Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > John Travolta (I)

John Travolta (I)

Nomes Alternativos: John Joseph Travolta

4829Número de Fãs

Nascimento: 18 de Fevereiro de 1954 (63 years)

Englewood, Nova Jérsei - Estados Unidos da América

O mais novo de seis filhos do casal Helen e Salvatore Travolta, John cresceu na pequena cidade de Englewood, no estado de New Jersey. Na adolescência sua mãe resolveu inscrevê-lo em uma escola de teatro em Nova York, onde pôde estudar canto, dança e atuação. Aos 16 anos conseguiu seu primeiro trabalho profissional, no musical de verão Bye Bye Birdie. Logo resolveu deixar de lado os estudos e investir de vez na profissão, se mudando para Nova York e passando a trabalhar com uma certa regularidade em produções de verão e comerciais de televisão.

Aos 18 anos, John Travolta estreou na Broadway com Grease. Pouco tempo depois ingressou no elenco de Over Here, onde trabalhou por dez meses. Decidido a tentar a sorte em Hollywood, ele deixou Nova York e partiu para Los Angeles. Participou do telefilme The Devil's Rain (1975) e teve pequenos papéis nas séries de televisão Medical Center (1969), Emergency! (1972) e The Rookies (1972). Foi apenas com a série Welcome Back, Kotter (1975-79), onde interpretou um dos principais personagens, que alcançou o sucesso junto ao público americano.

Sua carreira no cinema começou com o filme Carrie, dirigido por Brian de Palma. Quando foi rodar Saturday Night Fever (1977), Travolta já atraía fãs histéricas. Em documentário gravado para a edição comemorativa de 30 anos do filme, a atriz Donna Pescow, intérprete de Annette, contou que certa vez as fãs começaram a balançar o trailer onde ela e Travolta estavam, no intuito de fazê-lo sair do local. Foi preciso apoio da segurança para que a situação fosse tranquilizada. Com o sucesso estrondoso do filme e ainda a indicação ao Oscar, Travolta virou uma estrela mundial do cinema.

Sua popularidade cresceu ainda mais com o filme seguinte, Grease (1978), coestrelado por Olivia Newton-John. A parceria fez tanto sucesso que foi repetida em Embalos a Dois (1983), sem o mesmo sucesso. A boa fase de John Travolta durou até Os Embalos de Sábado Continuam (1983), onde voltou a interpretar Tony Manero. Entretanto, as críticas negativas fizeram do filme um grande fracasso.

A partir de então a carreira de Travolta desceu ladeira abaixo em Hollywood. Seu ápice no restante da década de 1980 foi a comédia infantil Olha Quem Está Falando (1989), que rendeu duas sequências. Seu retorno ao primeiro time dos astros foi em 1994, ao rodar Pulp Fiction - Tempo de Violência. O personagem Vincent Vega lhe rendeu uma segunda indicação ao Oscar e a dança ao lado de Uma Thurman entrou para a história.

Com a carreira revigorada, Travolta emendou vários filmes de sucesso, como O Nome do Jogo (1995), A Última Ameaça (1996) e A Outra Face (1997). O fiasco de A Reconquista (2000) ameaçou jogá-lo de volta ao limbo hollywoodiano, mas logo em seguida ele voltou a mostrar bom desempenho nas bilheterias com A Senha: Swordfish (2001) e Motoqueiros Selvagens (2007). Com Hairspray - Em Busca da Fama (2007) teve mais um ponto alto na carreira, ao intérpretar Edna, mãe da protagonista Tracy, chance de, mais uma vez, ver Travolta dançando em cena.

Casado com a atriz Kelly Preston, sobrinha do falecido presidente estadunidense John Kennedy, Travolta é pai de dois filhos: Jett, nascido em 13 de abril de 1992 e falecido em 2 de janeiro de 2009, e Ella Bleu, nascida em 3 de abril de 2000.

Cônjuge: Kelly Preston (desde 1991)
Filhos: Jett Travolta, Ella Bleu Travolta, Benjamin Travolta
Pais: Salvatore Travolta, Helen Cecilia Burke
Irmãos: Sam Travolta, Ellen Travolta, Joey Travolta, Margaret Travolta, Ann Travolta