram à tona prematuramente. Uma pequena lesão aos 13 anos de idade o excluiu da carreira de jogador de futebol na escola e, assim, Van Der Beek se viu fazendo o papel principal de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" no teatro infantil de sua cidade. A partir daí, apaixonou-se pelo teatro e passou a atuar em peças locais.

Aos 16 anos, a mãe dele, notando seu grande interesse pela atuação cênica, ofereceu-lhe ajuda em suas aspirações, levando-o diariamente para Nova York para fazer testes. Apesar de terem conseguido um empresário na primeira viagem, Van Der Beek passou um ano fazendo testes para comerciais sem obter muito sucesso.

Mas aos 17 ele foi contratado para atuar na peça "Finding the Sun", escrita e dirigida por Edward Albee. Fazendo longas jornadas para comparecer aos ensaios e apresentações em Nova York, ao mesmo tempo em que freqüentava a escola, Van Der Beek acredita que essa peça foi a experiência que precisava como ator e, ainda assim, conseguiu concluir o ano letivo como segundo da classe.

Após essa estréia no teatro, atuou em "Shenandoah", na Goodspeed Opera House. Sua primeira aparição nas telas foi em 1995 com o filme "Angus - O Comilão", interpretando um vigarista arrogante. Van Der Beek também estrelou "Bem-Me-Quer, Mal-Me-Quer", filme com Claire Danes.

Sempre um excelente aluno, Van Der Beek recebeu uma bolsa de estudos na Universidade Drew em Madison, New Jersey, onde tirou as notas mais altas em Inglês e Sociologia. Atuou em "Marcação Cerrada", ao lado de Jon Voight, em que interpretava um jogador de futebol rebelde de uma escola do interior, e "Texas Rangers", sobre o primeiro grupo organizado de combate ao crime do Velho Oeste. Como Dawson, fez uma pequena participação na sátira de terror Todo Mundo em Pânico. Ele também esteve no polêmico filme As Regras da Atração, onde viveu um personagem totalmente oposto ao que lhe deu fama em Dawson's Creek.