Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Joseph Santley

Joseph Santley

Nomes Alternativos: Joseph Mansfield

0Número de Fãs

Nascimento: 10 de Janeiro de 1899 (72 years)

Falecimento: 8 de Agosto de 1971

Salt Lake City, Utah - Estados Unidos da América

Joseph Santley (10 de janeiro de 1889 - 8 de agosto de 1971) foi um ator americano, cantor, dançarino, escritor, diretor e produtor de peças teatrais musicais e filmes.

Nascido Joseph Mansfield, em Salt Lake City, Utah, ele adotou o nome artístico de seu padrasto, o ator Eugene Santley. Na infância, ele e seu irmão mais velho Fred começaram a atuar no teatro, aparecendo em peças durante as férias e excursionando com os pais. Em 1906, aos dezessete anos de idade, Joseph Santley co-escreveu e estrelou na Broadway a peça Billy the Kid. Em 1907, atuou no cinema pela primeira vez para Sidney Olcott na Kalem Company, em um curta-metragem mudo de faroeste chamado Pony Express.

Santley continuou a trabalhar quase exclusivamente em peças de comédia musical, retornando à Broadway mais cinco vezes, assim como em turnê nacional. Um dançarino talentoso, Santley criou Santley Tango and the Hawaiian Butterfly. Depois casou-se com a atriz, cantora e dançarina de cabaré Ivy Sawyer, começando em 1916 uma dupla de dança, e se apresentando juntos em uma série de musicais da Broadway, começando com “Betty” e “Oh, My Dear!” e, eventualmente, outras produções nos mais importantes locais nos Estados Unidos, como o National Theatre, em Washington, DC. Sua apresentação final como dupla na Broadway foi em 1927 na peça Just Fancy, que Santley co-escreveu, produziu e dirigiu. Ele e Ivy Sawyer tiveram um filho, Joseph, que nasceu em 1916 e uma filha, Betty, nascida em 1928.

Em 1928, Joseph Santley dirigiu seu primeiro filme, um curta-metragem falado da Paramount Pictures, que contou com a participação da cantora Ruth Etting. No ano seguinte, dirigiu mais três filmes para a Paramount , curtas musicais, um com Etting, outro com o cantor Rudy Vallee e o terceiro intitulado High Hat, com a estrela da Broadway Alice Boulden. Além destes, dirigiu A Ziegfeld Midnight Frolic, um filme musical com Eddie Cantor, juntamente com Eddie Elkins e sua orquestra. Em 1929, Joseph Santley co-dirigiu, com Robert Florey, o primeiro filme dos Irmãos Marx: The Cocoanuts, uma comédia musical pela qual é mais lembrado. Baseado na peça de George S. Kaufman, e com música de Irving Berlin, o filme foi anunciado como "Paramount's All Talking-Singing Musical Comedy Hit." Seus outros esforços notáveis como diretor ​​incluem Harmony Lane (1935), um musical biográfico sobre vida do compositor Stephen Foster. Em 1940, dirigiu Melody Ranch, estrelado pelo "cowboy cantor" Gene Autry. O filme foi considerado "culturalmente significativo" pela Biblioteca do Congresso e selecionado para preservação no United States National Film Registry.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Joseph Santley trabalhou em filmes para o entretenimento durante a guerra, e em 1942, fez o filme Remember Pearl Harbor. Em 1950, fez seu último longa-metragem, mas voltou aos sessenta e cinco anos de idade para produzir a comédia televisiva The Mickey Rooney Show (1955-56). Em 1956 montou dois segmentos de Jazz Ball, uma revista musical feita para a TV, criada a partir de vários espetáculos filmados por grandes nomes do jazz da década de 1930 à 1950.

Joseph faleceu em 08 agosto de 1971 aos 82 anos em West Los Angeles, Califórnia, EUA.

Cônjuge: Ivy Sawyer
Filiação: Laurene Santley
Filhos: Joseph Santley, Betty Santley