Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jaume Balagueró
100Número de Fãs

Nascimento: 3 de Novembro de 1968 (48 years)

Lleida - Espanha

Especializado no gênero horror, mais especificamente no aspecto de "terrorpsicológico". Graduou-se em Ciências da Comunicação e estudou cinema no Centre d'Estudis cinematogràfics da Catalunha (CECC). Trabalhou como jornalista e rádio ("A espuma dos dias" na Rádio Hospitalet), antes de abordar o seu primeiro filme, o curta-metragem "Alice", com o qual triunfou no Festival de Sitges. Em seu segundo curta consolida um estilo que iria perdurar nas suas obras seguintes, e atrair o interesse dos produtores.

Em 1999 , dirigiu seu primeiro longa-metragem, The Nameless, uma adaptação do romance de Ramsey Campbell, com quem ganhou o Méliès de Ouro para melhor filme na categoria fantasia européia daquele ano, assumindo o seu lançamento internacional.

Em 2002 ele dirigiu com Paco Plaza OT: O Filme, um documentário na TV que despertou muitas paixões daquele ano, que seguia as aventuras de um grupo de cantores.

Seus próximos dois filmes pôde contar com orçamentos maiores e com a participação de atores de prestígio na Europa e nos Estados Unidos, que sustentam como uma obra aclamada mundialmente pelos fãs do gênero, coerente e muito pessoal, não por revisar temas recorrentes, mas por conseguir fazer os seus próprios e também pelo uso de certos meios de expressão (máscaras de gás, os rádios antigos de transmissão, velhos retratos de família, e o famoso "efeito Balagueró, uma espécie de efeito Strobe usado em um momento de "acidentes" que consegue recriar uma atmosfera verdadeiramente preocupante, sem necessariamente recorrer à truculência demasiada.

Membro do júri da primeira competição de curtas-metragens para celulares, realizada em Sant Feliu de Guixols em 2007.