Karamazovi

Karamazovi

Um grupo de atores deixa Praga para Cracóvia, na Polônia, onde deverão participar de um festival alternativo em uma siderúrgica local. Eles chegam lá, e no intuito de se acostumarem com o lugar, ensaiam a peça que apresentarão no dia seguinte – “Os Irmãos Karamazov”, uma adaptação teatral do romance. Próximo ao espetáculo em si, que ocupa cerca de 70% do filme, vemos o que acontece nos bastidores, tanto para os atores e, significativamente, para um dos trabalhadores da usina, que - apesar de uma tragédia pessoal - é incapaz de tirar os olhos de cena. Os atores entram e saem dos seus papéis, acrescentando muito para o impacto do seu desempenho. Em um nível mais geral, a quebra da “ilusão” ocasional da peça, ao se misturar com o "real", nos faz perceber os dois mundos, as realidades a reboque, espelhos de si em muitas maneiras.

10 de Janeiro de 2008